Dúvida - Office 2010 em ubuntu 11.04

Iniciado por joaomoreira, 19 de Outubro de 2011, 11:43

tópico anterior - próximo tópico

joaomoreira

Olá a todos!
Tenho visto muitos videos no youtube e alguns foruns a comentar o uso do office 2010 no ubuntu, recorrendo ao virtual box... Apesar de já ter andado a investigar ainda não percebi muito bem como é que isso funciona e se é ou não estável. Queria por-vos uma questão muito concreta: tenho o portátil em dual boot, com windows7 e ubuntu 11.04. No windows 7 tenho o office 2010 instalado. É possível que eu, ao estar no linux, possa executar o office que está instalado no windows? Provavelmente isto está muito confuso e vão aconselhar-me é a usar o open office que é pra evitar complicações mas já agora queria esclarecer esta dúvida.
Obrigado desde já por todas as respostas que me puderem dar!:)

Joao.

bawlaw

olá,
não, voce nao conseguirá usar o office que está no seu windows.

o que voce pode fazer é:
-ou instalar ele dentro de uma maquina virtual no Virtuabox
-ou instalar via Wine com um auxilio do Playonlinux, tendo em vista que somente o 2007 funcionará por este meio e ainda com bugs. (avançado)

realmente o mais aconselhavel é utilizar as suites nativas, temos diversas (LibreOffice, KOffice, Lotus Symphony, Gnome Office e outras pagas tambem)

Obs: Eu não gostava do Libreoffice, simplesmente nao aguentava usar, mas fui tentando me acostumar e hoje não troco mais. isso que eu realizo o trabalho financeiro da empresa todo em Libreoffice e estou montando meu TCC todo nele tambem. ou seja utiliza bastante recursos diferentes e não sinto falta alguma.

espero ter ajudado.

até.

maosilva

Eu testei aqui o office 2010 via Wine e play on Linux chegou a instalar, mas não funcionou, não abriu.

O LibreOffice no caso do Write e Calc (Word e Excel Office Micr$oft) eu acho que praticamente 99,99999..% agente consegue fazer, claro não salvando no formato do Office 2007 ou 2010, Agora o Power Point eu sinto falta! O Impress ainda faltam muitos recursos, e olha que não achava isso até precisar fazer uns slides mais elaborados com elementos 3D e um visual mais moderno etc.

Abraço.

bawlaw

Citação de: molivas83 online 19 de Outubro de 2011, 12:42
Eu testei aqui o office 2010 via Wine e play on Linux chegou a instalar, mas não funcionou, não abriu.

Agora o Power Point eu sinto falta! O Impress ainda faltam muitos recursos, e olha que não achava isso até precisar fazer uns slides mais elaborados com elementos 3D e um visual mais moderno etc.

O 2007 funciona tudo nos conformes, claro que sempre sujeito à bugs mas da para levar.

quanto ao impress concordo,ele é bem limitado,
se alguem souber de um substituto..

joaomoreira

Obrigado pelas respostas!
Vou ser sincero: para o tipo de uso que dou, se for pra criar um documento no word o libbre writer realmente chega. Mas quando for para o formatar irei mesmo ter que recorrer ao windows, porque é como dizem: o livre é funcional mas esteticamente ainda se perde um bom bocado. Então o impression nem se fala.
Em suma o que fiz foi: instalei o office 2007 no ubuntu e se abrir um ficheiro com o libbre que fique desformatado, abro-o com o office 2007. Quando quiser mesmo criar um ficheiro e formatá-lo mais a sério então aí irei ao outro SO e uso o office 2010. Acaba por também não ser uma solução má de todo, diga-se!
Mais uma vez obrigado pela disponibilidade demonstrada!
Até à próxima,
Joao.

Adriano R.N.

camarada joaomoreira, boa noite!
Como você considera a possibilidade de usar o libreoffice, e isso é muito bom, penso que sua proposta de ter os dois é rasoável, acredito que o caminho de volta também é viável, instalar os dois no windows, afinal, o msoffice abre arquivo ODF de forma muito porca.
Eu uso o open/libreoffice desde 2007. Os primeiros 4 meses não foram fáceis, as vezes iniciava um trabalho em um e finalizava no outro. Em 2008 tirei de vez o msoffice+windows e atualmente quando me deparo com o office proprietário tenho dificuldades para encontrar os recursos, com o 2003 ainda quebro bem o galho, já o 2007 levo uma surra.
Veja como é questão de adaptação, o Banco do Brasil migrou todos os seus terminais para o broffice (+ou- 80.000 máquinas), não acredito que todos façam apenas uso básico da ferramenta, se os caras conseguiram, é porque ela dá conta do recado.
Minha dica é: mesmo tendo os dois, procure usar o libreoffice o maior tempo possível, mesmo no windows, no início é difícil resistir a tentação, depois fica fácil.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!