Motivos para Usar Linux

Iniciado por Rafa Henrique, 20 de Novembro de 2011, 01:42

tópico anterior - próximo tópico

Rafa Henrique

Ja que tu trabalha com web,que programas vse usa mais aew no Ubuntu para trabalhar ?

abras *-*

bitetti

aptana studio, blue grifon, git, GIMP, Inkscape, ssh, etc

peq42

dificil é achar motivo para nao usar rsrsrrs

RamonB

Além de todos os argumentos que já foram colocados, eu considero altamente positiva a filosofia do software livre, ou seja, a de que é possível conseguir-se grandes avanços apenas com a colaboração desinteressada entre pessoas. Não tenho nada contra a grana (muito pelo contrário!) mas é bom saber que grandes resultados podem ser alcançados usando, simplesmente, a vontade de melhorar e de cooperar.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

bitetti

Acabei de ver um amigo no Twitter:
O_RPGista
O pior de formatar algum PC é ter que instalar os #MMORPG gigantescos de novo #verdadeabsoluta

Me segurei p nao falar p ele o quanto é bom usar um Wine e virtualizar o ambiente.... mas isso seria provocação

(tudo certo q um path de atualização do WoW geralmente vale pela instalação de um game grande hehehe)

kaito57

1 - filosofia do software livre
2 - segurança
3 - unity + gnome + nautilus + metacity
4 - vários ótimos programas que não fazem feio perante os "grandões".
5 - wine

rudregues

Respondendo ao tópico, com exceção da parte jogos, concordo com tudo que foi dito (é, eu não sou muito de jogar, apesar de que de vez em quando até ponho a mão no 0ad alpha mesmo haha) e gostaria de acrescentar outra coisa:
O linux evolui muito rápido, por exemplo, foi o primeiro a ter suporte pra USB 3.0, já faz algum tempo que ele é capaz de rodar com um processador de até 48 núcleos, brechas de segurança são reveladas publicamente e surgem patches de atualização para corrigir o problema com isso. Impossível não lembrar que também existe colaboração de pessoas que não são ligadas a empresa alguma, simplesmente para melhorar o sistema.     8)

[ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

platao

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

alersson

-eu uso o ubuntu por ele supre todas as minhas necessidades por apenas R$ 1(custo do cd virgem) ;D ;D
-no windows eu teria que gastar R$ 800( 400 de upgrade de hardware e 400 da licença win7)
-liberdade para fazer o que quiser com o sistema e os programas
-estabilidade
-o kubuntu é mais fácil de mexer que o windows
-os programas são geralmente mais faceis e intuitivos de usar
-a maioria dos problemas são fáceis de resolver e dificilmente requerem uma medida drástica
-o linux funciona em pc mais fracos
-sem virus e antivirus, antispyware, antitrojan etc...
usuario do linux desde 29/08/10; usuario do ubuntu desde 14/11/10; usuario do kde desde abril de 2011

jorge505

Citar-eu uso o ubuntu por ele supre todas as minhas necessidades
Acredito que isso seja o mais importante, independente do preço e da crença que ele siga, o importante é você se sentir em bem usar ele, principalmente se ele lhe oferece o que você precisa, e acredito que, devido a variedade de distribuições, o Linux tem uma grande vantagens com isso ;D

Cálcio

Vários são os motivos.

O principal é a Não manutenção obrigatória do rWin. Defrag, CCleaner, spy-bot, malwarebytes, Limpeza de disco.

Fora que o sistema é super rápido, usa pouco recurso da maquina, ñ trava atoa, se aplicativo trava consegue realmente matar aquele processo, o Add/Remover realmente adiciona e remove. E qnd preciso instalar ou instalar pra alguém ñ preciso de um caminhão de CDs e DVDs é instalar e usar.

também pelo q o RamonB disse. Software Livre sou adepto ao SL eles mostram q é possível ter softwares de qualidade sendo também de graça ou com um custo mais justo e ñ preços faraônicos como os softwares proprietários, também a maioria deles são mais rápidos e em tamanho (KB, MB, etc..) são bem mais leves.

Lembrei de outra coisa. Não há nada mais prazeroso no GNU/Linux que vc instalar um software, fazer um update, mudar uma configuração e NÃO precisar de reboot. No windows é um inferno qq update é um reboot. E qnd vc ñ faz o reboot fica aquela tela aporrinhando de tempo em tempo que vc tem q fazer o Reboot. No Ubuntu avisa se vc diz q não ele fica com o Icone vermelho no canto dele sem perturbar ninguém se vc quiser fica 1 ano com o PC ligado sem ficar perturbando pedindo reboot.

Janelas, só em PCs q ñ tem boot via pen drive hahahaha

Dinei

Citação de: bitetti online 22 de Novembro de 2011, 19:14
Acabei de ver um amigo no Twitter:
O_RPGista
O pior de formatar algum PC é ter que instalar os #MMORPG gigantescos de novo #verdadeabsoluta

Me segurei p nao falar p ele o quanto é bom usar um Wine e virtualizar o ambiente.... mas isso seria provocação

(tudo certo q um path de atualização do WoW geralmente vale pela instalação de um game grande hehehe)

Isso é verdade. Mas é uma pena que nem todos os jogos rodem de forma emulada no Linux. Eu mesmo costumo jogar Priston Tale e não funciona, mas mesmo assim tem uma variedade boa de jogos, porém, na maioria deles antigos.

Citação de: rudregues online 23 de Novembro de 2011, 13:39
Respondendo ao tópico, com exceção da parte jogos, concordo com tudo que foi dito (é, eu não sou muito de jogar, apesar de que de vez em quando até ponho a mão no 0ad alpha mesmo haha) e gostaria de acrescentar outra coisa:
O linux evolui muito rápido, por exemplo, foi o primeiro a ter suporte pra USB 3.0, já faz algum tempo que ele é capaz de rodar com um processador de até 48 núcleos, brechas de segurança são reveladas publicamente e surgem patches de atualização para corrigir o problema com isso. Impossível não lembrar que também existe colaboração de pessoas que não são ligadas a empresa alguma, simplesmente para melhorar o sistema.     8)

[ ]'s

Muito bem colocado, agora ficou perfeito!  =)

Citação de: Cálcio online 24 de Novembro de 2011, 10:00
Vários são os motivos.

O principal é a Não manutenção obrigatória do rWin. Defrag, CCleaner, spy-bot, malwarebytes, Limpeza de disco.

Fora que o sistema é super rápido, usa pouco recurso da maquina, ñ trava atoa, se aplicativo trava consegue realmente matar aquele processo, o Add/Remover realmente adiciona e remove. E qnd preciso instalar ou instalar pra alguém ñ preciso de um caminhão de CDs e DVDs é instalar e usar.

também pelo q o RamonB disse. Software Livre sou adepto ao SL eles mostram q é possível ter softwares de qualidade sendo também de graça ou com um custo mais justo e ñ preços faraônicos como os softwares proprietários, também a maioria deles são mais rápidos e em tamanho (KB, MB, etc..) são bem mais leves.

Lembrei de outra coisa. Não há nada mais prazeroso no GNU/Linux que vc instalar um software, fazer um update, mudar uma configuração e NÃO precisar de reboot. No windows é um inferno qq update é um reboot. E qnd vc ñ faz o reboot fica aquela tela aporrinhando de tempo em tempo que vc tem q fazer o Reboot. No Ubuntu avisa se vc diz q não ele fica com o Icone vermelho no canto dele sem perturbar ninguém se vc quiser fica 1 ano com o PC ligado sem ficar perturbando pedindo reboot.

Janelas, só em PCs q ñ tem boot via pen drive hahahaha

Referente a questão da comparação de atualização entre os sistemas, eu sou uma prova de que atualizar o Windows é realmente demorado e você acaba perdendo muito tempo nos reboots. A minha internet é de 1 MB e eu demorei cerca de 4 HORAS para deixar o meu Windows 7 100% atualizado. Por mais que a sua internet seja melhor, a vantagem do Linux ainda é bem visível.
THERMALTAKE V4 BLACK EDITION | NZTX SENTRY 2 | ASUS M5A78L-M LX/BR | AMD ATHLON II X2 3.0GHZ | ZALMAN CNPS 9900NT | KINGTONE HYPERX 4GB (2x2GB) DDR3 1333Mhz | SEAGATE 250GB SATA III + SEAGATE 500GB SATA III | ATI RADEON HD 4890 1GB GDDR5 256 BITS

Rosselini

Gostaria de aproveitar o tópico e perguntar: existe música open source? Não a extensão do arquivo, mas a música em si.

Davidr

Motivo para usar o Linux = colocaram um Windows Vista Starter¹ no meu notebook.

Que venham mais Windows ME/Vista Starter :D

¹O Linux ser difícil até então, não era nada perto do sistema pesado e limitado Windows Vista Starter