error 12: Invalid device requested

Iniciado por junus20, 09 de Novembro de 2011, 22:26

tópico anterior - próximo tópico

junus20

Faz pouco tempo que instalei o ubuntu 11.10 no meu pc. Eu tinha o windows e pretendia ter dualboot, porém numa proeza eu acabei perdendo o windows durante a instalação do ubuntu. Ate ai tudo bem, ja que havia feito backup dos arquivos.
Instalei novamente o windows e tentei recuperar o grub. Aí é que os problemas começam.
Depois de várias tentativas consegui fazer com que o windows apareça na tela de dual boot. Porém quando eu seleciono o windows para dar boot aparece o seguinte erro: Error 12: Invalid device requested

Já tentei de tudo. Já tentei recuperar o grub pelo live cd (na verdade eu uso um pendrive com a instalação do ubuntu gravada nele), já tentei os métodos desse post:
Mil e uma maneiras de recuperar grub e grub2
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,14614.0.html

E já nao sei mais o que faço. Pensei em reinstalar tanto o windows quanto o ubuntu. Porém gostaria de resolver o problema sem precisar fazer isso, pois quero entender o problema e sua solução. No futuro eu realmente gostaria de fazer parte da comunidade como um colaborador. Mas no momento ainda estou aprendendo então paciência. Lembrando aos senhores que sou leigo na área ainda, então por favor, tentem explicar detalhadamente as possíveis soluções. Desde já agradeço a atenção e compreensão de todos. XD

eliseu_carvalho

O certo seria ter dividido o HD em duas partições, uma para Windows e outra para o Ubuntu; depois, instalado cada um no seu devido lugar. Provavelmente você andou redimensionando a partição (ou partições) do Windows e isso pode ter ocasionado esse e outros problemas.

junus20

então como faço para resolver o problema? eu teria que usar o partition magic? o gparted do ubuntu já resolve?
Obrigado pela resposta tão rápido. Estou surpreso. XD