Libertei o meu notebook da escravidão Microsoftiana \o/

Iniciado por eliseu_carvalho, 11 de Novembro de 2011, 10:13

tópico anterior - próximo tópico

eliseu_carvalho

Pois bem... Depois de um longuíssimo tempo com tentativas frustradas e infelizes retornos ao Windows 7 apenas por causa da placa de vídeo (SiS 671, aaaaaaaaarghhhhhh!!!!), finalmente consegui instalar um Linux no meu notebook. O sistema instalado foi o mesmo do meu PC: Xubuntu 11.10 64-bit. E pra conseguir a resolução certa na tela, segui esse tutorial aqui:

http://diversosassuntosbrasil.blogspot.com/2011/09/ubuntu-1110-e-placa-de-video-sis-671.html

Fiquei meio temeroso no começo por ter que compilar, ainda dar "make" e "make install"... Mas tudo funcionou perfeitamente  ;D
Ainda resta uma coisa a ser feita: habilitar a conexão wireless, o que vem sendo um desafio... A placa wireless é uma Atheros AR2427 e ouvi falar de um driver chamado "madwifi"; mas ainda não funcionou. Talvez exista alguma solução com o ndiswrapper? Não sei. Mas só pelo fato de ter um Linux com a resolução correta no meu note, já é uma grande coisa  :D

clodoaldops

Meu hd no desktop é 100% linux.
Meu notebook roda dual-boot com windows original ... não vejo pq remove-lo... mas em 90% tempo uso linux.

rhuan 261

meu note era 100 win7 começo do ano

Em junho era 70% win7 e 30% linux

Agora eh 80% linux e 20% win7

tem duas semanas aproximadamente que eu não uso (literalmente) o win7
É Iniciante??????????????????
Leia isto Primeiro

eliseu_carvalho

Vou fazer outro teste aqui, agora com o 11.04. Se o esquema acima funcionar para o vídeo, e se eu poder conectar à internet via wireless... Já era  ;D

garfo

Muito bom, cara! Congratulações!

Eu lembro que a última coisa que me "prendia" ao Windows era um programa bom para baixar vídeos do Youtube. Alguns dias fuçando no Baixaki para Linux, encontrei um chamado Damnvid que fazia tudo que eu queria (nessa época eu tinha dual-boot Windows+Wubi)... meu, não pensei duas vezes! Peguei o CD do Ubuntu Lucid e tasquei no leitor de DVD! Só lembro eu dando tchauzinho pro Windows XP [pirata] que eu tinha! Foi um dia muito bom!
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

eliseu_carvalho

Essa sensação de se jogar fora um CD pirata do Windows é algo único  ::)
Bom... Ainda estou tentando descobrir como faz a internet sem fio funcionar (obs.: voltei ao 11.10 64-bit). Cogitei inclusive comprar um pen modem da Vivo pra isso, mas antes quero ver se existe alguma solução com a placa wireless (Atheros AR2427). Se alguém puder me dar uma mãozinha aí, ficarei grato...

asghan

Muito legal sua escolha ! Tbm tive uma decisão dessa essa semana, meu 1º note veio com Windows 7 original, ainda acho q fui radical, mas instalei o Ubuntu no hd todo, detalhe, nem o cd de recuperação trás de volta o Windows original, até fiquei meio chocado com minha atitude, mas está feito.
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

eliseu_carvalho

Mais um progresso: descobri que o problema da falta de internet sem fio não é na placa wireless em si, mas nas teclas de função do notebook, que eu ainda não consegui fazer funcionar. O Philco PHN14505 usa as teclas Fn+F2 para ativar/desativar o wireless. Alguma luz?

jkmsjq

Citação de: eliseu_carvalho online 11 de Novembro de 2011, 22:35
Mais um progresso: descobri que o problema da falta de internet sem fio não é na placa wireless em si, mas nas teclas de função do notebook, que eu ainda não consegui fazer funcionar. O Philco PHN14505 usa as teclas Fn+F2 para ativar/desativar o wireless. Alguma luz?

No meu notebook a combinação é Fn+F11.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

hugoleal85

Citação de: garfo online 11 de Novembro de 2011, 16:47
Muito bom, cara! Congratulações!

Eu lembro que a última coisa que me "prendia" ao Windows era um programa bom para baixar vídeos do Youtube. Alguns dias fuçando no Baixaki para Linux, encontrei um chamado Damnvid que fazia tudo que eu queria (nessa época eu tinha dual-boot Windows+Wubi)... meu, não pensei duas vezes! Peguei o CD do Ubuntu Lucid e tasquei no leitor de DVD! Só lembro eu dando tchauzinho pro Windows XP [pirata] que eu tinha! Foi um dia muito bom!

Lembro que você pode baixar vídeos do Youtube diretamente do navegador firefox ou Chrome (Chromium). No caso do firefox é só instalar a extensão DownloadHelper. O Crome(Chromium) também possui uma extensão equivalente, apenas com outro nome.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

eliseu_carvalho

Ainda na saga do wifi... Isso funcionaria?

https://www.digimer.com.br/handler.php?module=site&action=view&cod=990001#1

Muito embora o real problema não seja a placa de rede wireless do notebook, mas a falta de acesso à função Fn+F2 pra ligar o dispositivo, fiquei pensando se não seria mais prático simplesmente instalar um novo dispositivo. Se alguém já tiver coisa parecida, poderia me dizer se o funcionamento é garantido?

eliseu_carvalho

Gente... Só tenho a dizer uma coisa: tudo perfeito! :D :D :D :D :D
Primeiro fui no BIOS e desabilitei o wireless onboard. Aí comprei um wireless USB ASUS USB-N10, reinstalei o Xubuntu 11.10 64-bit e o dispositivo foi reconhecido automaticamente. Depois atualizei o kernel para 3.0.0.13, fiz de novo o esquema do vídeo lá na primeira mensagem... e o notebook está livre!!!

----------------------------------------------

Agora neste momento estou na sala da casa, conversando com a família, esperando a janta, enquanto digito esse texto. Ê maravilha! ;D

garfo

Citação de: eliseu_carvalho online 12 de Novembro de 2011, 20:05
Gente... Só tenho a dizer uma coisa: tudo perfeito! :D :D :D :D :D
Primeiro fui no BIOS e desabilitei o wireless onboard. Aí comprei um wireless USB ASUS USB-N10, reinstalei o Xubuntu 11.10 64-bit e o dispositivo foi reconhecido automaticamente. Depois atualizei o kernel para 3.0.0.13, fiz de novo o esquema do vídeo lá na primeira mensagem... e o notebook está livre!!!

----------------------------------------------

Agora neste momento estou na sala da casa, conversando com a família, esperando a janta, enquanto digito esse texto. Ê maravilha! ;D

Eu disse. É uma sensação muito boa, não é?  ;D

É ótimo estar livre do Windows! Bom uso do Xubuntu pra ti, amigo!

Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

eliseu_carvalho

E quem disse que não dá pra usar Ubuntu com SiS671 e wifi a pino, hein?! hehe :)

Só pra ter uma ideia: olha a situação quando tentei o Ubuntu Studio 10.10 no mesmo notebook há um tempo atrás:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,77897.0.html

Eu me descabelava por não ter conseguido, reclamava que só o "Windows XP Piratation Edition" funcionava e que não queria aquilo... Dizia que ia trocar de notebook... E agora nada disso é necessário, pois tá tudo 100%. Ah, beleeeeeeeeeeeeza ;D

Andreson Goveia

Isso é muito bom, e esse esforço todo com toda certeza te rendeu um bom e belo conhecimento não foi??

Já passei por situações parecidas e sempre depois que termino e consigo fazer funcionar direito, acabo percebendo o tanto que pesquisei e aprendi com isso.

Parabéns pela libertação da escravidão também, rsrs

lere, lere, lere.