Instalação

Iniciado por Rafael Abreu, Ontem às 08:09

tópico anterior - próximo tópico

Rafael Abreu

Olá, pessoal.
Estou precisando de ajuda para conseguir instalar o Linux no meu notebook e já esgotei todas as alternativas que conheço.
Tenho um Dell Vostro 3515 (Processador AMD Ryzen com gráficos integrados Radeon) e não consigo dar boot em nenhum instalador Linux.
Já testei o Ubuntu, Linux Mint e Pop!_OS, e o comportamento é sempre o mesmo: eu seleciono a opção de instalar/testar no menu de boot, a tela pisca e o sistema simplesmente reinicia ou volta para a tela de seleção inicial, sem carregar a interface gráfica. Tudo o que é padrão de configuração já foi feito na BIOS e na criação das mídias:BIOS / UEFI: Secure Boot desativado, Fast Boot desativado e o armazenamento alterado de RAID para AHCI.
Mídias de Instalação: Criei os pen drives usando o Ventoy (tanto MBR quanto GPT), o Rufus (em modo GPT/UEFI e testando também o modo de gravação DD), e o BalenaEtcher. O pen drive é reconhecido perfeitamente no menu de boot do F12 da Dell.
Parâmetros de kernel: Tentei editar o Grub e adicionar o parâmetro nomodeset ao final da linha do Linux, mas o comportamento de reiniciar ou resetar continua.
Parece ser alguma incompatibilidade crônica desse hardware da Dell (controladora de vídeo AMD ou gerenciamento ACPI da placa) com o kernel do instalador.
Alguém que tenha esse mesmo modelo ou que já passou por esse problema em notebooks Dell Ryzen recentes saberia me dizer se existe algum outro parâmetro de boot específico (como acpi=off, pci=noaer, etc.) ou alguma pegadinha na BIOS desse Vostro que resolva isso?