Ocultar Diretorio

Iniciado por agomes, 08 de Agosto de 2006, 21:31

tópico anterior - próximo tópico

agomes

Salve Comunidade

Partindo do presuposto q um arquivo oculto é aquele q inicia com ponto (.).
Acesso um site q sempre cria um diretorio EU.TXT. Necessito  q este fique oculto. Colocar o ponto(.) não resolve pq estarei ocultando/renomeando,  e ao entrar novamente no site ele criará o diretorio EU.TXT. Como resolver isso?  É alguma convensão ou dogma no linux?
Nao gosto de fazer comparacões , mas no windows com alguns cliques, oculto um diretorio ou arquivos  sem alterar o nome.

[]ś

agente100gelo

Você quer ocultar pra quem? Só pra vc não ver? Pra outros não acessarem?
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Lamego

CitarNao gosto de fazer comparacões , mas no windows com alguns cliques, oculto um diretorio ou arquivos  sem alterar o nome.
Poderia explicar melhor ? como é que acessando a um site cria um directorio no seu sistema ?
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

agomes

Agente

independente pra quem eu queira ocultar estou procurando se é possivel ocultar um diretorio sem alterar o nome.

Se um arquivo se chama EU.TXT  qdo adicino um (.)ponto ele vai deixar de ser o nome original, pois passará a se chamar .EU.TXT

Quero saber se há como ocultar mantendo a originalidade do arquivo. Qdo citei o windows é pq ele faz isso. E nesse momento preciso de algo semelhante.

Não sei se é alguma convensão do linux e também não entendo pq nao ocultar um arquivo sem perder o seu formato original. Qdo coloco (.) ponto..alem de ocultar também estou renomeando o arquivo.

[]ś

Lamego

CitarNão sei se é alguma convensão do linux e também não entendo pq nao ocultar um arquivo sem perder o seu formato original. Qdo coloco (.) ponto..alem de ocultar também estou renomeando o arquivo.
Não existe outra forma em Linux, ao adicionar um "."  se o arquivo está escondido é indiferente ter ou não o formato original, o utilizador não vê, para quem tem que utilizar o ficheiro escondido sabe perfeitamente que é só retirar o ponto do inicio,  é so um simbolo que foi acrescentado ao formato original, em nada afecta a sua leitura ou utilização para quem o "vê".
João Luís Marques Pinto

agente100gelo

Desculpe, agomes, mas vai depender sim de quem você quiser ocultar.
Se for para ocultar de outros usuários, basta desmarcar as opções de leitura (botão direito, propriedade).
Se for de você, você pode fazer a mesma coisa, acessando apenas como root.
A questão é que ficaria muito mais simples propor alternativas se você disser qual a aplicação prática.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Lamego

CitarSe for para ocultar de outros usuários, basta desmarcar as opções de leitura (botão direito, propriedade).
Isso vai negar a leitura, não vai ocultar da lista.
João Luís Marques Pinto

agomes

Lamengo

Pra minha situação faz diferença sim.

Tenho aplicação web que ao se logar sempre cria um diretorio com alguns dados do usuario.( no /Home)
Mantenho um usuario padrão no linux comun a todos.

Então se o usuario fulano, beltrano ou cicrano se logar nesta aplicação será criado um diretorio para kda usuario. Existe um padrão nesta criação de diretorio q é o login. Está convencionado assim.
O que eu quero é justamente oculta-los. Se colocar apenas o (.) ponto nestes diretorio estarei ocultando é verdade..mas também renomeando.
E o q acontece?? Qdo o usuario se logar novamente a aplicação não encontrará o diretorio para este usuario pq a ocultação no linux se faz com renomeação do arquivo. Ou seja, adiconando um (.) ponto. E ai  será recriado o diretorio de acordo com minha aplicação.

Espero ter sido claro agora.

[]ś

Lamego

agomes,
uma aplicação web que coloca dados localmente em $HOME/pasta não é uma aplicação web "pura", ou seja tem  uma estranha dependencia no cliente onde corre. Tendo esta estranha depedencia teria que ser adaptada para Linux, no caso deveria utilizar $HOME/.pasta .
Resumidamente é um problema aplicacional (a aplicação não foi desenvolvida e pensar em clientes Linux) e que nese caso não tem como resolver a nível do SO .
João Luís Marques Pinto

tfmoraes

Crie um arquivo ".hidden" e adicione o diretório/pasta a este arquivo, sendo um por linha, você pode fazer deste modo:

$ echo "diretorio" >> .hidden

O arquivo ".hidden" deve ser criado na pasta onde se encontra o diretório/arquivo a ser ocultado.

Lamego

CitarCrie um arquivo ".hidden" e adicione o diretório/pasta a este arquivo, sendo um por linha, você pode fazer deste modo:

$ echo "diretorio" >> .hidden

O arquivo ".hidden" deve ser criado na pasta onde se encontra o diretório/arquivo a ser ocultado.
Convem esclarecer que isto apenas funciona para o Nautilus.
João Luís Marques Pinto