Exemplo de animação de recortes (cutout) usando Tupí

Iniciado por jkmsjq, 03 de Fevereiro de 2012, 20:55

tópico anterior - próximo tópico

jkmsjq

Por Gustavo Deveze e Gustav Gonzalez

A seguinte é uma revisão de nossa experiência fazendo um exercício de animação usando Tupí. Para testar esta ferramenta, criamos um filme para descobrir (ou demonstrar) o potencial de suas funcionalidades e, também, para conhecer a suas limitações.
Inicialmente, tentamos construir uma animação usando a técnica tradicional de desenho quadro a quadro (usando Tupí como uma mesa "paperless"), depois de algum tempo, percebemos que, apesar de ser útil para fazer esboços básicos, não é viável se você pretende compor projetos complexos de alta qualidade. No final, decidimos tentar a técnica de recortes (cutout).

Em poucas palavras, a técnica de recortes consiste na construção de seus personagens utilizando partes móveis e substituíveis como em um quebra-cabeça. Dessa forma, um braço é um objeto independente do corpo e pode ser movido girando-a sobre o ponto de ombro ou mesmo substituindo-a por outra imagem do braço em uma posição diferente, dependendo de o que você quiser fazer.
O mesmo conceito se aplica para a boca do personagem quando ele está falando. Um conjunto de formas de boca representando os sons da voz diferentes foram usados ​​para sincronizar os diálogos do personagem (entendendo que a forma da boca muda dependendo da letra que se esta falando).

A mesma técnica foi usada para os movimentos da cabeça, o ciclo de caminhada do personagem, etc. Acreditamos que Tupí é uma boa ferramenta para fazer projetos de recorte porque você pode ampliar, diminuir, girar e mover cada pedaço da cena, incluindo os fundos e os "over-layers" (as partes que estão entre o espectador eo personagem). Todas essas transformações permitem que você jogue com menos peças mas com grandes possibilidades dentro das limitações da animação de recorte.

Para fazer as partes do personagem, nós usamos una ferramenta chamada Inkscape (http://inkscape.org). Cada parte foi salva como um arquivo SVG e depois foram importadas desde Tupí usando a interface da biblioteca de ele.

Ler matéria na íntegra: http://www.maefloresta.com/portal/pt-br/cutout

P.S.: Erros de concordância verbal e nominal são os mesmos do post original, estou apenas aqui os reproduzindo na íntegra, mas citando a fonte e o autor do original
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

rjbgbo

Linux User #440843 | Ubuntu User #11469