permissao de usuarios

Iniciado por MAFIA_Pão, 19 de Dezembro de 2011, 22:05

tópico anterior - próximo tópico

MAFIA_Pão

Galera boa noite.
Meu problema é o seguinte, eu estou instalando alguns programas na mão, porém so consigo executar eles via terminal e mesmo assim com o usuario root.
Pois no meu caso eu criei um usuario com o meu nome daniel, so que nao consigo executar os programas que instalo na mão com o usuario daniel, somente com o root, como consigo mudar isso.

Alguns programas que instalei na mão

Eclipse galileo 3.5
abgx360
Wiithon

Ex: se quero executar o eclipse, entro na pasta aonde foi compilado o eclipse digito o comando "sudo su", depois como root eu digite "./eclipse", dessa forma funciona. Agora com o usuario daniel, eu nao consigo.

Obrigado, espero ter explicado bem.

Renan Borges

Voce tem 02 opções meu querido:

A primeira é tomar posse destes arquivos, ou seja, definir o dono dos arquivos como "daniel", para isto va ate a pasta onde esta o programa compilado e execute

sudo chown -R daniel:daniel nome_da_pasta_programa

A segunda opção basta dar permissão de execução e gravação total usando o comando:

sudo chmod -R 777 nome_da_pasta_programa

Boa sorte, qualquer duvida posta aew.

OBS: Lembrando que a 1º opção seria o jeito mais seguro de se executar este procedimento, pois dando permissão total com o segunda opção voce estara colocando em risco seus arquivos... abrindo brecha para que outros possam apagar, modificar e executar os próprios.
Profissional de TI , Formado em Banco de Dados, 5 anos de experiencia em suporte Tecnico Windows e Linux.

Para mim, passar o conhecimento que possuo e uma grande satisfação !!!

eaxgrande

Espero não estar incomodando com o óbvio:

Você deu as devidas permissões para o usuário daniel?

Sistema→ Administração→ Usuários e Grupos→ Configurações de Usuários→ selecionar daniel→ Tipo de Conta→ Modificar→ (mudar de Usuário da Área de Trabalho para: a)personalizado ou b)administrador (dê permissão de executar ao usuário)

Se os programas que você instalou pertencem ao root, basta colocar o usuário daniel como membro do grupo root, ainda nessa janela que você abriu:
Configurações de Usuários→ selecionar daniel→ Gerenciar Grupos→ Configurações dos Grupos→ selecionar "root" → editar propriedades→ em Propriedades do grupo root / Membros do grupo, selecionar o usuário daniel.

Pra finalizar, se você souber onde está instalado o(s) programa(s), basta navegar até o local pelo terminal (usando o comando cd e ls, se você não souber ir direto) e usar o comando já citado anteriormente, com uma ligeira modificação:

Citarsudo chmod -R 770 nome_do_programa

Espero não ter sido muito "maçante" ;D

Abraços!
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

MAFIA_Pão

Obrigado galera, deu certo aqui, vlw pelo dica !

eaxgrande

Fala Daniel

Agora falta só uma coisa: Mudar o ícone da primeira mensagem para solucionado  ;)

Abraço!
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal