Configuração de Proxy

Iniciado por ruygondim, 28 de Outubro de 2011, 10:34

tópico anterior - próximo tópico

ruygondim

Recentemente, na empresa onde trabalho, foi instalado um servidor - controlado por acesso remoto. Para acesso à internet ele solicita configuração de proxy. O modo que aprendi é configurar cada navegador individualmente, por conta. Usamos mais de 50 computadores, cada um possui em média 3 contas de usuário e 2 navegadores. Então são muitas configurações a realizar.
Quero aprender como criar uma configuração de proxy a ser instalada no próprio Linux.

Os dados são estes: 191.168.1.12
porta 8080
nome de usuário: empresa
senha: empresa

zekkerj

Você tem domínio interno? Se tiver, cadastre o nome "wpad" no seu domínio, de forma que a máquina "wpad.dominio.com.br" aponte pra seu Linux.

Instale um servidor web nessa máquina, e crie um arquivo chamado "wpad.dat" na raiz dos documentos, de forma que você consiga abrir o arquivo "http://wpad.dominio.com.br/wpad.dat". Daí é só colocar esse conteúdo no arquivo:

function FindProxyForURL(host,url) {
    return "PROXY 192.168.1.12:8080; DIRECT";
}

Depois é só colocar os navegadores pra usar a opção "Detectar automaticamente as configurações de proxy". Se o navegador não tiver essa opção, mas tiver a opção de "script de configuração automática" (ex. Opera), é só passar o endereço http://wpad.dominio.com.br/wpad.dat pra ele.

PS: De que adianta fazer autenticação no servidor proxy, se vai colocar a mesma senha pra todo mundo?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

ruygondim

Há algumas noções que ainda não domino: domínio interno é uma delas. Em qual localização exatamente posso criar o arquivo?

Quanto ao servidor, login e senha, estes são controlados externamente, por um setor de informática localizado em outra cidade. Infelizmente não tenho acesso a ele.

zekkerj

Se vc não sabe qual é seu domínio dns interno, o mais provável é q não tenha um. Nesse caso ñ tem jeito fácil, só cadastrando o próxy nas máquinas 1 a 1.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

ruygondim

Como eu poderia descobrir o domínio DNS?

zekkerj