Formatar ou Atualizar OS?

Iniciado por rhuan 261, 11 de Novembro de 2011, 15:25

tópico anterior - próximo tópico

rhuan 261

Naum sei se eu sou meio matuto ou chato. Mas quando vou mudar a versão do ubuntu eu prefiro formatar a partição.

Quando vou Mudar de ubuntu, gosto sempre de formatar a partição onde ele está, vejo sempre amigos do fórum reclamando de problemas após atualizar sua versão.

Talvez tenha tópicos falando deste assunto já, só gostaria de debater a ideia e esclarecer essa dúvida minha e consequentemente ajudar outros companheiros de empreitada

É Iniciante??????????????????
Leia isto Primeiro

garfo

Sinceramente, primeiro eu faço um backup dos arquivos mais importantes que tenho (num pendrive ou num HD externo), depois tento atualizar pelo sistema. Se ficar tudo bem, não der problemas e ficar rápido, paro por aí e continuo usando o sistema de boa.

MAS se der algum problema, bugs chatos e o sistema ficar lento, já terei uma mídia com o sistema gravado (faço isso antes de atualizar), e formato tudo e instalo do zero. Sem dó nem piedade.  ;D  8)

Sendo mais direto, é mais comum eu pular o primeiro passo e já formatar tudo e instalar tudo do zero, não esquecendo de fazer o backup antes (o backup é a parte mais chata de todas...).
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

eliseu_carvalho

Cara... Se é a última coisa que eu penso, é em atualização. Sempre faço instalações limpas. Quanto aos meus arquivos, estão todos na minha conta do Dropbox, então não tenho problemas quanto a isso.

asghan

Eu até tenho vontade em "atualizar" mas percebi uma coisa no Ubuntu em relação as outras distros:

A cada nova versão o sistema sempre vem com novidades

Ou seja a chance de quebrar a instalação é presente na minha opnião, por isso instalo do zero mesmo

Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Adriano R.N.

Citação de: garfo online 11 de Novembro de 2011, 16:21
Sinceramente, primeiro eu faço um backup dos arquivos mais importantes que tenho (num pendrive ou num HD externo), depois tento atualizar pelo sistema. Se ficar tudo bem, não der problemas e ficar rápido, paro por aí e continuo usando o sistema de boa.

MAS se der algum problema, bugs chatos e o sistema ficar lento, já terei uma mídia com o sistema gravado (faço isso antes de atualizar), e formato tudo e instalo do zero. Sem dó nem piedade.  ;D  8)

Sendo mais direto, é mais comum eu pular o primeiro passo e já formatar tudo e instalar tudo do zero, não esquecendo de fazer o backup antes (o backup é a parte mais chata de todas...).

Camarada, a partição /home evita o problema de fazer bakup, o segredo é não formatá-la na hora de instalar. Pode confiar que funciona muito bem.
Quanto ao tópico, instalação limpa é a melhor escolha.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

garfo

Citação de: Adriano R.N. online 11 de Novembro de 2011, 18:08
Citação de: garfo online 11 de Novembro de 2011, 16:21

Camarada, a partição /home evita o problema de fazer bakup, o segredo é não formatá-la na hora de instalar. Pode confiar que funciona muito bem.
Quanto ao tópico, instalação limpa é a melhor escolha.

Nah... não curto ficar particonando o meu HD em várias partes não. Prefiro do jeito padrão mesmo, com a partição /home na raiz. O backup é chato, mas só tenho que fazer isso a pelo menos cada 2 anos (uso só versões LTS).
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

rjbgbo

sobre usar a partição /home separada usei uma dica aqui do forum e gostei demais: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,81914.0.html
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

clodoaldops

Eu sempre faço instalação limpa de cada nova versão.
Tenho uma partição exclusiva p/ bkp de meus dados.
Meu desktop está mais ou menos assim:
sda1/ubuntu/50gb + sda2/fedora/25gb + sda3/LM/25gb + sda4/BKP/400gb
Não uso swap pq tenho 4gb/ram