Recuperação de dados - HD SATA

Iniciado por tplira, 02 de Fevereiro de 2012, 14:02

tópico anterior - próximo tópico

tplira

Caríssimos  ;D

Em algumas pesquisas, já vi que o linux e várias de suas distros é bem útil na recuperação de dados. Depois de vários testes o que consegui achar foi que o setor "0" está com problemas. Tentei em outros computadores, pelo Windows, tentar acessar o disco por meio de case que comprei, ligando pela porta USB. Sem sucesso. Será que consigo fazer isso pelo Ubuntu ou por alguma distro de recuperação?

Valeu, e []'s
"Tyger! Tyger! Burning Bright / In The forest of the Night / What Immortal Hand or Eye / Could frame thy fearful symmetry."

Tota

Ola

Parece que voce abandonou o Ubuntu em 2008/2009 olhando pelo seu perfil.

Baixe a .iso do Ubuntu, gave num cd e com o cd rodando, instale o testdisk e o photorec. Sem desligar a maquina ( pois vai perder os pacotes ao desligar ) tente recuperar os dados do hd salvando em uma midia removivel com tamanho igual ou maior que o hd a ser examinado.

Erros de trilha zero geralmente inutilizam o hd, uma vez que o back up da trilha zero é na trilha um, muito proximo para algum efeito.

Mas tentar, é só tentar, não é mesmo? Experimente.

[]'s

tplira

Tota, eu usei Ubuntu por um bom tempo, mas a dificuldade com programas gráficos acabei deixando de lado. Nunca me acostumei com o GIMP e o Inkscape para trabalhar.

Bom, mas me diz, eu consigo fazer o contrário? Digo, plugar o HD defeituoso pela USB com o HD funcionando dentro da máquina?

[]'s
"Tyger! Tyger! Burning Bright / In The forest of the Night / What Immortal Hand or Eye / Could frame thy fearful symmetry."

Tota

Ola

Um hd com trilha zero dificilmente deve montar num case externo usb.

Pegue o hd com defeito, instale em um computador qualquer que funcione, e use o testdisk/photorec.

No case portátil o hd vai ficar fazendo um ruido ( "burrrp, burrp, burrp") e a luz do case ficará piscando indefinidamente.

Voce pode plugar qualquer hd numa tomada USB com o computador funcionando sem problemas pois USB é plug'n play e faz o hot swap ( inicia o dispositivo ), mas se o testdisk não encontrar o hd não vai resultar em nada.

Não é recomendável fazer isto em tomadas SATA ou IDE ( dá para fazer, mas o risco é todo seu )

[]'s

tplira

Depois de quase um mês, enviaram meu HD novo e posso tentar as dicas que você me deu, Tota.

Bom, em pra começar, coloquei o HD com problemas no meu laptop, e o Ubuntu pra rodar a partir e um pen-drive. Mas já começou com um problema. O computador não avança daquela tela inicial "SYS Linux EDD 2011-2012..."

Tentei o Live CD, mas dessa ele foi só até tela de loading (http://www.linoob.com/wp-content/uploads/2011/04/Ubuntu-Bootscreen.png). Dei ESC pra ver o terminal, que me enviou me respondeu com várias mensagens bem longas, por isso tirei uma foto (http://tygerslife.files.wordpress.com/2012/02/img_8758.jpg). Até desligar sozinho.

Alguma sugestão para o próximo passo?  ???

[]'s

Tota

Ola

Pela quantidade de mensagens de "input/output error" sua copia do Ubuntu está com problemas.

Baixe uma nova, grave na menor velocidade possivel por sua gravadora e tente novamente.

Confira o md5sum da sua copia antes de gravar.

Baixe de um servidor perto de voce => https://launchpad.net/ubuntu/+cdmirrors

[]'s

tplira

Tota, dessa vez consegui entrar no ambiente, mas não consigo fazer nada... O Firefox trava, e nada mais abre: tentei o gerenciador de instalações e fica só no "loading". Nem o terminal consegui fazer funcionar.

Alguma luz?

[]'s