Driver de video ati hd4200 no ubuntu 11;10 socorro!

Iniciado por morpheusmat, 14 de Novembro de 2011, 17:59

tópico anterior - próximo tópico

morpheusmat

e ai galera to precisando de ajuda, estou usando o ubuntu 11.10 atualmente e junto com um probleminha que to tentando solucionar e nada ate agora.
Instalo o sistema e fica tudo de boa att, programas, porem o driver da ati nao instala nem por reza braba,
ja fiz de tudo att. os repositorios, formatei, e nada,  baixei do site da ati e nada mais quando vou em drivers adicionais aparece 2 opções la pra ativar (instalar)
vou tentar descrever:

driver grafico proprietario fglrx ati/amd (atualização pos instalação) nao instala de jeito nenhum
driver proprietario ati/amd fglrx Que instala e ativa diretinho

quando eu mando instalar ele da a seguinte mensagem (Por favor, dê uma olhada no arquivo de log para obter detalhes: /var/log/jockey.log)
porem o arquivo e muito grande e eu nao sei onde procurar e o que fazer

uso o ubuntu por causa dos efeitos 3d sem isso nao teria graça ficaria no rbauindows mesmo se alguem puder ajudar fico grato obrigado
pois ja estou quase desistindo de usar o ubuntu.
a experiência é uma escola onde são caras as lições, mas em nenhuma outra os tolos podem aprender.
"benjamim franklin".

eliseu_carvalho

Tenta instalar pelo terminal:

sudo apt-get install fglrx

Foi feita uma instalação limpa do 11.10 ou uma atualização a partir de outro mais antigo?

otakiram

Olá,

Eu estou com o mesmo problema,

Estou com o Ubuntu 11.10, já instalei 2x e o mesmo problema pressiste, algo relacionado com as gráficas da TI Radeon da AMD.

Na secção Drivers só as que não consigo activar são as 2 correspondentes á acelaração 3d e passo a citá-las:

ATI/AMD proprietary FGLRX graphics driver (post-release updates)
Controlador gráfico proprietário FGLRX da ATI/AMD

O segundo que citei consigo activar, mas não noto qualquer tipo de melhoria gráfica. Quando vou ás informações de sistema eis o que aparece na secção gráfica:

Gráficos VESA: RS780M

Não vou utilizar o PC para jogos ou nem vai ter grande desgaste. Mas gostaria de rever o bom desempenho da versão 10 do Ubuntu. Instalei ainda o Gnome tweak e ínicio a sessão como "Gnome". Até aí tudo bem, visual bonito e simples só que o ambiente gráfico depois de algumas sessões aparece muito cortado e desordenado.

Gostaria de saber se há alguma solução, ou alguma solução para recuperar a minha sessão da Gnome. Não gosto do ubuntu 2d, porque também tem um desempenho pessímo.

jomafras

Na instalação do Ubuntu já vem um OpenGl para a placa ATI (mesa 7.0 se não me engano).
Instalando o driver proprietário o Gnome shell fica todo irregular.
O melhor negócio é não instalar nenhum driver adicional porque tudo funciona bem sem eles.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

otakiram

Citação de: pintinho online 15 de Novembro de 2011, 20:09
Na instalação do Ubuntu já vem um OpenGl para a placa ATI (mesa 7.0 se não me engano).
Instalando o driver proprietário o Gnome shell fica todo irregular.
O melhor negócio é não instalar nenhum driver adicional porque tudo funciona bem sem eles.

Funciona sim, porém as funcionalidades são lentas. Isso desanima um pouco,