Como acessar o Console como root

Iniciado por Riccardo Petrillo, 08 de Janeiro de 2009, 02:55

tópico anterior - próximo tópico

Riccardo Petrillo

Prezados Colegas,

Tenho experiência de um ano no sistema Linux através da distro Mandriva, e recentemente instalei o Ubuntu no meu micro, e registrei um login e uma senha, que penso ser a senha de usuário, registrada no momento da instalação.

Quando abri o terminal (console) e digitei: su + senha apareceu isso:

ubuntu@ubuntu-desktop:~$ su
Senha: *********
su: Falha de autenticação
ubuntu@ubuntu-desktop:~$

Por exemplo, quando o firefox pediu a instalação do flash me foi pedido uma senha, que digitei e o sistema aceitou...

Fiz instalação e remoção de pacotes no link "Sistema, Administração" com a mesma senha, então presumo que neste caso a senha do usuário é a mesma de root.

Perguntas:

1- No Ubuntu não podemos usar 2 senhas, uma de usuário, outra de administrador?

2- Como acessar o Console como administrador (root) para fazer operações de instalação ou desinstalação pelo terminal?

digitei a senha e não consegui acesso...   ???

Notebook Samsung core i5, 8gb Ram, Nvidia 2 gb, windows 10.

pinduvoz

A conta do root vem desabilitada por padrão no Ubuntu e seus derivados oficiais.

Vc pode habilita-la, mas não é recomendado fazer isso por motivos de segurança.

E, sendo específico, se vc quer ser "root" no terminal, use o comando "sudo su".

Leia mais sobre o assunto no Wiki, aqui:

http://wiki.ubuntu-br.org/RootSudo
:: Linux Registered User nº 439378 ::

0tacon

Comigo o su dá isso também. Acho que é coisa de Ubuntu. Mas outro comando faz o mesmo papel:
sudo su

Ioca100

Seja bem-vindo colega Ricardo Petrillo, quanto à dúvida , já foi bem esclarecida pelos colegas acima.
Usuário Linux- 449417

Alakazan

Ou crie um atalho para executálo como root.
Porém o mais seguro e recomendado é não utilizar o root, porque é só usar sudo antes dos comandos que necessitem de privilégios e eles funcionarão.
Por uma questão de segurança eu prefiro o sudo a me logar como root.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Riccardo Petrillo

Ok, muito obrigado a todos; dúvida esclarecida.
Notebook Samsung core i5, 8gb Ram, Nvidia 2 gb, windows 10.

linux e dificil

com migo e diferente eu não sei nada eu usava o windows xp mais acbaou dando um problema eu botei o cd da megaware e agora não sei nada como faço para acessar o root a onde boto esses comandos sudosu ou su ou sudo não conssigo baixar arquivos .exe não conssigo instalar nada o skype nem nada no meu pc ajuda ae se poder valew

irtigor

Difícil foi intender o que disse, já que o texto está sem pontuação, com erros de digitação e sem acentos...

Primeiro um conselho: como é um sistema novo pra você, é mais do que esperado que encontre algumas dificuldades. Se não está interessado em aprender, não deveria perder o seu tempo, volte pro que está acostumado.

Respondendo a pergunta: você usa sudo su e sudo no terminal, você encontra ele no menu (pode estar escrito console ou konsole, dependendo do idioma e ambiente). Outra, você não deve instalar programas com extensão .exe, essa extensão indica um programa pra Windows.

Tota

Citação de: irtigor online 20 de Dezembro de 2011, 14:13Difícil foi intender o que disse, já que o texto está sem pontuação, com erros de digitação e sem acentos..

Sem falar do fato dele ter postado num topico morto em 2009...