Digitando em Japonês e Coreano

Iniciado por MiRiNHa, 04 de Outubro de 2011, 22:04

tópico anterior - próximo tópico

MiRiNHa

Espero não estar infringindo qualquer regra do fórum e, se estiver, desde já me desculpo. Como sou iniciante no Ubuntu e meus conhecimentos são de um usuário final, aqui pareceu o melhor local.

Estudo Japonês e Coreano e, por isso, sempre estou precisando digitar nesses idiomas.
Até recentemente eu utilizava o SCIM para fazer isso, mas comecei a ter problemas com ele (meu "ç" estava saindo como um "c" acentuado e não conseguia visualizar o texto em caixas de procura, como Google).

Procurando pelo Google encontrei tutoriais de programas para a digitação desses idiomas asiáticos, mas todos se referem somente ao Japonês OU ao  Coreano, sendo que nenhum me ajudou a utilizar os dois.
Com o SCIM bastava Ctrl+Espaço que eu mudava de teclado Ocidental para Japonês e Ctrl+Espaço+-> mudava para Coreano.

Estou precisando de um programa que, de forma similar, me permita digitar os dois idiomas, que a mudança de forma seja bem prática, como um atalho de teclado e que, diferente do SCIM, não me cause problemas.

Agradeço também por um tutorial bem detalhado para uma leiga.

oraculum

tem um post no fórum sobre o assunto e já foi resolvido com sucesso com um software alternativo ao SCIM, veja:

http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=58863.0
De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto

MiRiNHa

Engraçado que quando eu usei a barra de procura com algumas palavras chaves esse tópico não apareceu. =o
No tópico só fala sobre o Japonês, e não comenta se dá para usar o ibus com o Coreano também, mas sabendo o nome do programa, vou procurar no google alguma coisa sobre isso.
Obrigada. ^_^

oraculum