Dúvida ponto de montagem de HD

Iniciado por maosilva, 25 de Janeiro de 2012, 15:28

tópico anterior - próximo tópico

maosilva

Pessoal e o seguinte, tenho 2 HDs em meu pc; Em uma deles o de 160 GB sempre utilizo para instalar o sistema operacional e sempre o deixo assim:

- Uma partição /
- Uma partição Swap

OBS: Não uso partição /home separada porque já enfrentei muitos problemas quando de uma atualização ou quando troca de distro e também por ja ter outro hd para meus arquivos.

Ate ai beleza, o problema que enfrento e qual ponto de montagem atribuir para o segundo HD (500 GB) onde deixo todos meus arquivos desde a epóca que utilizava Windows.
  Atualmente esse HD ta formatado como ntfs, quando vou instalar o sistema atribuo o ponto de montagem /arquivos, sempre funcionou beleza, sem problema algum.
  Acontece que agora quero me livrar desse ultimo resquicio de microsoft, formatando esse HD como ext4; Então ai que surge o problema, quando vou atribuir o ponto de montagem /arquivos o sistema não me dá permissão de escrita só para usuario root. então não sei qual outro ponto atribuir, sei lá por exemplo /mnt/arquivos, porque gostaria de não necessitar ser root para controlar esse hd, mas também não queria usá-lo como /home.

Abraços a todos.

irtigor

Quais parâmetros de montagem está usando? Eu não usaria /arquivo simplesmente porque foge muito do que é especificado (esperado como local de montagem), /mnt/alguma_coisa e /media/alguma_coisa são os lugares mais comuns pra isso.

clodoaldops

-molivas83, meu notebook está assim:
sda1/ext4/ubuntu + sda2/ext4/mint + sda3/swap + sda4/ntsf/BKP

-tbem deixo /raiz e /home na mesma partição
-optei por deixar a sda4/bkp em ntfs pela facilidade de acesso sem necessidade de editar o FSTAB
-faço isso desde 2008 e nunca tive problemas com perdas de dados pois a ntfs é bem estavel

maosilva

irtigor

Obrigado pelas sugestões, irei tentar esse pontos de montagem sugeridos.

clodoaldops

Geralmente deixava o particionamento e montagem assim:

HD 160 GB = sda1 (/) e sda2 (Swap)
HD 500 GB = sdb1 (/arquivos)

OBS: Estando HD 500 GB formatado como NTFS.

Abraços a todos.