Limitar banda em roteador Intelbras WRN 240 (Dúvida)

Iniciado por josilinux, 23 de Fevereiro de 2012, 05:34

tópico anterior - próximo tópico

josilinux

Bom dia, gostaria de tirar uma dúvida sobre controle de banda em um roteador modelo citado no título...

Uso Velox e até onde sei essas conexões ADSL, usam IP dinâmico, li no manual do mesmo que pode se fazer isso associando o endereço ip, o problema que os únicos ip's que aparecem nas outras máquinas são os começados por 10.1... (ele não aceitou) diferente daqueles 192.168..., mesmo assim teria como verificar o real ip, mas aí vem a minha dúvida, de que adianta cadastrar um endereço ip se ele muda a cada conexão?

Como proceder?
Gostaria de saber como coloco por exemplo o limite de 1 giga de download e 512 de upload, isso em números, já que lá manda colocar em kbps

Teria como fazer isso cadastrando o mac?
Se puder me dizer um passo a pásso agradeço, pois o manual dá informações muito superficiais...
Aqui:

http://www.4shared.com/office/vR4mawbp/manual_wrn240_02_11_site.html nesse endereço vc pode baixar o manual, e na página 50 fala exatamente dessa possibilidade que não consegui fazer...

No trecho onde tem Controle de banda
As configurações de controle de banda permitem que se configure a largura
de banda do link internet (WAN), bem como a quantidade de banda mínima
e máxima para cada endereço IP conforme a figura a seguir:
se eu configurar creio que até eu serei afetado, e quero apenas as máquinas em rede...
Grato!

Tota

Ola

Desculpe a pergunta, mas onde o GNU/Linux Ubuntu entra nesta história?

Seu roteador está com algum firmware baseado em Linux?

Já tentou o suporte do fabricante do roteador?

A sessão de Internet, redes e segurança é para suporte ao GNU/Linux Ubuntu apenas, não para suporte a roteadores.

Movido provisóriamente para a sessão Café com Ubuntu.

[]'s

zekkerj

Olá josilinux,

Não entendi onde está o Ubuntu em seu problema. Vc pretende usar uma máquina Ubuntu entre o roteador e a rede pra regular o controle de banda?

Sobre a pergunta a respeito da configuração do limite, se vc tem que fornecer um valor em KB/s (quilobytes por segundo), mas tem um valor em Kbps (quilobits por segundo), normalmente a conversão é feita divindindo este último valor por 8 (apesar de eu não concordar com essa conta, mas isso não vem ao caso agora).

PS: Observei que você escreveu "1 giga de download e 512 de upload". Acredito que vc esteja com a informação errada... 1 giga seria 1 Gbps, que é a banda de uma conexão de rede local GigabitEthernet. Provavelmente vc quis dizer "1 mega de download e 512 de upload", o que faz bem mais sentido, seria 1Mbps de download por 512Kbps de upload (ou metade da banda de download --- o que é bem generoso, aliás. NetVirtua?).

Converter Mbps em Kbps é fácil, multiplique o valor por 1000. Assim 1Mbps == 1000Kbps. Mas como sua conexão provavelmente não é de 1000Kbps e sim de 1024Kbps, esse é o valor que provavelmente vc vai ter que usar --- 1024.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

josilinux

Citação de: zekkerj online 23 de Fevereiro de 2012, 11:13
Olá josilinux,

Não entendi onde está o Ubuntu em seu problema. Vc pretende usar uma máquina Ubuntu entre o roteador e a rede pra regular o controle de banda?

Sobre a pergunta a respeito da configuração do limite, se vc tem que fornecer um valor em KB/s (quilobytes por segundo), mas tem um valor em Kbps (quilobits por segundo), normalmente a conversão é feita divindindo este último valor por 8 (apesar de eu não concordar com essa conta, mas isso não vem ao caso agora).

PS: Observei que você escreveu "1 giga de download e 512 de upload". Acredito que vc esteja com a informação errada... 1 giga seria 1 Gbps, que é a banda de uma conexão de rede local GigabitEthernet. Provavelmente vc quis dizer "1 mega de download e 512 de upload", o que faz bem mais sentido, seria 1Mbps de download por 512Kbps de upload (ou metade da banda de download --- o que é bem generoso, aliás. NetVirtua?).

Converter Mbps em Kbps é fácil, multiplique o valor por 1000. Assim 1Mbps == 1000Kbps. Mas como sua conexão provavelmente não é de 1000Kbps e sim de 1024Kbps, esse é o valor que provavelmente vc vai ter que usar --- 1024.

Olá, uso ubuntu, instalei o roteador e acessei as configurações pelo browser, o que isso tem a ver se é Linux ou Windows?

Eu queria que o pessoal das outras máquinas baixasse apenas 1 gb de arquivo e não 1 mb, pois eles colocam 03 ou 04 arquivos enormes para baixarem ao mesmo tempo comprometendo a minha conexão, entendeu?
A minha conexão é de 15 mb o modem ja é roteado e o Ubuntu reconhece sem problemas, agora alguns de vcs acham que eu seria tão insano ao ponto de ir a um fórum sobre Linux, mas precisamente Ubuntu, falar do sistema de Bill Gates, ou firmware que não fosse dessa plataforma?

Grato!

zekkerj

CitarOlá, uso ubuntu, instalei o roteador e acessei as configurações pelo browser, o que isso tem a ver se é Linux ou Windows?
Exatamente: o fato de vc ter o problema no aparelho, e não no ubuntu, faz com que este fórum não seja o mais adequado pra você procurar as respostas. Você vai ter mais chance de sucesso num fórum específico de wireless ou num fórum genérico como o Guia do Hardware, o ForumPCS ou o Clube do Hardware.

Citaragora alguns de vcs acham que eu seria tão insano...
Não é insanidade, é ingenuidade. Ou desinformação.

CitarEu queria que o pessoal das outras máquinas baixasse apenas 1 gb de arquivo e não 1 mb, pois eles colocam 03 ou 04 arquivos enormes para baixarem ao mesmo tempo comprometendo a minha conexão, entendeu?
O roteador não vai limitar o tamanho do arquivo sendo baixado, ele vai limitar a banda que cada estação consegue baixar. Então seus usuários continuariam baixando o arquivo de 1Gb de tamanho, mas iriam demorar bem mais pra terminar. A vantagem é que isso iria pesar menos na sua conexão.

Se você quiser mesmo limitar o tamanho do arquivo a ser baixado, tem que usar um servidor proxy. Só que nesse caso seu servidor proxy tem que estar entre a rede e a conexão da internet, pra que você possa bloquear o download direto. Isso de certa forma vai reduzir o seu roteador a um mero access point, ou a um mero switch, se vc não tiver clientes wireless.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

clcampos

Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!