geany só inicia como root

Iniciado por alersson, 29 de Setembro de 2011, 22:09

tópico anterior - próximo tópico

alersson

instalei o geany e ele não inicia quando eu tento iniciar ele da maneira comum(clicar no icone dele no menu)
tentei iniciar pelo terminal e tambem não deu certo, aparece a seguinte mensagem:
alersson@alersson-STI:~$ geany
Falha de segmentação
alersson@alersson-STI:~$

mas quando eu tento iniciar ele com o comando sudo geany ele funciona normalmente, só que isso causa alguns transtornos,
será que não tem como fazer esse programa ser executado como usuario comum? muito mais prático ;D
usuario do linux desde 29/08/10; usuario do ubuntu desde 14/11/10; usuario do kde desde abril de 2011

snell

eita!!

Você instalou ele pela Central de Programas?
Notebook
Intel Core i7 2620, 4Gb RAM, 750 Gb HD
Ubuntu 14.04

jopeu

vc está com um problema de permissões, verifique o executavel e veja quem é o dono se root use o comando chown para mudar o dono.

alersson

Citação de: snell online 30 de Setembro de 2011, 16:08
eita!!

Você instalou ele pela Central de Programas?

sim, eu instalei ele pelo kpackagekit (estou usando o kubuntu 11.04)

Citação de: jopeu online 30 de Setembro de 2011, 16:23
vc está com um problema de permissões, verifique o executavel e veja quem é o dono se root use o comando chown para mudar o dono.

não funcionou!
eu usei o comando:
cd user/bin
sudo chown alersson.alersson geany

para mudar o usuario e o grupo dele, e mesmo assim fica aparecendo a menssagem falha de segmentação
usuario do linux desde 29/08/10; usuario do ubuntu desde 14/11/10; usuario do kde desde abril de 2011

irtigor

Usou sudo geany? Péssima ideia. Olhe o arquivo de configuração oculto na sua home.

alersson

Citação de: irtigor online 30 de Setembro de 2011, 23:40
Usou sudo geany? Péssima ideia. Olhe o arquivo de configuração oculto na sua home.
talvez seja esse o problema
não há nenhum arquivo oculto relacionado com o geany, nem uma pasta .geany na home.
e por que seria uma péssima ideia usar o sudo geany?

RonaldoRG

Citare por que seria uma péssima ideia usar o sudo geany?

Porque um programa executado com o sudo tem poderes de administrador, podendo fazer qualquer coisa no sistema. Por motivos de segurança não é  recomendado fazer isso. Exceto é claro aqueles programas de configuração que necessitam ser executados como root.

É melhor você desinstalar completamente o geany e instalar de novo.

T+.
Ubuntu 12.04

irtigor

Porque o sudo não deve ser usado em aplicativos com interface gráfica [1] [2]

jopeu

Eu não sei como vc pode ter instalado como root. Mas se for o caso é como o amigo falou desistale totalmente até as configurações.

alersson

Citação de: jopeu online 01 de Outubro de 2011, 11:36
Eu não sei como vc pode ter instalado como root. Mas se for o caso é como o amigo falou desistale totalmente até as configurações.
eu instalei ele pelo kpackagekit, do mesmo jeito que se instala qualquer programa que está nos repositorios.

jopeu

Realmente amigo aconteceu alguma coisa.

A solução é mesmo desistalar primeiro. Use o synatic e desistele totalmente.
Depois de o update por ele mesmo e pela busca busque geany, instale ele e todos os modulos e escripts que desejar.

Vc já provou o bluefish e o Quanta do kde?

alersson

Citação de: jopeu online 02 de Outubro de 2011, 00:27
Realmente amigo aconteceu alguma coisa.

A solução é mesmo desistalar primeiro. Use o synatic e desistele totalmente.
Depois de o update por ele mesmo e pela busca busque geany, instale ele e todos os modulos e escripts que desejar.
desinstalei ele, apaguei tudo que era do geany, instalei ele novamente, e o erro continuava, desinstalei e apaguei as configurações.
pensei que fosse algum erro no pacote do repositório do ubuntu, e dai eu baixei o codigo fonte dele, e instalei.
o erro continua :-[ :'(
acho que não tem jeito de fazer ele funcionar no kubuntu 11.04 (no 10.10 ele funcionava ???)

alersson

Citação de: jopeu online 02 de Outubro de 2011, 00:27
Vc já provou o bluefish e o Quanta do kde?
já usei o blue fish e tenho ele instalado aqui.
mas ele não ajuda muito por que ele é mais focado no html/css, ele não tem um bom suporte para c++ e pascal
eu usava o geany como IDE para C++ e pascal.

tentei o kdevelop, mas achei ele muito confuso.

conhece algum IDE para pascal e c++?

jopeu

Amigo jeito tem por que funciona em outros pcs com o 11.04.

Desistala totalmente inclusive com os arquivos de configurações e deleta tudo dele no usuario root

sudo dpkg -P

depois

sudo aptitude purge [pacote]

alersson

consegui resolver ;D
eu segui as dicas do jopeu:
Citação de: jopeu online 02 de Outubro de 2011, 06:48
Amigo jeito tem por que funciona em outros pcs com o 11.04.

Desistala totalmente inclusive com os arquivos de configurações e deleta tudo dele no usuario root

sudo dpkg -P

depois

sudo aptitude purge [pacote]
e atualizei o kde para o 4.7.1
e instalei novamente o geany, dessa vez ele funcionou normalmente :D

obrigado a todos pela ajuda :)