Permissões ao montar rede

Iniciado por thelon, 08 de Agosto de 2011, 10:45

tópico anterior - próximo tópico

thelon

Olá pessoal!
estou tendo uma dificuldade que está me tirando o sono desde quinta-feira

Tenho uma rede com 3 computadores:

1- Servidor Linux
1- PC windows 7
1- PC Ubuntu 11.04

A conexão entre linux e windows é bem tranquila e está perfeita
quando ao meu pc com ubuntu e o servidor (que também é Ubuntu mas o server)
está esquisito!

Consigo acessar o localhost pelo IP, entrar na pasta dele, Copiar, Mover e Deletar arquivos e pastas
porém meu grande problema está na edição desses arquivos que eu não consigo de jeito nenhum!

fiz MUITOS teste com mount tentei com o smbfs também,
mas o fato de ser iniciante em linux acaba me travando em alguns artigos que li!

Pelo que vi o problema está no formato da unidade a ser montada e vi que existe algumas
formas de dar a permissão pelo comando mas não consegui com o que achei.

Aguardo uma ajuda! abraços.

zekkerj

Você está montando essas pastas de onde pra onde?

Qual é o usuário que está fazendo essas operações? Esse usuário tem acesso de escrita nesses arquivos na máquina de origem?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

thelon

CitarVocê está montando essas pastas de onde pra onde?
Estou querendo montar a pasta www do servidor que acesso pelo IP 192.168.0.192
através da rede.

CitarQual é o usuário que está fazendo essas operações? Esse usuário tem acesso de escrita nesses arquivos na máquina de origem?

então...
na verdade antes eram 2 máquinas com windowsXP mas como foi colocado mais memórias tivemos de formatar e alterar o sistema operacional
ficou (1 windows 7 e um ubuntu 11.04)

No arquivo de configuração do SAMBA compartilho como pasta publica com leitura

[global]
workgroup = MSWEB
security = share

[www]
comment = www directory
path = /var/www
public = yes
writable = yes

create mask = 0777
directory mask = 0777

zekkerj

Citarsecurity = share
Isso não funciona no Windows XP. Mude pra "security = user" e cadastre usuários no Linux com o mesmo nome dos usuários do Samba.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

thelon

fiz como me descreveu mas quando dou o comando para montar aparece o erro

mount error(13): Permission denied
Refer to the mount.cifs(8) manual page (e.g. man mount.cifs)

estou fazendo assim:
mount -o //192.168.0.192/www /mnt/Publico cifs user,uid=500,rw,suid,username=gabrielf,password=pw123 0 0

sendo que gabrielf é meu usuário no Ubuntu
e criei no samba dessa forma:

# smbpasswd -a gabrielf

e coloquei a senha pw123

zekkerj

Faça assim:

sudo mount //192.168.0.192/www /mnt/publico -t cifs -o user,uid=500,rw,nosuid,noexec,username=gabrielf,password=pw123

Certifique-se de que seu UID é mesmo 500 (em minha máquina, eles começam de 1000). Vc confirma isso com o comando "id":

$ id zekkerj
uid=1000(zekkerj) gid=1000(zekkerj) groups=1000(zekkerj),4(adm),20(dialout),24(cdrom),46(plugdev),106(lpadmin),117(admin),118(sambashare)

E principalmente, não ative a opção de SUID num sistema de arquivos remoto, a menos que você tenha certeza absoluta do que está fazendo!!!

thelon

Deu certo  ;)
Para ver como é falta de conhecimento... até que estava no caminho certo
Só não entendia esse lance do ID que na verdade o meu é 1002

por falta de tempo as vezes não consigo pesquisar muito sobre os comandos,
mas com o tempo vou pegando a prática hehehe

Obrigado!!!!!

zekkerj

Vc deve ter misturado as informações que pesquisou... pq há duas formas de fazer a montagem que vc quer, via comando "mount", e via arquivo /etc/fstab (pra fazer a montagem automática).

Vc colocou os parâmetros do comando da forma como eles ficariam no arquivo /etc/fstab.

thelon

certamente! :P
fiz downloads de algumas apostilas e guiias aqui, vou lendo aos poucos.

obrigado pela ajuda!

thelon

Consegui por ssh também

Citarsshfs root@192.168.0.192:/media/HDezaoWeb /mnt/outro -o allow_other