particoes

Iniciado por Kadu_tbj, 14 de Novembro de 2011, 13:59

tópico anterior - próximo tópico

Kadu_tbj

Bom amigos estou com um problema...

Uma amiga tem um not com 640hd tudo com windows 7 ela tinha particoes assim:

Obs.: claro que estou arredondando tudo

01. c:120gb
02. d:15gb
03. f:500gb

Nessa particao f: ela queria 200gb para ubuntu 11.04.

Dai eu coloquei o cd do ubuntu e quando cheguei nessa particao de 500 que estava em formato NTFS, eu alterei o tamanho para 300gb e pus em formato ext4, assim que alterou apareceu status: inutil. Nao terminei a instalacao e sai para ver como ficava no windows.

O que acontece é que nessa particao esta todos os arquivos que ela necessita e obviamente o windows nao enxerga o ext4.

EStou passando um programa para recuperar os arquivos, ja salvei vários. Depois que salvar todos os que quero vou formatar e fazer da forma correta.

A minha pergunta é: tem alguma maneira de reverter esse processo sem formatar?? ou seja voltar para NTFS?? Porque se tivesse seria tudo muito mais rapido.

Amigos preciso disso para ¨ontem¨

quem puder porfa me ajude

Kadu_tbj!Efeito fogo no Ubuntu (compiz)
Notebook Satellite Toshiba L635, UBUNTU 12.04 Unity 64Bits LTS, CORE i5 480M 2.70ghz, HD640, 6G DDR3, HDMI,Bluetooth, Bateria de 6 celulas
Obedecendo ao Chamado do Mestre

clodoaldops

kadu... nunca se eskeça da regra de ouro:se vai mexer em partições com dados importantes: faça bkp antes!
vc deseja restaurar a ntfs de 500gb e deixa-la como antes de tentar instalar o ubuntu, é isso?

Warhead

Saudações.

Um HD pode ser particionado em até 3 partições primárias.
Portanto quando o amigo criou a partição de 200 GB, esta não será reconhecida e portanto será inútil.
Uma solução seria criar uma partição lógica e alí instalar o Ubuntu.
Antes de converter o formato do particionamento, faça o particionamento em sí. Depois crie a partição no formato que deseja, sem alterar as que já estão prontas e em uso.
Caso tenha decidido formatar o Disco Rígido, faça a instalação do Window$$ primeiro e depois instale o Ubuntu.
Pelo instalador do Win é possível dividir o HD e escolher o local onde será instalado o Janela$$. No espaço que ficar vazio, instale o Ubuntu.

Boa sorte.
Você será tudo aquilo que acreditar ser.

Kadu_tbj

Citação de: clodoaldops online 14 de Novembro de 2011, 15:12
kadu... nunca se eskeça da regra de ouro:se vai mexer em partições com dados importantes: faça bkp antes!
vc deseja restaurar a ntfs de 500gb e deixa-la como antes de tentar instalar o ubuntu, é isso?

Eu sei cara vacilei, estava meio preguiçoso dai...
Quanto a sua pergunta, no momento é exatamente o que quero..tem alguma possibilidade de restaurar para ntfs?? Porque assim o windows poderia enxergar...
Notebook Satellite Toshiba L635, UBUNTU 12.04 Unity 64Bits LTS, CORE i5 480M 2.70ghz, HD640, 6G DDR3, HDMI,Bluetooth, Bateria de 6 celulas

Kadu_tbj

Citação de: Warhead online 14 de Novembro de 2011, 15:13
Saudações.

Um HD pode ser particionado em até 3 partições primárias.
Portanto quando o amigo criou a partição de 200 GB, esta não será reconhecida e portanto será inútil.
Uma solução seria criar uma partição lógica e alí instalar o Ubuntu.
Antes de converter o formato do particionamento, faça o particionamento em sí. Depois crie a partição no formato que deseja, sem alterar as que já estão prontas e em uso.
Caso tenha decidido formatar o Disco Rígido, faça a instalação do Window$$ primeiro e depois instale o Ubuntu.
Pelo instalador do Win é possível dividir o HD e escolher o local onde será instalado o Janela$$. No espaço que ficar vazio, instale o Ubuntu.

Boa sorte.

Mano e como eu faço para reverter?? Como eu faço para utilizar a partição inutil?? Como faço para converte-la em ntfs sem ter que formatar?
O que eu queria era converter de volta para ntfs, dai eu poderia tirar os arquivos, salvo eles no meu hd externo, dai faço da forma correta, pq não posso formatar o HD...

Brodovisk

Vou te falar uma coisa amigo , o máximo que consegui recuperar de uma partiçao que formatei foram alguns arquivos(formatei ntfs p/ ntfs) , as que exclui foi praticamente 99% para o saco....
Outras ntfs que exclui e fiz ext4 ou reifers perdi é tudo!se recuperou um pouco creio que está bom.....Fui bomba um scaner de blocos em um hd de 200 gb demorou uns 3 a 4 dias!600 gb nem pensa....Pode pegar um gerador de energia , pq caso acabar a energia lasco...
Converter em ntfs ela converte , mais aí que some tudo de uma vez....creio que vc recuperou um pouco pq tipo vc não deixou terminar de fazer , se tivesse terminado tudo creio que sumiria é tudo....(o live cd retira essa partiçao ,porém retirou acaba de lasca e perde tudo , se for só isso que quer)
Fiz isso a uns 4 anos atrás, se surgiu algum soft que recupere que me corrijam pq eu não sei ,sinto mto , essa eu passo.
Boa sorte

Warhead

Saudações.

Supondo que tenha convertido apenas os 200GB criados para EXT4, pode apagar esta partição pelo Win mesmo e depois estender a partição de 300GB para 500GB com o gerenciador do Win mesmo, que dá conta desta operação.
Agora, se foi convertida toda a partição de 500GB para EXT4...a coisa fica difícil. E re-converter tudo, com arquivos dentro, fica complicado dar garantias.
Uma alternativa, apenas uma esperança, seria usar o DVD do Win e tentar recuperar o Sistema. Pode funcionar ou não.
Caso nada funcione, inicie o PC com CD/DVD Linux e salve o que puder para uma mídia ou HD externo e comece do zero.
Uma forma segura de garantir que os Sistemas não conflitem no HD é particionar antes de instalar qualquer coisa. Decida neste ponto o tamanho que cada S.O vai utilizar.

Boa sorte.

clodoaldops

kadu... é possivel converter p/ ntfs sim... a questão é... e os dados? salvou o maximo?
use o gparted nolive-cd do ubuntu ou do parte-magic p/ aumentar a partição ntfs

Brodovisk

Warhead
Creio que a partição fique negra de dentro do win , não tem como editar .....tipo ela aparece , mais como não reconhece acho que quando ele clika não aparece as opções...(fica vendo ele falar o mesmo).
Com o cd do win como vc disse creio que seja mais provável que dê e na esperança de reparar sem destruir os dados...pq o grub é instalado no final da instalação do ubuntu , então creio que ele ainda não entrou na mbr ,então pode ser que dê...apoiado!
Abração

Kadu_tbj

Citação de: Warhead online 15 de Novembro de 2011, 09:21
Saudações.

Supondo que tenha convertido apenas os 200GB criados para EXT4, pode apagar esta partição pelo Win mesmo e depois estender a partição de 300GB para 500GB com o gerenciador do Win mesmo, que dá conta desta operação.
Agora, se foi convertida toda a partição de 500GB para EXT4...a coisa fica difícil. E re-converter tudo, com arquivos dentro, fica complicado dar garantias.
Uma alternativa, apenas uma esperança, seria usar o DVD do Win e tentar recuperar o Sistema. Pode funcionar ou não.
Caso nada funcione, inicie o PC com CD/DVD Linux e salve o que puder para uma mídia ou HD externo e comece do zero.
Uma forma segura de garantir que os Sistemas não conflitem no HD é particionar antes de instalar qualquer coisa. Decida neste ponto o tamanho que cada S.O vai utilizar.

Boa sorte.

Amigos mais uma vez fico impressionado e satisfeito de fazer parte da familia open source.
Primeiro quero dizer que eu arredondei alto demais...vou enviando uma imagem aqui para que voces possam entender a situacao

Quando clico nessa não alocada, ele diz
[/URL]
[/img]

O problema é que a dona do not quer isso pra ontem...é que ela é professora e todos os dados de alunos, trabalhos, provas e tal...

Eu criei duas particoes:

Uma com 101,80 gb essa esta como ext4 partição primária

Outra com 360,48 - é essa que aparece inutil (deve aparecer inutil pq com quando criei a de 101,80gb foi a ultima primaria)

Será que essa de 101gb eu posso excluir e depois com gparted alterar a outra para NTFS???

Muito obrigado pela ajuda de cada um de voces...

Warhead

Saudações de novo...

A princípio, pode-se apagar qualquer partição. O problema está em saber os dados que estão contidos alí.
Pelo que foi relatado até o momento, a partição que foi criada em EXT4 está vazia ou, pelo menos, pode ser deletada. Portanto delete!
Depois estenda a outra partição e recupere o sistema com o DVD do Win.

OBS.: Tudo que for tentado neste momento envolve risco de perda de dados e até do Sistema instalado. Vale lembrar que alterar a organização das partições de um HD onde já tenha um S.O. instalado consiste em algum risco de dano aos mesmos (HD e S.O.).
Portanto faça um grande back-up de tudo que puder antes de prosseguir com as tentativas de recuperar ou instalar qualquer coisa.

OBS. II: Deixe claro para a pessoa a quem está atendendo que há riscos envolvidos nas operações que serão realizadas e tente ser didático quanto ao que pretende fazer no equipamento de outra pessoa. Quando estamos a fazer experiências em nosso computador, tudo está a nosso favor e os erros fazem parte da aprendizagem. Mas ao manipular a máquina de outra pessoa, devemos ter critério, cuidado e temos a obrigação de dar satisfações, todas as possíveis sobre o que estamos fazendo.

OBS. III: Este fórum é composto por membros extremamente qualificados.
Se estiver inseguro quanto aos procedimentos e precisar de mais informações, poste mais detalhes sobre o que fez e o que quer fazer.
Espere até que surjam mais instruções para ajudar e mantenha a proprietária do computador informada da situação.

Boa sorte aí.