Monitorar conexão com a internet

Iniciado por arocharedes, 14 de Janeiro de 2012, 23:28

tópico anterior - próximo tópico

arocharedes

Boa noite galera!!
Alguém pode me dar alguma dica de como monitorar minha conexão com a internet?
Tenho o ubuntu server rodando o squid e alguns clientes de internet,
como trabalho fora, não tenho como saber em tempo real quando ocorre algum problema com o servidor e a net cai!
Preciso receber um sms no celular quando isso acontecer, para atuar rápido!!

Alguém pode me dar uma dica?

pitiko

Talvez o Nagios resolve o seu problema!

zekkerj

Há vários programas que podem fazer isso, como o Nagios, o NMIS, ou o CACTI.

Mas vc vai precisar que esses programas estejam rodando em uma base sólida, fora dos clientes. Pq não adianta muito vc ter um programa que te envia um SMS avisando que a conexão caiu, se esse SMS precisar da conexão pra ser enviado...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

arocharedes

Pesquisei todos esses programas que vc sugeriu, são bons mais é muitos mais do que eu preciso e tem que instalar tanta coisa que fico com medo de consumir muito recurso do meu servidor!

Vou testa-los em uma máquina virtual, ver se eu consigo pô-los pra funcionar e ver como se comportam!

Ainda assim, se alguém tiver algo mais simples que possa pingar em meus ativos e me avisar por sms casoa lgum falhe eu agradeço!!

Obrigado!!

irtigor

Existem vários exemplos de código pra isso na internet, e com um conhecimento minimo de bash (ou qualquer outra linguagem, script ou não), rapidamente sai algo funcional (apesar de rudimentar, não chegando perto da capacidade do nagios, por exemplo).