Ubuntu não aparece mais no boot: partição parece que corrompeu

Iniciado por hlsilva, 15 de Janeiro de 2012, 12:46

tópico anterior - próximo tópico

hlsilva

Galera, vou tentar explicar o que aconteceu desde o início.

Eu estava trabalhando no Ubuntu, quando ele travou. Eu tive que reiniciá-lo com o botão reset (não teve outro jeito). Dps disso, o computador (que é dual boot com o XP) não iniciou mais, começou a dar o error 17 do Grub.

Eu tentei vários procedimentos que não deram certo (mount na partição do linux, executar o grub-install) mas não deram certo. A única coisa que consegui fazer foi recuperar o Windows pelo console de recuperação, executando o fixboot e o fixmbr.

Enfim, agora eu consigo executar o Windows XP apenas. O Ubuntu "sumiu".

Então, eu executei o Live CD do Ubuntu 11.10 para tentar recuperá-lo (a versão do meu era 10.04) e tentei seguir os passos descritos aqui http://wiki.ubuntu-br.org/Grub, na seção "Restaurar o menu depois de instalar o Windows". Segue os comandos que eu executei e o resultado que me foi retornado:

1°)

buntu@ubuntu:~$ sudo fdisk -l

Disk /dev/sda: 80.0 GB, 80026361856 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 9729 cylinders, total de 156301488 setores
Unidades = setores de 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Identificador do disco: 0xe876e876

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *          63   102398309    51199123+   7  HPFS/NTFS/exFAT
/dev/sda2       102398310   156296384    26949037+   f  Win95 (LBA) Partição Extendida
/dev/sda5       102398373   155734109    26667868+  83  Linux
/dev/sda6       155734173   156296384      281106   82  Linux swap / Solaris

Disk /dev/sdb: 500.1 GB, 500107862016 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 60801 cylinders, total de 976773168 setores
Unidades = setores de 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Identificador do disco: 0xde4e8842

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sdb1              63   976768064   488384001    7  HPFS/NTFS/exFAT

2°)

ubuntu@ubuntu:~$ sudo mount /dev/sda5
mount: não foi possível localizar /dev/sda5 em /etc/fstab ou /etc/mtab

3°)

ubuntu@ubuntu:~$ sudo mount /dev/sda5 /mnt

NTFS signature is missing.
Failed to mount '/dev/sda5': Argumento inválido
The device '/dev/sda5' doesn't seem to have a valid NTFS.
Maybe the wrong device is used? Or the whole disk instead of a
partition (e.g. /dev/sda, not /dev/sda1)? Or the other way around?

4°)

ubuntu@ubuntu:~$ sudo mount -t ext4 /dev/sda5 /mnt

mount: wrong fs type, bad option, bad superblock on /dev/sda5,
       missing codepage or helper program, or other error
       Em alguns casos informações úteis são encontradas no syslog - tente
       "dmesg | tail" ou algo do tipo

Se eu executar $ sudo mount -t ntfs /dev/sda5 /mnt, aparece o mesmo erro do 3° comando. Aparece um erro de como a partição do Ubuntu fosse NTFS. Eu já tentei com ext2, ext3, ext4, vfat e outros.

Eu já tentei muita coisa e já procurei a solução em muito lugar também. Se esse problema já foi discutido aqui, e se puderem me informar o link antes de exluir o tópico, eu agradeço.

Será que a partição foi corrompida? Tem como eu recuperar os arquivos que estavam nessa partição?

Mais uma informação, que talvez seja importante, se eu sigo os passos para instalar o ubuntu pelo Live CD, não me aparece a opção para REinstalar o Ubuntu. Aparece apenas as opções de instalar ao lado o XP, instalar por cima do XP e a "Opção Avançada". Ou seja, é como se o Ubuntu não estive mais no HD.

Valeu.

hlsilva

Mais uma informação que talvez seja útil.

Eu instalei o programa DiskInternals Linux Reader, pelo Windows XP, que consegue ler as partições existentes nos HD's, inclusive nos sistemas ext2, ext3 e ext4.

Porém, na partição que está o Linux, ele não consegue abrir. Inclusive ele mostra o File System da partição como sendo Linux Native.  Não diz se é ext3 ou ext4, etc.

Ninguém aí tem ideia do que possa ser? Eu já pensei em formatar a partição, mas o problema é que eu tenho arquivos importantes nela, que eu preciso ao menos recuperar antes de fazer isso.

Desde já, obrigado.

garfo

Eu ia sugerir que você desse mount na partição que "era" do Ubuntu e copiasse seus arquivos importantes para um pendrive (usando o comando 'cp' ou o comando 'mv'), mas parece que você já tentou isso e não funcionou. Não faço ideia do que pode ter acontecido.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

hlsilva

Eu consegui resolver o problema. A partição pareceu estar corrompida mesmo.

A solução está neste link: http://www.vivaolinux.com.br/topico/vivaolinux/Particao-do-linux-parece-ter-se-corrompido-Ubuntu-nao-aparece-mais-no-boot/

garfo, valeu mesmo assim pela tentativa de ajudar.

Valeu.