Sem espaço em disco + problema no login

Iniciado por Cauê Fabiano, 12 de Março de 2011, 02:00

tópico anterior - próximo tópico

Cauê Fabiano

Salve, pessoal!

Estou com um problema faz tempo, e, depois de muito procurar por aqui - e pela web - casos parecidos, nada parece resolver.

Tenho Ubuntu 10.04 no desktop e no notebook, e tudo funcionava tranquilamente. Porém, há algum tempo, começaram uns sintomas estranhos: mesmo não baixando nada para o computador (tenho um HD externo para isso), o sistema me avisava várias vezes que meu espaço em disco estava diminuindo (coisa de 100MB a cada 5min), mesmo que eu não estivesse baixando ou instalando nada.

Isso persistiu até que o sistema deu pau e não logou mais, aparecendo com a mensagem abaixo (tanto no desktop quanto no netbook):  

"Os padrões de configuração para o Gerenciador de energia do Gnome não foram instalados corretamente. Por favor, entre em contato com o administrador do computador"

Fui no terminal, entrei como root com "startx" e salvei meus arquivos. Depois, no terminal de novo, rodei "df -h" e o status era que meu HD estava com 100% de uso, mesmo a partição tendo 30GB no netbook/20GB no desktop e não ser utilizada para guardar arquivos pesados.

Não consigo utilizar o sistema, logar corretamente ou mesmo atualizar, mesmo sabendo que tenho espaço em disco. Já tentei comandos como "sudo apt-get clean" e genéricos e nada resolveu.

Existe uma solução para isso?

Muito obrigado desde já!

Abraços,
Twitter: @Cauefabiano

Tota

Ola

Limpou a lixeira dos usuarios e também a lixeira do root?

Verificou se existem arquivos como apenas de leirura na pasta /tmp?

[]'s

tuxjuin

Olá Cauê, Também estou com esse problema de HD. Até agora percebi que isso sempre acontece quando deixo o pc ligado muito tempo sem desligar ou sem reiniciar. Só tenho o ubuntu instalado aqui e sempre deixo o pc ligado com o torrent aberto.
Sempre fico de olho nessa coisa do espaco disponivel, também tenho um HD externo de 2TB só para guardar meus Downloads e tal, já percebi por mais de uma vez, que o HD vai diminuindo o espaco livre sozinho, outro dia quando ocorreu o problema novamente, eu fiquei na pasta Home, tinha 20gb livre, e o espaco foi diminuindo sozinho..rsrsrs, parece até resenha, mas não é, toda hora que apertada F5 tava menor o espaco livre.

Você conseguiu descobrir qual era o problema??

eliseu_carvalho

Isso pode ser um grande número de arquivos temporários que não foram apagados pelo sistema. Uma possibilidade é tentar o seguinte:

cd /tmp
sudo rm -r *

xluisfernando

Citação de: tuxjuin online 15 de Novembro de 2011, 17:24
Olá Cauê, Também estou com esse problema de HD. Até agora percebi que isso sempre acontece quando deixo o pc ligado muito tempo sem desligar ou sem reiniciar. Só tenho o ubuntu instalado aqui e sempre deixo o pc ligado com o torrent aberto.
Sempre fico de olho nessa coisa do espaco disponivel, também tenho um HD externo de 2TB só para guardar meus Downloads e tal, já percebi por mais de uma vez, que o HD vai diminuindo o espaco livre sozinho, outro dia quando ocorreu o problema novamente, eu fiquei na pasta Home, tinha 20gb livre, e o espaco foi diminuindo sozinho..rsrsrs, parece até resenha, mas não é, toda hora que apertada F5 tava menor o espaco livre.

Você conseguiu descobrir qual era o problema??

Ao desligar ou reiniciar, os arquivos temporários são excluídos automaticamente e se o sistema funciona muito tempo sem que isso aconteça, dependendo do uso, pode haver um acúmulo desses arquivos, que enquanto existem ocupam espaço.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS