Firewall

Iniciado por sophia147, 03 de Janeiro de 2012, 20:46

tópico anterior - próximo tópico

sophia147

Oi de novo  :)

tinha uma duvida, que era:
Citação de: sophia147 online 03 de Janeiro de 2012, 17:50
Estou trabalhando com ubuntu 11.04 sem temas nem nada e gostaria de saber uma boa firewall e anti virus para ele (o nome, pq acho mais facil ir em Centro de Programas) e também gostaria de saber como se executa perl no 11.04.

Obrigada  ;)

resposta que mais me ajudou foi:
Citação de: jkmsjq online 03 de Janeiro de 2012, 19:47
No GNU/Linux não se faz necessário a utilização de anti-qualquer-coisa. Isso porque o acesso aos arquivos do sistema só são feitos por meio da autorização direta do administrador do sistema, com a utilização da senha do root cadastrada assim que é instalado o sistema operacional. Portanto, na prática, quase não há risco de uma "infecção" por vírus no GNU/Linux.

Já a utilização de um firewall, esse sim, é fundamental ter instalado em qualquer sistema operacional. Você pode instalar o firestarter, tanto pela Central de Programas, quanto pelo Synaptic ou mesmo pelo terminal com o comando: sudo apt-get install firestarter.

Deve habilitar o UFW no Ubuntu como o comando no terminal sudo ufw enable. Você pode também instalar uma interface gráfica denominada de GUFW, do mesmo modo, pela Central de Programas, Synaptic ou terminal com o comando sudo apt-get install gufw

Lembrando: a maior e melhor ferramenta contra a invasão ou violação de segurança em um sistema operacional, é justamente a peça mais importante da informática, e ela fica justamente entre a cadeira e o monitor!

fiz tudo o que o usuario jkmsjq disse mas...
agora fica minha duvida... como vou sabe se estou protegida ? quando vou em sistema - admnistraçao - firestater... ele pede para configurar ai tem:  dispositivo detectado (ethernet devide eth0), e duas opçoes pra escolhe: iniciar o firewall ao se ligar ao exterior e endereço atribuido via dhcp
e quando abro a configuraçao da firewall (ufw) tem a opção Unlock eu faço Unlock (destravar) e depois saio fecho ela quando volto abrir ta Unlock de novo...

obrigada  :-* :-* :-*

Creto

Citação de: sophia147 online 03 de Janeiro de 2012, 20:46
Oi de novo  :)

tinha uma duvida, que era:
Citação de: sophia147 online 03 de Janeiro de 2012, 17:50
Estou trabalhando com ubuntu 11.04 sem temas nem nada e gostaria de saber uma boa firewall e anti virus para ele (o nome, pq acho mais facil ir em Centro de Programas) e também gostaria de saber como se executa perl no 11.04.

Obrigada  ;)

resposta que mais me ajudou foi:
Citação de: jkmsjq online 03 de Janeiro de 2012, 19:47
No GNU/Linux não se faz necessário a utilização de anti-qualquer-coisa. Isso porque o acesso aos arquivos do sistema só são feitos por meio da autorização direta do administrador do sistema, com a utilização da senha do root cadastrada assim que é instalado o sistema operacional. Portanto, na prática, quase não há risco de uma "infecção" por vírus no GNU/Linux.

Já a utilização de um firewall, esse sim, é fundamental ter instalado em qualquer sistema operacional. Você pode instalar o firestarter, tanto pela Central de Programas, quanto pelo Synaptic ou mesmo pelo terminal com o comando: sudo apt-get install firestarter.

Deve habilitar o UFW no Ubuntu como o comando no terminal sudo ufw enable. Você pode também instalar uma interface gráfica denominada de GUFW, do mesmo modo, pela Central de Programas, Synaptic ou terminal com o comando sudo apt-get install gufw

Lembrando: a maior e melhor ferramenta contra a invasão ou violação de segurança em um sistema operacional, é justamente a peça mais importante da informática, e ela fica justamente entre a cadeira e o monitor!

fiz tudo o que o usuario jkmsjq disse mas...
agora fica minha duvida... como vou sabe se estou protegida ? quando vou em sistema - admnistraçao - firestater... ele pede para configurar ai tem:  dispositivo detectado (ethernet devide eth0), e duas opçoes pra escolhe: iniciar o firewall ao se ligar ao exterior e endereço atribuido via dhcp
e quando abro a configuraçao da firewall (ufw) tem a opção Unlock eu faço Unlock (destravar) e depois saio fecho ela quando volto abrir ta Unlock de novo...

obrigada  :-* :-* :-*
Olá Sophia,

Tudo o que foi dito anteriormente pelos colegas é correto o seu Desktop Linux não precisa de antis e afins, firewal é preciso se você tiver um servidor, vou lhe dar um exemplo eu já estou aqui no fórum desde março do ano passado, portanto quase um ano e até me esqueci o que é vírus, trojans e esses nomes estranhos ai.

Como saber se esta protegida? Use o Linux sem medo!

T+

jkmsjq

Abra o Firestarter --> digite sua senha quando solicitada
Como programa aberto e na primeira página que aparecer:

1) Clique em Avançar
2) Selecione as opções Iniciair o firewall ao discar para fora e Endereço IP é atribuído via DCHP. Em dispositivos detectados Escolha Dispositivo Ethernet (eth0) se sua conexão for cabeada ou Dispositivo sem fio (wlan0) se sua conexão for sem fio. Após clique em Avançar
3) Deixe desabilitado a opção "Habilitar o compartilhamento de conexão Internet". Clique em Avançar
4) Selecione a opção "Start firewall now". Clique em Salvar.

Pronto, primeira parte da configuração do Firestarter está pronta. Vamos à segunda parte.

Com o Firestarter aberto clique em Editar --> Preferências.

1) Na aba Interface selecione "Habilitar ícone na bandeja" e "Minimizar para a bandeja ao fechar o programa".
2) Na aba Eventos selecione a opção "Ignorar entradas reduntantes"
3) Na aba Política selecione a opção "Aplicar alterações na política imediatamente"
4) Na aba Firewall selecione "Iniciar/reiniciar o firewall ao iniciar o programa", "Iniciar/reiniciar o firewall ao discar para fora" e "Iniciar/reiniciar o firewall em renovações de requisições DCHP"
5) Na aba Configurações de Rede Dispositivo de rede conectado à Internet, em Dispositivos detectados escolha "Dispositivo Ethernet (eth0)" ou "Dispositivo sem fio (wlan0)" a depender de como é sua conexão, cabeada ou sem fio. Na opção "Dispositivo conectado à rede local" lista suspensa "Dispositivos detectados" selecione "Dispositivo Ethernet (eth0)" ou "Dispositivo sem fio (wlan0)" a depender se sua rede está configurada para compartilhar arquivos ou impressora, se não tiver rede, pode pular essa parte.
6) Na aba Filtragem ICMP selecione a opção "Habilitar filtragem de ICMP", apenas isso!
7) Na aba Filtragem TfS selecione as opções "Habilitar filtragem de Tipo de Serviço", "Estações de Trabalho" e "Performance"
8) Na aba Opções Avançadas selecione "Descartar silenciosamente", "Block broadcasts from external network".

Pronto, com essas configurações no Firestarter, seu computador já estará seguro para navegação na internet, inclusive fazer compras on-line e acessar o seu Banco Virtual.

Agora configurar o UFW: no terminal digite simplesmente

sudo ufw enable

Após a instalação do GUFW (sudo apt-get install gufw), vamos às configurações:

1) Abra o GUFW
2) Clique na opção "Unlock the firewall" e digite sua senha de root
3) Clique na caixa Status na opção OFF
4) Na opção Entrada escolha DENY
5) Na opção Saída escolha ALLOW
6) Feche o programa.

Em nenhum dos dois casos aparecerá qualquer ícone informando o funcionamento do programa, mas eles estarão funcionando em segundo plano, pode ficar tranquila, a partir de agora, está segura e protegida.

Para confirmar as configurações do firewall acesse o site http://www.grc.com/x/ne.dll?rh1dkyd2 e faça o teste denominado All Service Ports

Se quiser ler e aprender mais sobre o UFW e GUFW acesse o site http://www.vivaolinux.com.br/artigo/UFW-e-GuFW-firewall-simples-ao-alcance-de-todos
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz