samba lento e instável com muitas estações

Iniciado por joserley, 09 de Novembro de 2011, 23:26

tópico anterior - próximo tópico

joserley

Ola pessoal.
Recentemente fui convidado para migrar uma rede de Windows 2003 para linux com ubuntu server.
Em algums foruns por aí se cogita que o servidor samba fica lento e instavel com mais de 15 estações
independente do porte do servidor. Isto é verdade ?
É que a empresa que fez o convite tem mais de 100 estações.
Até agora só fiz redes pequenas e nunca tive problemas com o samba.
Quantas estações se poderia colocar em um servidor samba sem nenhum perigo ?

Agradeço muito por uma orientação.
Joserley

zekkerj

Nunca ouvi falar desse tipo de problema. O que você pode sentir, no entanto, é falta de integração entre o servidor e as estações de trabalho, principalmente se o administrador anterior tiver o costume de usar o AD mais a fundo, com políticas de grupo, autenticação, LDAP, etc.

Pela quantidade de estações, vale investir em um software de controle de configuração centralizado, ou pelo menos uma ferramenta de imagem.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

joserley

Ola zekkerj.

Obrigado pela sua resposta.

Na verdade pretendemos "acabar" com o windows 2003 server deixando apenas o servidor linux.
Será necessário instalar o samba como controlador de domínio (PDC).

Acho que em alguns fóruns algumas pessoas "pró" Microsoft passam informações desencontradas
para tentar desencorajar o uso do linux.

Mas como nunca encarei uma rede desse porte preciso contar com a ajuda de vocês.

Existe algum limite "seguro" no número de estações em um servidor samba PDC ?
Será que posso usar o samba PDC com cerca de 100 máquinas (apenas windows) sem problemas ?
É uma rede simples sem maiores complicações (apenas pdc, squid e dhcp)...

Grato.

zekkerj

Olha, eu acho que a questão do desempenho será exatamente o oposto: como o servidor fará muito menos funções do que um servidor windows faz, ele tende a ser bem mais rápido que um servidor AD. Até pq vc vai rodar no servidor só o PDC mesmo, não vai usar um anti-vírus, anti-spy, anti-isso, anti-aquilo, anti-aquilo-outro e um monte de outras porcarias que só servem pra atolar seu sistema.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

zekkerj

Antes que eu esqueça... embora o servidor Linux em si tenha a tendência a ter melhor desempenho, é preciso lembrar que só o Linux não faz milagre. É preciso lembrar que, Linux ou Windows, essa máquina vai estar controlando uma rede de 100 estações. Então é preciso que o hardware desse servidor seja bem dimensionado, com bastante memória, discos rápidos, e, principalmente, uma infra-estrutura de rede bem dimensionada.

O que me leva a perguntar: qual é a infra de rede que você tem aí? Eu pergunto, em termos de cabeamento e switches? O cabeamento é estruturado?
Todas as estações são cabeadas, ou você tem estações wireless?

A saída pra internet, é direta? Você pretender usar essa mesma máquina como firewall/servidor de compartilhamento?