Não consigo executar arquivo algum no terminal!(Resolvido)

Iniciado por Anonyma, 28 de Janeiro de 2012, 16:07

tópico anterior - próximo tópico

Anonyma

Saudações,
Estou aprendendo Python, então criei um programa no formato .py. Aqui diz que, para executar, precisa-se apenas colocar "python nomedoarquivo.py" ou "/.../.../arquivo.py " (esses foram apenas exemplos)... mas de maneira alguma o programa é executado: "invalid syntax" ou permissão negada! Já fui em propriedades e marquei para executar como um programa, tentei os comandos chmod, sh, csh, bash... aliás, já tentei de todas as maneiras que li, e ainda assim tenho problemas... O que faço?
Ah, mais uma pequena dúvida: tenho como objetivo me tornar hacker. Sempre gostei de linguagens de programação/script e estou tentando aprender cada vez mais sobre as mesmas. Depois partirei para sistemas operacionais e assim por diante. Alguém tem dicas?
Perdão se cometi algum erro!
Obrigada,
Anonyma.

irtigor

Seria mais útil uma cópia exata de como você digitou, junto com as respectivas saídas, mas respondendo:
invalid syntax deve ser do interpretador python, indica que há algo errado no código (escrito errado).
permissão negada é do shell, e como as palavras já entregam, significa que quem executou não tem permissão.

Sérgio Rabelo

irtigor

Citação de: Sérgio Rabelo online 28 de Janeiro de 2012, 16:34
sudo ./ ?

Não, o arquivo é dela, no máximo precisa dar as permissões corretas. Nesse caso a de execução (chmod +x _bla_).

----
Outra coisa que vale apena ter como habito, é setar o shebang, exemplo (tem que ser colocado como a primeira linha do arquivo):
#!/usr/bin/env python

Anonyma

Citação de: irtigor online 28 de Janeiro de 2012, 16:32
Seria mais útil uma cópia exata de como você digitou, junto com as respectivas saídas, mas respondendo:
invalid syntax deve ser do interpretador python, indica que há algo errado no código (escrito errado).
permissão negada é do shell, e como as palavras já entregam, significa que quem executou não tem permissão.
*Segue o código:
# despdom1.py - Calculadora de despesas domesticas

print 'Balanco de despesas domesticas'
ana = raw_input('Quanto gastou Ana? ')
bia = raw_input('Quanto gastou Bia? ')
total = float(ana) + float(bia)
print 'Total de gastos = R$ %s.' % total
media = total/2
print 'Gastos por pessoa = R$ %s.' % media
*Quanto às permissões, entrei como administradora(aliás, só existe esse usuário :D) e está acessível para leitura e escrita.
Não sei o que está acontecendo :-\

Anonyma

Citação de: irtigor online 28 de Janeiro de 2012, 16:39
sudo ./ ?

Não, o arquivo é dela, no máximo precisa dar as permissões corretas. Nesse caso a de execução (chmod +x _bla_).

----
Outra coisa que vale apena ter como habito, é setar o shebang, exemplo (tem que ser colocado como a primeira linha do arquivo):
#!/usr/bin/env python
*Pronto, já coloquei "#!/usr/bin/env python" como a primeira linha ;)
*tentei o 'chmod +x despdom1.py' e não houve erro algum :D mas acredito que é preciso digitar algum comando... sendo que minha intenção é que, ao executar, o terminal me 'envie' isso:
"Balanco de despesas domesticas

Quanto gastou Ana? 10
Quanto gastou Bia? 20
Total de gastos: R$ 30.0
Gastos por pessoa: R$ 15.0
Ana deve pagar: R$ 5.0"
Mas não envia... Estou fazendo algo errado? :-X

Anonyma

Citação de: Anonyma online 28 de Janeiro de 2012, 16:55
Citação de: irtigor online 28 de Janeiro de 2012, 16:39
sudo ./ ?

----
#!/usr/bin/env python
*Pronto, já coloquei "#!/usr/bin/env python" como a primeira linha ;)
*tentei o 'chmod +x despdom1.py' e não houve erro algum :D mas acredito que é preciso digitar algum comando... sendo que minha intenção é que, ao executar, o terminal me 'envie' isso:
"Balanco de despesas domesticas

Quanto gastou Ana? 10
Quanto gastou Bia? 20
Total de gastos: R$ 30.0
Gastos por pessoa: R$ 15.0
Ana deve pagar: R$ 5.0"
Mas não envia... Estou fazendo algo errado? :-X

Acho que resolvi o problema!!! ;D
Depois de digitar "chmod +x despdom1.py" e teclar Enter, enviei "python despdom1.py" e assim recebi o que eu queria. Muito obrigada, amor ;)
Obrigada, também, a quem respondeu e quis ajudar (;

irtigor

É, agora que tem o shebang você pode usar essa outra forma (mesmo efeito):

./nome_do_arquivo.py

Anonyma

Citação de: irtigor online 28 de Janeiro de 2012, 17:04
É, agora que tem o shebang você pode usar essa outra forma (mesmo efeito):

./nome_do_arquivo.py

Obrigada pela dica, anjo! ;)
Como deixo o tópico resolvido (desculpem a minha ignorância/aos meus retardos mentais) ? ???

irtigor

Tem um ícone: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,76607.0.html
(coloque na sua primeira mensagem, se quiser, também adicione um [resolvido] ao titulo)

Anonyma