[Resolvido] Problemas durante update, libcaribou0 e libcaribou-common

Iniciado por leo_topanga, 08 de Novembro de 2011, 20:41

tópico anterior - próximo tópico

leo_topanga

E ae galera,

Beleza??

Primeira que posto uma mensagem aqui, e já é um problema.

Estou utilizando Ubuntu 11.10 + Gnome Shell.

Ontem fui realizar update e me encarei com alguns problema, eu tentei resolvê-los lendo algumas coisas no fórum, e agora a mensagem que eu recebo dando:
sudo apt-get install -f é essa:

Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências      
Lendo informação de estado... Pronto
Corrigindo dependências... falhou.
Os pacotes a seguir têm dependências desencontradas:
libcaribou0 : Depende: libcaribou-common (= 0.4.1-0ubuntu1~11.10~ricotz0) mas não é instalável
E: Erro, pkgProblemResolver::Resolve gerou falhas, isto pode ser causado por pacotes mantidos (hold).
E: Impossível corrigir dependências

Eu tentei resolver os conflitos de instalação do libcaribou0 pelo synaptic, mas não rolou e agora está aparecendo essa mensagem, alguém poderia me auxiliar??

Valeu...

Abraços

leo_topanga

Bom galera,

Procurando no fórum, encontrei esse link: http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=89184.0

Teve um rapaz com um problema parecido com o meu, daí em resposta pedem para ele dar o comando:

sudo rm /var/lib/apt/lists/* ; sudo rm /var/lib/apt/lists/partial/* ; sudo apt-get clean ; sudo apt-get -f install ; sudo apt-get update

Daí fiz isso, e tentei novamente no sudo apt-get install -f, aparece o seguinte agora:

Corrigindo dependências... Pronto
Os pacotes extra a seguir serão instalados:
  libcaribou-common
Os NOVOS pacotes a seguir serão instalados:
  libcaribou-common
0 pacotes atualizados, 1 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 122 não atualizados.
2 pacotes não totalmente instalados ou removidos.
É preciso baixar 7.722 B de arquivos.
Depois desta operação, 106 kB adicionais de espaço em disco serão usados.
Você quer continuar [S/n]? s
Obter:1 http://ppa.launchpad.net/ricotz/testing/ubuntu/ oneiric/main libcaribou-common i386 0.4.1-0ubuntu1~11.10~ricotz0 [7.722 B]
Baixados 7.722 B em 0s (9.848 B/s)     
(Lendo banco de dados ... 192228 ficheiros e directórios actualmente instalados.)
Desempacotando libcaribou-common (de .../libcaribou-common_0.4.1-0ubuntu1~11.10~ricotz0_i386.deb) ...
dpkg: erro processando /var/cache/apt/archives/libcaribou-common_0.4.1-0ubuntu1~11.10~ricotz0_i386.deb (--unpack):
a tentar sobre-escrever '/usr/share/caribou/layouts/scan/us.xml', que também está no pacote caribou 0.3.92-0ubuntu1
Nenhum relatório do apport gravado porque MaxReports já foi atingido
                                                                    Erros foram encontrados durante o processamento de:
/var/cache/apt/archives/libcaribou-common_0.4.1-0ubuntu1~11.10~ricotz0_i386.deb
E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1)

Agora já não sei mais oque fazer, alguém poderia me dar uma luz??

valeu

Tota

Ola

Citação de: leo_topanga online 08 de Novembro de 2011, 20:56
a tentar sobre-escrever '/usr/share/caribou/layouts/scan/us.xml', que também está no pacote caribou 0.3.92-0ubuntu1

Vá até a pasta /usr/share/caribou/layouts/scan/ como sudo

Localize o arquivo us.xml e remova o mesmo sudo rm us.xml

Refaça o procedimento sudo apt-get install -f

Deve funcionar.

[]'s

leo_topanga

Não deu certo não Tota....

Apareceu a mesma coisa:

Corrigindo dependências... Pronto
Os pacotes extra a seguir serão instalados:
  libcaribou-common
Os NOVOS pacotes a seguir serão instalados:
  libcaribou-common
0 pacotes atualizados, 1 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 122 não atualizados.
2 pacotes não totalmente instalados ou removidos.
É preciso baixar 0 B/7.722 B de arquivos.
Depois desta operação, 106 kB adicionais de espaço em disco serão usados.
Você quer continuar [S/n]? s
(Lendo banco de dados ... 192228 ficheiros e directórios actualmente instalados.)
Desempacotando libcaribou-common (de .../libcaribou-common_0.4.1-0ubuntu1~11.10~ricotz0_i386.deb) ...
dpkg: erro processando /var/cache/apt/archives/libcaribou-common_0.4.1-0ubuntu1~11.10~ricotz0_i386.deb (--unpack):
Nenhum relatório do apport gravado porque MaxReports já foi atingido
                                                                    Erros foram encontrados durante o processamento de:
/var/cache/apt/archives/libcaribou-common_0.4.1-0ubuntu1~11.10~ricotz0_i386.deb
E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1)

???

Tota

Ola

deu um ls -la na pasta para ter certeza que removeu o arquivo?

Não é possivel uma mensagem de duplicidade se o arquivo não existe, não é mesmo?

Dê uma verificada.

[]'s

leo_topanga

Se liga,

leonardo@leonardo-Aspire-4736Z:/usr/share/caribou/layouts/scan$ ls -la
total 8
drwxr-xr-x 2 root root 4096 2011-11-08 23:26 .
drwxr-xr-x 5 root root 4096 2011-10-30 19:49 ..
leonardo@leonardo-Aspire-4736Z:/usr/share/caribou/layouts/scan$ sudo rm us.xml
[sudo] password for leonardo:
rm: não foi possível remover "us.xml": Arquivo ou diretório não encontrado
leonardo@leonardo-Aspire-4736Z:/usr/share/caribou/layouts/scan$

Já tinha deletado.

:/

Tota

Ola

Olhando no Ubuntu packages=> http://packages.ubuntu.com/search?keywords=libcaribou&searchon=names&suite=oneiric&section=all

Verifiquei que libcaribou-common não faz parte dos repositórios do 11.10

Se precisa desta biblioteca, tente "enganar" o sistema.

Remova inteiramente o pacote caribou, instale o libcaribou-common ( tá baixando via ppa? ) e depois reinstale o caribou

Seria uma forma de contornar o conflito em sobrescrever o arquivo us.xml

O mais indicado seria verificar as versões das bibliotecas, e checar no gerenciador de pacotes synaptic o que foi alterado na versão.

Se possivel poste um passo a passo (com os links ) dos procedimentos que está tentando para o forum poder ajudar melhor. Tenho no meu 11.10 o caribou instalado mas sem o libcaribou-commom, que como citei não está presente no meu synaptic ( nenhum ppa no meu sources )

[]'s

leo_topanga

Entrei no Synaptic, e visualizei o arquivo quebrado libcaribou0.

Removi o arquivo, só que junto ele removeu o meu gnome-shell.. agora voltei ao gnome classic :/

Vou ver se consigo arrumar isso..... se pá vou ter que instalar denovo o gnome-shell e os gnome-extensions.

leo_topanga

Deu certo agora Tota....

Fiz isso mesmo, pelo synaptic deletei o pacote libcaribou que estava quebrado..... daí perdi o gnome-shell,

Reinstalei o gnome-shell com todos os pacotes gnome-shell-extensions que tinha e voltou.... daí eu consegui atualizar....

Era um conflito com os arquivos do gnome-shell mesmo.....

Valeu aí pelo help....

Abraços