Dell Inspiron N4030 não tem o Alps Touchpad reconhecido.

Iniciado por Adilsonlp, 02 de Novembro de 2011, 16:52

tópico anterior - próximo tópico

Adilsonlp

Olá pessoal.
Estou criando este tópico porque não encontrei no fórum algo que abordasse este assunto mais detalhadamente. Se por ventura já houver algum tópico que os moderadores entenderem que o assunto se encaixa, fiquem a vontade para alterarem.
Bem. O notebook Dell Inspiron N4030 em sua arquitetura utiliza o touchpad da Alps, instalando o Ubuntu Oneric Ocelot o touchpad é reconhecido como um mouse PS/2, perdendo portanto outras funcionalidades específicas do hardware.
Há também uma tecla que tem a função de desabilitar o touchpad que funciona perfeitamente quando o windows 7 está rodando. Mas quando o Ubuntu está ativo, a tecla fica inoperante.
Pude ver em alguns fóruns gringos o relato do problema, só que não achei a forma em corrigir este bug.
Se por ventura alguém souber alguma solução, postem neste tópico.
Penso que muitos usuários como eu ficará grato pelo problema solucionado.

aroch4

O  touchpad do meu netbook Philco foi fabricado pela Sentelic, os quais sempre apresentam esse problema no Ubuntu. O fabricante disponibiliza em seu site um programa para Linux (fspc), porém, após instalado, o mesmo  deve ser iniciado por Terminal (o comando também é fspc).
Comigo deu certo (apesar de ser inferior ao programa original da Ubuntu que é compatível com os touchpad synaptics)

spish

Amigo boa tarde. Possuo um Dell N4030. Ele é ALPS onde o suporte as configurações avançadas ainda não é suportado pelo Kernel segundo outras comunidades. Atualmente utilizo Debian SID Kernel 3.2.1 e Gnome-Shell 3.2.1, mas acredio que o procedimento irá funcionar em outras versões do Kernel > 3.0 e também no Ubuntu, Qualquer coisa poste os resultados e dúvidas. Você precisa ter os pacotes de desenvolvimento em seu sistema pois os novos módulos serão compilados. Bom aqui está funcionando bem. Somente a rolagem horizontal não funciona ainda ou eu não descobri como configurá-la :). É interessante você ter também o pacote gpointing-device-settings para visulizar graficamente as informações do touch.

#aptitude install gpointing-device-settings

Obs.: O source que passarei está em fase de desenvolvimento. Não me responsabilizo por danos ao sistema.

No meu caso baxei os source do kernel (kernel.org) e compilei, mas acredito que o procedimento irá funcionar caso você baixar os fontes do repositório do Debian. Caso não funcione experimente baixar o release mais novo do Kernel e compile.

Vamos lá:

$ cd ~/Downloads

$ wget -c http://planet76.com/drivers/elantech/psmouse-elantech-v6.tar.bz2

$ tar -jxvf psmouse-elantech-v6.tar.bz2

# aptitude install build-essential

# aptitude install linux-headers-`uname -r`

# cd /usr/src/linux/drivers/input/mouse

# cp ~/Downloads/psmouse-elantech-v6/src/* .

# make -C /lib/modules/`uname -r`/build M=`pwd` psmouse.ko

# rmmod psmouse

# cp psmouse.ko /lib/modules/`uname -r`/kernel/drivers/input/mouse/

# modprobe psmouse

Faça o teste, provavelmente a rolagem vertical deverá estar funcionando

Veja os resultados

$cat /var/log/Xorg.0.log|grep mouse

$xinput list

Você verá as informações relativas ao ALPS.

Mais informações podem ser adquiridas aqui:

Fonte: http://aur.archlinux.org/packages.php?ID=51343