Linha de comando ou Ambiente Grafico?

Iniciado por TCP/IP, 21 de Novembro de 2011, 11:34

tópico anterior - próximo tópico

TCP/IP

Gente estou com uma duvida boba, mas ainda sim uma duvida.
Quero saber se eu estou errado em dizer que um S.O Grafico sou eu que faço tudo pra chegar onde eu quero ou fazer o que eu quero e em linha de comando eu digo ao computador pra fazer o que eu quero por mim?

gaseabra

Você não faz nada. Você manda o computador fazer para você seja por GUI ou terminal.

A única coisa que o computador faz sozinho é estragar.
Linux user #545235 / Distros: Zorin OS 5.2, Linux Mint 12.

agente100gelo

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

TCP/IP

CitarVocê não faz nada. Você manda o computador fazer para você seja por GUI ou terminal.

Me refiro a por exemplo quando se vai instalar um programa no GUI eu tenho que procurar o site onde eu vou baixa-lo, esperar baixar e depois começar a instalação do programa.
Já na linha de comando eu só preciso ( no caso eu uso Ubuntu ) digitar: sudo apt-get install e o nome do programa e o computador mesmo faz tudo pra mim, baixa e instala, eu nao preciso ficar no next, next, install e concluir.
Nesse caso eu so precisei dizer ao computador que preciso de um determinado programa, dai o proprio faz todo o resto do trabalho e no final so me retorna se deu tudo certo ou nao e se nao o porque nao deu certo.

agente100gelo

Citarnext, next, install

Você está falando de qual SO?
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

TCP/IP

gaseabra

Dá no mesmo entrar no site ou instalar via terminal. Você está dando instruções ao computador.
Linux user #545235 / Distros: Zorin OS 5.2, Linux Mint 12.

Tota

Citação de: TCP/IP online 21 de Novembro de 2011, 11:34
Gente estou com uma duvida boba, mas ainda sim uma duvida.
Quero saber se eu estou errado em dizer que um S.O Grafico sou eu que faço tudo pra chegar onde eu quero ou fazer o que eu quero e em linha de comando eu digo ao computador pra fazer o que eu quero por mim?

Ola

Amigo, não existe sistema operacional gráfico.

Todo e qualquer sistema operacional funciona em codigo binário ou código de maquina.

Se ele tem ou não interface grafica para instalar ou remover programas são outros quinhentos.

Quando voce usa apt-get remove para remover um pacote no Ubuntu, é o mesmo que no windows entrar no console e digitar no prompt de comandos uninstall.exe ( se o programa tiver o mesmo )

Qualquer sistema faz isto, como o gaseabra citou acima.

[]'s

jkmsjq

Se entendi a intenção da sua pergunta, acredito que você fazer uma instalação por terminal (tudo que eu disser vai se relacionar ao GNU/Linux) consegue-se um controle maior sobre as alterações realizadas no seu computador, exemplo, programas instalados e suas dependências. Via ambiente gráfico, você pode perder um pouco esse controle, aí, se for necessário fazer alguma alteração depois, pode ser um pouco mais difícil para a pessoa, principalmente, se esta pessoa for iniciante no mundo Linux.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Brodovisk

CitarQuando voce usa apt-get remove para remover um pacote no Ubuntu, é o mesmo que no windows entrar no console e digitar no prompt de comandos uninstall.exe ( se o programa tiver o mesmo )
kkkkkkkkk
Acabei de aprender a desistalar um programa de win pelo prompt , de win (não sei navegar pelo prompt),nunca chegaria até a pasta certa..rs

garfo

Pela linha de comando o usuário [avançado] tem mais controle do que está acontecendo na máquina, tipo, com um comando ele já atualiza o sistema, limpa o cache do navegador, remove a pasta tal, cria outra pasta tal... é tudo muito prático (É claro, pra quem sabe os comandos certos e gostar de digitação, a linha de comando é um paraíso...).

Mas a interface gráfica é *muito* mais fácil e intuitiva para um usuário normal, e eu acho que é a mais usada atualmente pelas pessoas.

Eu pessoalmente prefiro mil vezes a interface gráfica. Odeio linha de comando.

Bom, é isso. Fica ae minha opinião. Falow.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

rudregues

Citação de: TCP/IP online 21 de Novembro de 2011, 12:51
CitarVocê não faz nada. Você manda o computador fazer para você seja por GUI ou terminal.

Me refiro a por exemplo quando se vai instalar um programa no GUI eu tenho que procurar o site onde eu vou baixa-lo, esperar baixar e depois começar a instalação do programa.
Já na linha de comando eu só preciso ( no caso eu uso Ubuntu ) digitar: sudo apt-get install e o nome do programa e o computador mesmo faz tudo pra mim, baixa e instala, eu nao preciso ficar no next, next, install e concluir.
Nesse caso eu so precisei dizer ao computador que preciso de um determinado programa, dai o proprio faz todo o resto do trabalho e no final so me retorna se deu tudo certo ou nao e se nao o porque nao deu certo.
Olha, num dá pra generalizar não, pois a Central de Programas baixa e instala os programas. E é uma interface gráfica.

Mas assim, também concordo com o gaseabra, você na verdade dá instruções ao computador para instalar um software, seja com cliques na Central de Programas, seja com comandos no terminal.

[ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

kaito57