Synaptic não aceita a senha de root

Iniciado por usifoto, 12 de Agosto de 2006, 00:03

tópico anterior - próximo tópico

usifoto

>:(

Pessoal,

Quando eu tento abrir o Synaptic pelo menu do sistema, a senha de root é solicitada, mas aparece a seguinte mensagem de erro:

Não foi possível rodar /usr/sbin/synaptic como usuário root: Senha errada.

Se chamar pelo terminal ($ sudo synaptic) abre e funciona sem problemas. Até agora percebi que a senha não é aceita apenas para o Synaptic e o assistente de atualizações, funcionando normalmente nos demais casos.

Obs.: Não sei se tem algo a ver com isso, mas quando eu estava instalando os pacotes multimídia o Gnome-desktop foi removido.

Piras

usifoto,

Se você não ativou a senha de root, a senha solicitada pelo Synaptic é mesmo a de sudo. Se abre com o comando $ sudo synaptic, como você mesmo escreveu, é porque a senha apropriada para abrir o aplicativo via menu é a de sudo.

Lembre-se: para abrir qualquer aplicativo, o menu utiliza o mesmo comando do terminal. Assim, p. ex., a fim de incluir o Pymp no seu menu você teria que indicar ao Editor de Menu Alacarte qual seria o comando apropriado e este comando seria exatamente aquele que seria empregado para ativar o aplicativo via terminal.

Quando ativado o sudo, como ocorre no Ubuntu par default (por omissão), tudo que requerer senha de root será ativado com a senha de sudo.

Lamego

CitarObs.: Não sei se tem algo a ver com isso, mas quando eu estava instalando os pacotes multimídia o Gnome-desktop foi removido.
Se os pacotes multimidida obrigarem a remover o gnome desktop é porque você utilizou repositorios/pacotes que não estavam preparados para o Dapper, este tipo de instalações podem causar problemas de dependencias no futuro.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

usifoto

Eu usei a mesma senha em tudo.

O esquisito é que no terminal o ubuntu não pedia mais a senha de sudo!

Bastava dar o comando precedido de sudo que a tarefa era realizada sem pedir senha. Reiniciei a máquina várias vezes para ter certeza que a senha não estava gravada para aquela sessão, mas o problema persistia.

O jeito foi reinstalar pela trilionésima vez. Meu passatempo favorito, não posso negar. ;D

Talvez eu tenha, por descuido, marcado algum repositório não oficial no Synaptic ou tenha utilizado algum pacote oriundo de algum deles, uma vez que estou usando a dica do repositório pessoal.

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=2627.0

Agora vou ficar atento na instalação para ver qual é o pacote que remove o ubuntu-desktop.

Obrigado pelas respostas.  :)