CD boot do Ubuntu não suporta resolução 1600x900

Iniciado por capetusco, 03 de Dezembro de 2011, 18:53

tópico anterior - próximo tópico

capetusco

Olá amigos! Espero estar na área correta.

Tenho um monitor Samsung Led 20" SA300 que tem a resolução nativa de 1600x900.

No momento uso Windows 7, mas vou formatá-lo e instalar o Ubuntu 11.10.
Quando reinicio a máquina e dou boot pelo CD do Ubuntu, após a tela de "loading", aparece o ícone do mouse, consigo movimentá-lo, mas o fundo fica escuro e trêmulo, como se o linux tivesse tentando se adaptar àquela resolução. Resultado: não consigo ver nada no desktop, apenas o ícone do mouse.

Fiz outros testes com CDs do Fedora 16 e o Mint 12, e acontece a mesma coisa. Ao entrar no sistema, a resolução mostra-se incompatível e não consigo testar o sistema.
O engraçado é que eu tenho um CD do Xubuntu 10.10, e este funciona normalmente. Ele aceita a resolução de 1600x900 perfeitamente.

Por que isso acontece? Tenho alguma solução sem trocar o monitor atual?

Abraços.

Vandrei

Eu tenho um Samsung 2033M que funciona em 1600x900 e também não funciona na resolução nativa "de cara" no LiveCD. O que eu fiz foi ajustar manualmente a resolução usando o Painel Inicial > Digite "monitores" e configure a resolução da sua tela para 1600x900. Depois instalei e nunca mais me incomodou.

See ya

Brodovisk

Tente entrar pelo modo de recuperação , caso abrir não atualize enh!(apt-get upgrade nem pensa!é igual o meu pelo jeito).No minimo que vc pode fazer é adicionar os drivers restritos , e no máximo atualizar o drive de video de acordo com sua placa de video(nessa opção aqui se não souber usar modo texto lascou),se sabe só instalar!
Após isto pode dar o apt-get upgrade que vai legalzinho.
Vá na seção dicas e truques que tem um tutorial ensinando a instalar e tente de acordo com sua placa de video.
Monitor no caso não faz muita diferença , o que importa aí é o drive da placa de video correto.
Nunca instalei o kubuntu aqui , porém usa menos ajustes finos no gráfico , creio que seja por isto que rode ,ainda mais que é a versão  antiga , talvez o drive dela se identificou melhor com sua configuração da placa de video.
Ps; deixa o win7 aí se não domina o  linux ainda , ele vai ser seu unico help para vc aprender a consertar o linux quando quebrar.
Abração

capetusco

Bom, descobri que minha mídia do Fedora estava corrompida. Gravei um novo CD com o Fedora 16, dei boot e ele reconheceu a resolução.

A questão é essa que vocês disseram: é sobre o driver da placa de vídeo. Ainda acho estranho o Ubuntu e o Mint terem problemas para se adaptar e o Fedora não.

Obrigado pela ajuda.

Willy Pruss

Boa tarde Pessoal!

Tambem estou com este problema.  Troquei meu monitor (NW 733) por um Samsung SA 300 LED.  Apos a  troca a resolução ficou desconfigurada, aparecendo somente a opçao de 800 x 600 e 1024 x 768. Da monitor desconhecido.  Tentei detectar, mas nao funciona. Tentei atualizar o drive Nvidia, sem sucesso. também fiz as tentativas abaixo sem sucesso em nenhuma:

dpkg-reconfigure xserver-xorg
gedit /etc/X11/xorg.conf  (tentei reconfigurar o xorg.conf)

Algum dos nobres colegas pode me dar uma dica?
Se eu reinstalar o ubuntu vai funcionar?

Obrigado!

Willy Pruss.