Não ter permissão para criar named.run

Iniciado por Renattynha, 12 de Dezembro de 2011, 17:19

tópico anterior - próximo tópico

Renattynha

Estou a fazer um Servidor de Nome, não estando a utilizar as pastas predefinidas do BIND.
Depois de criar os ficheiros, que estão bem criados, o named não corre, e o named.run não é criado. Fazendo vi /var/log/syslog vemos que o named.run não tem permissão.

Gostaria de saber se alguém sabe como se mudam as permissões para resolver este problema!!

Brigado!

jorge505

#1
Olá, se você usa o Ubuntu e deseja criar editar uma pasta/arquivo abra o terminal e digite:
sudo nautilus
Então, navegue até a pasta que deseja modificar, mas... Se deseja que esta pasta possa ser alterada por qualquer um, abra o terminal e digite:
sudo chmod 777 diretório_do_arquivo/
*Talvez facilite o seu trabalho em localizar o diretório se você abrir a pasta, e, na parte superior onde está indicado diretório, clique com o botao direito e "Copiar", sendo assim, no terminal apague diretório_do_arquivo/ e pressione "Ctrl+Shift+V" para colar o diretório  ;D


Para entender:
São ambos bastante simples de utilizar. O chmod muda a configuração das permissões para que o dono, ou o grupo de utilizadores, ou mesmo outros, possam ver o ficheiro, executá-lo, bem como impedir que o façam. Para isso usa um método simples de perceber, um método numérico. O chmod dá valores a cada letra das permissões. Deste modo, o r passa a valer 4 valores, o w 2 valores, e o x 1 valor. Se quisermos que um utilizador tenha permissões para ler, apenas usamos o número 4, se quisermos que ele leia e escreva, somamos 4 a 2, e usamos o número 6. Se quisermos que ele tenha permissões totais: 4 + 2 + 1 = 7, usamos, portanto, o 7. Como o utilizador já deve ter percebido se quisermos que ele leia e execute será 4 + 1 = 5. E se quisermos que ele escreva e execute será 2 + 1 = 3.
No entanto, na utilização do chmod não utilizaremos apenas um número, mas sim 3. O primeiro referir-se-á às permissões do dono, o segundo às do grupo, e o terceiro a todos os outros.
Assim, 777 permite que todos modifiquem a pasta/arquivo  ;)


zekkerj

Não é assim que se resolve isso. chmod 777 simplesmente escancara o arquivo pra que todo mundo possa ler e escrever nele, quando o único que precisa fazer isso --- e também o único que deve poder fazer isso --- é o próprio usuário que executa o named.

Normalmente o problema com o arquivo "named.run" acontece pq o named não consegue criar esse arquivo. Pra que vc possa criar um arquivo, vc tem que ter permissão de escrita no diretório onde ele vai ser criado.

Mas é preciso estar atento, pq o sistema do named normalmente roda em ambiente "chroot jail". Assim, se no arquivo de log está marcando que ele não pôde criar o arquivo em "/var/run/named/named.conf", não adianta ir nesse diretório, pq não é lá que o serviço está sendo executado. É preciso confirmar se o sistema roda mesmo em "chroot jail", e se for o caso, descobrir a partir de onde isso ocorre.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

jorge505

Grato pela explicação zekkerj, rss, ainda estou começando a aprender mexer nessa área, e bom , os seus comentários estão me ajudando nisso  :P