Sem suporte para graduação de frequência da CPU

Iniciado por eaxgrande, 06 de Novembro de 2011, 19:03

tópico anterior - próximo tópico

eaxgrande

Olá a todos

Até recentemente era possível escolher diferentes frequências para os processadores da minha máquina (Core2Duo) somente clicando em cima dos ícones configurados para cada um (monitor de graduação de frequência CPU), tanto no painel do gnome quanto no dock do Avant Window Navigator que eu também uso aqui.

Do nada, sem explicação, agora mostra a seguinte mensagem no ícone do painel (exemplo para o primeiro processador): " CPU 0 - Sem suporte para graduação de frequência 2,92 GHZ (100%)" E no dock: " Scaling unavaliable - Frequency scaling is not availiable for the selected CPU."

Pensei que pudesse ser algo com o kernel omnishlash que eu uso aqui e reiniciei a máquina usando o kernel anterior que eu ainda tenho habilitado no grub (2.6.32-33-generic) e funcionou tudo normalmente, porém com o problema ainda persistindo.

Fiz uma pesquisa: (sudo apt-cache search cpufreq) e instalei alguns dos vários pacotes via terminal mesmo, que eu achei que poderiam resolver o problema.

E nada...

Pesquisei no google e descobri que no meu sistema , a pasta /sys/devices/system/cpu/cpufreq está vazia... Não sei se isso é padrão...

Bom, estou no escuro...

Alguém sabe o que pode ser isso? Como é que alguma coisa pára assim, do nada, de funcionar?

Abraços!
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

eaxgrande

Hoje de manhã rodei o liveCD que eu tenho aqui, feito pelo Remastersys, por outro motivo.

Mas aproveitei a ocasião e chequei a função de graduação de frequência.

Também não funciona. Nem pelo LiveCD...

Será que está acontecendo algum problema com meus processadores? O negócio é hardware?
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

eaxgrande

Conseguí resolver...

As respostas estavam aqui: https://wiki.ubuntu.com/Security/CPUFeatures

A função equivalente a "Execute Disable Bit" no setup da bios da minha máquina estava desabilitada.

Foi só encontrar e habilitar, e tudo voltou ao normal.

Abraços.
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal