Atualizações automáticas

Iniciado por novubuntu, 10 de Janeiro de 2012, 09:29

tópico anterior - próximo tópico

novubuntu

Bom dia!

Sou usuário antigo, mas não domino o sistema. Removi programas de que não necessito, como jogos, Unity, Evolution, Empathy, Ubuntu One, e outros, mas todos os dias o Gerenciador de Atualizações apresenta atualizações para esses programas, o que torna trabalhoso selecionar o que é útil.
Será que dá para configurar de forma que os programas removidos não apareçam mais, ou será que não removi corretamente?
Desculpem a ignorância. Gosto muito do Ubuntu, mas sou apenas um usuário final.
Obrigado.

phillipehugo

Tipo lá em atualizações automáticas, desmarca a opção para ficar buscando atualizações e coloca manualmente.

novubuntu

phillipehugo.
Talvez eu não tenha me expressado bem. Não quero desativar totalmente as atualizações automática, pois muitas são necessárias, e executá-las manualmente seria mais trabalhoso e dependeria de saber quais as disponíveis.
Parece que o sistema não leva em conta o fato de um programa não estar sendo usado, pois apresenta atualizações mesmo para os removidos.
Não sei se estas atualizações iriam reinstalar os programas removidos, o que seria ainda mais incômodo.
De qualquer forma, obrigado pela resposta.

Tota

Citação de: novubuntu online 10 de Janeiro de 2012, 13:03
Parece que o sistema não leva em conta o fato de um programa não estar sendo usado, pois apresenta atualizações mesmo para os removidos.

Ola

Ha algo errado aí. Pacotes removidos/desinstalados ou não instalados, não fazem parte da lista de pacotes do dpkg, logo é impossivel que sejam atualizados.

Explique como desinstalou estes pacotes, instale/atualize o gerenciador de pacotes synaptic, abra o mesmo e veja se estes pacotes não estão marcados como "quebrados"

Poste o resultado em terminal de sudo apt-get upgradePara o forum poder analizar.

Se forem pacotes do Gnome ( calculadora, jogos etc, ) o sistema ficameio capenga, mas dá para marcar para não atualizar manualmente no synaptic

[]'s

irtigor

Você deve ter um meta pacote, como o ubuntu-desktop, que tem como dependência os programas que citou.

novubuntu

Tota
Você acertou: entrei no Synaptic e há partes dos pacotes por lá. Eu desinstalei pela Central de Programas do Ubuntu. Parece que a Central não remove tudo.
Vou tentar pelo Synaptic, depois posto o resultado.
Obrigado a todos.

novubuntu

Oi pessoal.
Voltei para postar minha experiência, para que ninguém tente fazer a besteira que eu fiz.
Entrei no Synaptic e marquei para remoção completa todos os pacotes referentes ao Ubuntu One e ao Evolution.
Só que nessa o Gnome-panel também foi embora.
Quando reiniciei, nada dos painéis.
Saí apertando botões e apareceu um terminal.
Escrevi: sudo apt-get install gnome-panel.
Tudo voltou ao normal.
Acho que tive sorte. Não vou abusar novamente.

sigur

Citação de: novubuntu online 10 de Janeiro de 2012, 18:58
Oi pessoal.
Voltei para postar minha experiência, para que ninguém tente fazer a besteira que eu fiz.
Entrei no Synaptic e marquei para remoção completa todos os pacotes referentes ao Ubuntu One e ao Evolution.
Só que nessa o Gnome-panel também foi embora.
Quando reiniciei, nada dos painéis.
Saí apertando botões e apareceu um terminal.
Escrevi: sudo apt-get install gnome-panel.
Tudo voltou ao normal.
Acho que tive sorte. Não vou abusar novamente.

que bom que contou também os erros, assim vamos aprendendo.

uma pena que certas coisas são tão integradas umas às outras que ficam difícil não tê-las.

novubuntu

Obrigado pelo interesse.
Tem razão: o sistema é livre, mas não tanto.
Ainda restou um probleminha: o relógio do painel sumiu. Já revirei toda a internet tentando recuperá-lo. Se tiver uma solução, agradeço mais ainda.

sigur

Citação de: novubuntu online 11 de Janeiro de 2012, 19:11
Obrigado pelo interesse.
Tem razão: o sistema é livre, mas não tanto.
Ainda restou um probleminha: o relógio do painel sumiu. Já revirei toda a internet tentando recuperá-lo. Se tiver uma solução, agradeço mais ainda.

clique com o direito e adicionar ao painel. daí comece a digitar relógio que ele aparece na lista.

novubuntu

O estranho é que eu já tinha clicado muitas vezes com o botão direito sobre o painel, e nunca tinha reparado na opção "Adicionar ao Painel", porque aparece sombreado.
Acho que preciso mudar de pasto, pois o capim que como não está melhorando minha percepção.

Mais uma vez obrigado, Sigur.

sigur

Citação de: novubuntu online 16 de Janeiro de 2012, 14:22
O estranho é que eu já tinha clicado muitas vezes com o botão direito sobre o painel, e nunca tinha reparado na opção "Adicionar ao Painel", porque aparece sombreado.
Acho que preciso mudar de pasto, pois o capim que como não está melhorando minha percepção.

Mais uma vez obrigado, Sigur.

disponha