Criação em código aberto, isso existe ?
Caros,
A pergunta que dá nome a esta página, de certa maneira, já foi respondida infinitas vezes ao longo destes quase 30 anos da criação da licença GNU, ou seja, bem antes do surgimento do Gimp, do Inkscape ou mesmo do próprio Blender.
E tantas outras ferramentas bacanas, que nós do departamento de criação utilizamos sem que muitos desenvolvedores imaginem em nossos trabalhos; ou mesmo no dia a dia como o V-Tiger ou um player de música para alguns até mesmo 'esquecido', como o XMMS.
Pois é, nós também somos pessoas 'comuns'. Quando falamos em criação, estamos explanando sobre literalmente conceber algo único, algo totalmente novo que servirá para algum propósito que nos interesse, seja uma simples calculadora em alguma linguagem leve, ou mesmo uma arte complexa para ser estampada em um prédio, ou seja, os nossos 'mundos' não estão tão distantes assim!
De posse disso, uma outra maneira de responder a esta pergunta, é dar uma olhada na quantidade de trabalhos espetaculares produzidos com Software Livre em todos os seus segmentos, como distribuições confiáveis para manter serviços vitais funcionando como caixas eletrônicos, nossos smartphones, filmes feitos com o Gimp (como: Matrix) e no Blender (Sintel e muitos outros!).
Há ainda os vetores mais do que realistas feitos com o Inkscape, os eventos como a 'Blender Pro', o espaço dado à computação em código aberto em gigantes como a LatinoWare e tantos outros!
E a resposta final?
Sim! Isso não apenas existe, mas acontece diariamente, mesmo quando nós não estamos de olhos abertos.
Leia na íntegra seguindo os links abaixo:Parte I:
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Blender-para-todos-Parte-I/Parte II:
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Blender-para-todos-parte-II