Digitando em Japonês e Coreano

Iniciado por MiRiNHa, 04 de Outubro de 2011, 22:04

tópico anterior - próximo tópico

MiRiNHa

Espero não estar infringindo qualquer regra do fórum e, se estiver, desde já me desculpo. Como sou iniciante no Ubuntu e meus conhecimentos são de um usuário final, aqui pareceu o melhor local.

Estudo Japonês e Coreano e, por isso, sempre estou precisando digitar nesses idiomas.
Até recentemente eu utilizava o SCIM para fazer isso, mas comecei a ter problemas com ele (meu "ç" estava saindo como um "c" acentuado e não conseguia visualizar o texto em caixas de procura, como Google).

Procurando pelo Google encontrei tutoriais de programas para a digitação desses idiomas asiáticos, mas todos se referem somente ao Japonês OU ao  Coreano, sendo que nenhum me ajudou a utilizar os dois.
Com o SCIM bastava Ctrl+Espaço que eu mudava de teclado Ocidental para Japonês e Ctrl+Espaço+-> mudava para Coreano.

Estou precisando de um programa que, de forma similar, me permita digitar os dois idiomas, que a mudança de forma seja bem prática, como um atalho de teclado e que, diferente do SCIM, não me cause problemas.

Agradeço também por um tutorial bem detalhado para uma leiga.

oraculum

tem um post no fórum sobre o assunto e já foi resolvido com sucesso com um software alternativo ao SCIM, veja:

http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=58863.0
De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto

MiRiNHa

Engraçado que quando eu usei a barra de procura com algumas palavras chaves esse tópico não apareceu. =o
No tópico só fala sobre o Japonês, e não comenta se dá para usar o ibus com o Coreano também, mas sabendo o nome do programa, vou procurar no google alguma coisa sobre isso.
Obrigada. ^_^

oraculum

abra o aplicativo "Suporte Idiomas" ou "Language suport" pelo dash se nao tiver no unity vc acha isso em administracao > ferramentas

depois disso clique em install/remove languages e adicione o coreano selecione ele como padrão em "keyboard input method system" escolha o ibus

depois retorne pra dizer se funcionou legal.
De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto

MiRiNHa

ありがとう~ . 감사함니다

Então instalei o iBus e não estou tendo problema nenhum em digitar em Japonês e Coreano, nem em trocar entre eles. =D
Já testei na barra de procura do Google e também e não está dando o problema que o SCIM dava.
Mas um problema que enfrentei com o SCIM persiste agora com o iBus: mesmo meu teclado estando corretamente configurado como americano internacional (acentuável), quando aperto ' + c para conseguir o cedilha está saindo ć. u.u
Alguma ideia de como faćo para consertar?

oraculum

nao é problema do scim nem do ibus e sim uma configuração errada do seu teclado, se vc tem um pc com teclado brasileiro vá em 'keyboard preferences' e depois em layouts e veja se está certinho lá.

mas concerteza isso é pau de teclado com layout errado.

MiRiNHa

quando eu usava o scim só com o japonês, ele não dava esse problema do ć, comećou a acontecer depois que instalei o coreano. quando desinstalei, voltou a funcionar normal, e agora com o ibus, voltou a acontecer.
já chequei as configuraćões do teclado e continuam exatamente as mesmas de antes de instalar o programa, e não são todas as teclas acentuáveis, é somente o cedilha. Como comprei meu netbook nos eua, a configuraćão de telado brasileiro nele não corresponde ao layout, assim, quando eu mudo, fica tudo bagunćado.  ???

linuser104

Tenta outros tipos de teclados americanos nas configurações de teclado. Agora preste atenção quando você seleciona um tipo há uma imagem logo abaixo da disposição das letras e símbolos correspondente aquela escolha aí vc verifica se bate com o seu teclado.

Aqui a escolha correta é essa mesma que você falou, ou seja, americano internacional (com teclas acentuáveis). Meu teclado é americano e para se ter os acentos do português tenho que usar esse aí.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

MiRiNHa

É, já testei todos os teclados disponíveis para Brasil e EUA (até o Cherokee hahahaha) que tem na listinha, nenhum resolveu o problema. =/
Assim como era com o SCIM, assim que eu desativo o ibus e reinicio, o cedilhar volta a funcionar normal, mas não posso usar japonês e coreano. =/