Falha na janela de autenticação com senha no ubuntu natty narwhal.

Iniciado por isabelgobbo, 04 de Outubro de 2011, 08:16

tópico anterior - próximo tópico

isabelgobbo

Depois que instalei o Ubuntu 11.04 e tive de reinstalar umas 4 vezes por diversos problemas, dessa vez quero ver se resolve sem instlar novamente com perda de todos os pacotes e progrmas já instalados.

Quando o sistema pede a senha de autenticação para o Software Center, Atualizalção, etc., a janela aparece, treme e some sem que eu possa executar a tarefa.

O Stardict também não funciona, a firestarter não inicia com o sistema (já configurei e resolve vários bugs como a não geração de arquivo de log da firestarter.).

Depois que instalou o Firefox 7 e não executava direito, consegui configurar para o browser funcionar com ajuda do pessoal do fórum, daí o chromium deixou de funcionar.

Não consegui instalar o driver proprietário Nvidia, ficou tudo preto e tive de reinstalar o Ubuntu e deixar com o nvidia current.

A cor das barras de rolagem e dos textos ou objetos selecionados ficou púrpura e não adianta configurar o tema.

As janelas estão instáveis e como mencionei acima, se o sistema pede senha, a janela de autenticação treme e some rapidamente sem que possa ser executado o aplicativo, etc.
Quando clico numa janela ela some rapidamente também.
No fórum em inglês não tem resposta, já garimpei na google e não achei algo que possa resolver.

Eu usei um comando recomendado: gksudo software-center
e apareceu:
2011-10-04 10:48:55,045 - root - WARNING - failed to add sca db Couldn't stat '/root/.cache/software-center/software-center-agent.db' (Arquivo ou diretório não encontrado)
/usr/share/software-center/softwarecenter/app.py:1191: Warning: g_object_set_qdata: assertion `G_IS_OBJECT (object)' failed
  self.window_main.show_all()
2011-10-04 10:48:55,635 - softwarecenter.fixme - WARNING - logs to the root logger: '('/usr/lib/pymodules/python2.7/zeitgeist/client.py', 367, 'reconnect_monitors')'
2011-10-04 10:48:55,634 - zeitgeist.client - INFO - Reconnected to Zeitgeist engine...
/usr/share/software-center/softwarecenter/SimpleGtkbuilderApp.py:50: Warning: g_object_set_qdata: assertion `G_IS_OBJECT (object)' failed
  gtk.main()
2011-10-04 10:48:56,237 - softwarecenter.backend.scagent - WARNING - error in query_info 'Operação sem suporte'
2011-10-04 10:48:56,237 - softwarecenter.db.update - WARNING - error: Operação sem suporte
2011-10-04 10:48:56,569 - softwarecenter.app - INFO - software-center-agent finished with status 1

Alguém pode ajudar?

Isabel ,Desktop: MB Asus 85B-Plus,Processador Intel Core i5-4430, 1º HD Sata II Seagate 500 GB,2º HD Sata II 500GB, Vga GeForce 9500GT, 4 GB DDR3-1600, ODD Opticart, Fonte Corsair VX 450W, Monitor AOC LED 22", Gab. Cooler Master 450 Silencio, Ubuntu 18.10 64 , Win. 7 Pro 32 bits; Debian 7.1, 32 bits

jopeu

Acho melhor vc formatar e instalar do zero.

Veja o md5sum do cd de instalação para comprovar que não tenha nenhum erro

isabelgobbo

A instalação ocorreu corretamente os problemas começam quando se instala aplicativos e depois de atualizações.

Desculpe mas se fosse para instalar novamente não perguntaria o que tentar fazer aqui.
Isabel ,Desktop: MB Asus 85B-Plus,Processador Intel Core i5-4430, 1º HD Sata II Seagate 500 GB,2º HD Sata II 500GB, Vga GeForce 9500GT, 4 GB DDR3-1600, ODD Opticart, Fonte Corsair VX 450W, Monitor AOC LED 22", Gab. Cooler Master 450 Silencio, Ubuntu 18.10 64 , Win. 7 Pro 32 bits; Debian 7.1, 32 bits

Tota

Ola Isabel

Vamos lá:

1) entre em terminal e digite:sudo apt-get install --reinstall zeitgeist-datahub
(veja que tenha dois traços no --reinstall )

2) sudo apt-get update
(Se der erro poste aqui, caso contrário vá ao próximo item)

3) sudo apt-get upgrade
(Se der erro poste aqui)

[]'s

isabelgobbo

Nenhum erro.
Continua o problema principalmente no software center, aparece a janela de senha rapidamente treme e fecha.

Acho que o Firefox 7 está muito pesado, dando problemas com o Stardict e outros aplicativos, se desse voltava para a versão 6 que estava bem melhor!!!.

Eu dou sempre preferência para instalar pelo synaptic ou usar o terminal, já que no verificador de atualizações dá o mesmo problema, mas para instalar o Acrobat Reader 9 não tinha achado no synaptic e se precisar de algo que não tenha ou não ache no synaptic vai ser problema.

A Firestarter mesmo configurada como estava nos tutoriais também não inicia com o sistema.

Esse bug da Authentication failure já foi relatado por outros que não obtiveram resposta no fórum em inglês.

Não sei se é falta de um componente na inicialização que eles denominam policykit
O Stardict funciona mal no Natty, talvez por ser pacote que não tem atualização.

Meus problemas pioraram quando atualizou para o firefox 7 e como não funcionava tive de reconfigurar algumas coisas para funcionar.

Também ao tentar mudar permisões de uma pasta usando o comando chown, começou eu não conseguia autenticar nada com minha senha (sudo: must be setuid root solved in Ubuntu), resolvi o problema com um comando que achei na internet no console de recuperação:
chown root:root /usr/bin/sudo
chmod 4755 /usr/bin/sudo

Não sei se foi essa besteira de usar o comando chown incorretamente, originou o novo problema de Authentication failure.

Por acaso o aplicativo que inicializa e controla o policykit é esse "zeitgeist-datahub"?

Nesse Tópico comenta-se algo parecido:
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1491902
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1651404&highlight=Authentication+window+dissapears+fast+click

https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/update-manager/+bug/704667

linuser104

Você altera muito o sistema? Pergunto isso porque vejo que tem muitos problemas com o Ubuntu 11.04 e tenho o mesmo aqui e depois de tanto tempo após o lançamento, acho ele impecável, então penso ser porque você alterou muito o seu sistema que tornou ele instável, por exemplo adicionando muitos repositórios extras que acabam gerando conflitos e instalabilidades.

O firestarter deixou de funcionar corretamente a partir do Ubuntu 11.04, portanto recomendo não utilizar ele e ativar o que já vem no Ubuntu chamado ufw.

O Acrobat Reader 9 só instala pelo terminal ou Synaptic se você habilitar o repositório partner (parceiros) do Ubuntu, pode-se fazer isso pelo synaptic.

O Firefox 7 aqui no meu Ubuntu 11.04 funciona perfeitamente. Agora eu não atualizo de uma versão do Ubuntu para outra, por exemplo do Ubuntu 10.10 para o Ubuntu 11.04 pelo gerenciador de atualizações, e sim instalo do zero.

O stardict se você compilou uma versão numa versão anterior do Ubuntu e atualizou o mesmo, isso tem grande chance de não funcionar, o melhor seria ter desinstalado esse que você compilou e com o sistema já atualizado, compilar novamente já na nova versão.

Uma dica que costumo ver e dar também é que se você é do tipo de usuário(a) que sempre atualiza as versões do Ubuntu, sem reinstalar do zero, procure evitar ao máximo utilizar repositórios extras (por exemplo ppa) e compilar aplicativos também, usando na medida do possível só pacotes dos repositórios oficiais do Ubuntu para não ter maiores problemas.

Muito cuidado com os comandos chown e chmod se você não tem o necessário conhecimento sobre eles, pois eles podem inviabilizar o uso do sistema quando usados de forma incorreta.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

isabelgobbo

Eu instalei do zero, por sinal numa das reinstalações perdi até o conteúdo da pasta home e tens razão, quanto ao uso do chmod, eu adicionei os repositórios para medibuntu, independente, parceiros da canonical, ppa.launchpad.net/tualatrix/ppa/ubuntu, dl.google.com/linux/chrome/deb/.

O stardict não compilei nada, instalei pelo synaptic a versão velha 3.0.1 que funciona mal mesmo, só adicionei os dicionários na pasta /usr/share/stardict/dic.

O Firefox estava ótimo na versão 6 e atualizou automaticamente mas não funcionava e com ajuda de um usuário do Fórum consegui fazê-lo funcionar depois de instalar e desinstalar várias vezes.

Não consegui instalar driver proprietário da Nvidia, não sei se é problema de hardware (Ge Force 7300le). Após tentar ficou só com a interface texto e não obtive ajuda para arrumar. Reinstalei o natty do zero ums 4 vezes.

A inteface gráfica realmente ficou ruim sem o driver proprietário.

De resto se funciona bem para você não funciona tão bem para  outros, caso contrário não haveria tantos tópicos e posts no Fórum.

Agradeço as informações mas acho que existe um certa resistência nos fóruns do Brasil para encontrar  e fornecer respostas o que não vejo em muitos sites estrangeiros, onde existe mais boa vontade e menos criticismo.

jopeu

É bom vc estudar um pouco em vez de depender dos outros.

Por outro lado os sites estranjeiros estão a sua disposição, mas a realidade é que vc quebrou o sistema por não ter conhecimento.

É facil reinstale e leia os tutoriais antes de fazer coisas que não tem certeza.

Isso passa com todos e todos chegamos la, mas para corrigir os erros é necessario apontar para quem errou e assim corrigir.

boa sorte

linuser104

Citação de: isabelgobbo online 05 de Outubro de 2011, 18:21
Eu instalei do zero, por sinal numa das reinstalações perdi até o conteúdo da pasta home e tens razão, quanto ao uso do chmod, eu adicionei os repositórios para medibuntu, independente, parceiros da canonical, ppa.launchpad.net/tualatrix/ppa/ubuntu, dl.google.com/linux/chrome/deb/.

O stardict não compilei nada, instalei pelo synaptic a versão velha 3.0.1 que funciona mal mesmo, só adicionei os dicionários na pasta /usr/share/stardict/dic.

O Firefox estava ótimo na versão 6 e atualizou automaticamente mas não funcionava e com ajuda de um usuário do Fórum consegui fazê-lo funcionar depois de instalar e desinstalar várias vezes.

Não consegui instalar driver proprietário da Nvidia, não sei se é problema de hardware (Ge Force 7300le). Após tentar ficou só com a interface texto e não obtive ajuda para arrumar. Reinstalei o natty do zero ums 4 vezes.

A inteface gráfica realmente ficou ruim sem o driver proprietário.

De resto se funciona bem para você não funciona tão bem para  outros, caso contrário não haveria tantos tópicos e posts no Fórum.

Agradeço as informações mas acho que existe um certa resistência nos fóruns do Brasil para encontrar  e fornecer respostas o que não vejo em muitos sites estrangeiros, onde existe mais boa vontade e menos criticismo.

É com surpresa que vejo tais cometários feitos por você neste último texto.

Algumas coisas eu perguntei porque já vi textos seus aqui no fórum sobre compilação do stardict e eu não tenho bola de cristal para saber se foi isso que realmente ocorreu com você ou não, estava tentando mapear o que possa está ocorrendo com você. Não foi nada de criticismo não.

Também já vi você dizendo ser muito ansiosa e mudar muitos as coisas, agora vem com essa de que o pessoal do fórum não lhe ajuda. Mexe com chown e chmod sem ter os conhecimentos adequados e depois põe a culpa no sistema.

Uma coisa é ter um problema aqui outro ali com a versão, outra é ter problemas sistêmicos. Quando me referia a versão estar boa seria no geral e não que alguém não tivesse algum problema, localizado, com a versão como por exemplo esse de vídeo que depende muito do hardware do usuário.

Se não me falha a memória um usuário chamado alarcon já lhe prestou muita ajuda, dentre outros, aqui no fórum e acho que tal afirmativa: acho que existe um certa resistência nos fóruns do Brasil para encontrar  e fornecer respostas o que não vejo em muitos sites estrangeiros, onde existe mais boa vontade e menos criticismo, foi infeliz de sua parte e talvez seja por isso que muitos pensem duas vezes antes de lhe ajudar. Uma pessoa que vira e mexe quebra o sistema e ainda é pouco educada quando se tenta ajudar.

Sinceramente acho que o problema é mais de peopleware do que de hardware ou software pelos inúmeros post seus que já vi por aqui. Por mim encerro aqui a minha boa vontade em lhe ajudar...
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

isabelgobbo

Bem, linuser104 realmente o Alarcon, Totae outros me ajudaram muitas vezes e sou extremamente grata a eles que não ficaram só na crítica, deram respostas para ajudar.

Quanto ao uso do comando chown, eu disse que tinhas razão. Mas já solucionei esse problema pesquisando.

A interface gráfica está ruim desde a instalação, nem tentei novamente driver proprietário da Nvidia por achar que talvez seja meu hardware com problemas.

Mencionei que com a Atualização do firefox 7 aumentaram as instabilidades.

Mas quanto ao problema na falha de authenticação ainda não obtive resposta.

Quanto a firewall firestarter desinstalei e arrumei todos que haviam sido mudados conforme tutoriais deste mesmo fórum. Quanto a UFW está instalada mas desabilitada e como não sei configurá-la vou deixar assim (não encontrei nenhuma referência confiável que me ajude a configurá-la de maneira compreensível).

Já mexi demais, agora bem menos, já aprendi muita coisa por procurar soluções e por mexer também.

Mas não desses nenhuma resposta para nada, só me condenaste.

linuser104

CitarMas não desses nenhuma resposta para nada, só me condenaste.

Isso aí é questão de interpretação, de ponto de vista, senão vejamos...

Você disse:

CitarA Firestarter mesmo configurada como estava nos tutoriais também não inicia com o sistema.

expliquei o motivo disso acontecer:

CitarO firestarter deixou de funcionar corretamente a partir do Ubuntu 11.04, portanto recomendo não utilizar ele e ativar o que já vem no Ubuntu chamado ufw.

Mostrei portanto o que usar em substituição ao Firestarter. Só não dei links para ele, pois imaginava que encontraria fácil até aqui no fórum, veja:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,82016.msg455838.html#msg455838

e depois mais isso:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,82016.msg454117.html#msg454117

e mais isso:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,82016.msg454471.html#msg454471

esses três links acima são do mesmo texto só que na sequencia que deve ser lido.

Mais um, desta vez fora do fórum:

http://www.hardware.com.br/dicas/basico-compartilhamento-ufw.html

dentre outros...

Você disse isso:

CitarEu dou sempre preferência para instalar pelo synaptic ou usar o terminal, já que no verificador de atualizações dá o mesmo problema, mas para instalar o Acrobat Reader 9 não tinha achado no synaptic e se precisar de algo que não tenha ou não ache no synaptic vai ser problema.

expliquei o motivo disso acontecer:

CitarO Acrobat Reader 9 só instala pelo terminal ou Synaptic se você habilitar o repositório partner (parceiros) do Ubuntu, pode-se fazer isso pelo synaptic.

Ou seja, informei que bastava você ativar o repositório parceiros nas configurações do synaptic e atualizá-lo para poder encontrar nas buscas do synaptic. Se não falei com a riqueza de detalhe era porque no momento estava de saída e nada impedia a você de perguntar mais detalhes do processo ao invés de ficar dando patadas em quem está tentando lhe ajudar.

Você disse:

CitarO Stardict funciona mal no Natty, talvez por ser pacote que não tem atualização.

eu falei isso:

CitarO stardict se você compilou uma versão numa versão anterior do Ubuntu e atualizou o mesmo, isso tem grande chance de não funcionar, o melhor seria ter desinstalado esse que você compilou e com o sistema já atualizado, compilar novamente já na nova versão.

pois como já tinha visto tentativas suas de compilar o aplicativo para uma nova versão, imaginei que você poderia ter uma versão do Ubuntu instalada e compilado o stardict, aí depois atualizou o ubuntu e o stardict poderia ter continuado o mesmo ou sofrido uma atualização incorreta. Algo que pudesse causar instabilidade e esperava maiores detalhes seus, não essa sua indignação toda que até o momento não entendido o porquê.

Acho você muito melindrosa e não era isso que via em você, sempre disposta a resolver seus problemas com a maior paciência, por isso fiquei surpreso.

Com havia dito antes encerro a tentativa em lhe ajudar já que temos problemas de comunicação, falamos outro idioma, pelo visto. Só voltei aqui para rebater algumas inverdades suas sobre não tentar lhe ajudar e apenas criticar.

isabelgobbo

A gradeço ao linuser104 por tentar ajudar quanto a firewall, desculpe se fui grosseira mas já sou muito severa comigo mesmo, mais críticas só me deixam mais nervosa, mas entendo que não queira ajudar.
Quanto ao Stardict na época encontrei muita dificuldade em compilar e quando consegui não encontrei nenhuma melhora na versão 3.2, além disso tenho sempre feito instalações do zero por causa de pacotes que não são apenas da canonical.
Reinstalar do zero significa perder todos os pacotes instalados e as atualizações.
Depois da instalação sem ter mexido em nada o Natty deixou o sistema instável, não sei se meu hardware está com problemas.

Se alguém mais estiver disposição de ajudar:

Um dos logs de evento do software center:
2011-10-05 17:59:07,329 - softwarecenter.backend - WARNING - _on_trans_error: org.freedesktop.PolicyKit.Error.NotAuthorized: ('system-bus-name', {'name':  ':1.48'}): org.debian.apt.install-or-remove-packages.

linuser104

Citação de: isabelgobbo online 06 de Outubro de 2011, 17:42
Se alguém mais estiver disposição de ajudar:

Um dos logs de evento do software center:
2011-10-05 17:59:07,329 - softwarecenter.backend - WARNING - _on_trans_error: org.freedesktop.PolicyKit.Error.NotAuthorized: ('system-bus-name', {'name':  ':1.48'}): org.debian.apt.install-or-remove-packages.

Primeiro tente:

sudo apt-get update
sudo apt-get install -f
sudo apt-get upgrade

depois do último comando acima se tiver atualizado algo aí, reinicie o computador e veja se o central de programas abre. Em caso negativo, execute esse outro comando:

sudo apt-get clean
sudo apt-get install --reinstall software-center app-install-data

Veja se agora o central de programas abre. Se mesmo assim não abrir veja se ele abre como root no terminal com o comando:

sudo software-center

se ele abrir no terminal como root, mas não abrir pelo terminal como usuário comum (sem a palavra sudo na frente do comando) ou pelo seu icone na barra, faça mais isso:

sudo chown -R seu_usuário:seu_usuário ~/.cache ~/.config

onde o que destaquei em vermelho é o seu nome de usuária, ou seja, aquele que vc digita para entrar no sistema, ok.

Somente execute este último comando acima caso o falado anteriormente não tenha solucionado o seu problema. Mais uma vez cuidado com o comando chown. Esse comando irá mudar o dono e o grupo dos arquivos ocultos .cache e .config presentes na sua pasta de usuária dentro da home. Somente faça essa dica se você conseguir abrir o central de programas pelo terminal como root e não como usuário comum ok.

Anote quaisquer erros mostrados no terminal nos procedimentos acima relatados

isabelgobbo

Algumas coisas já tinha feito antes  e realmente usando comando sudo + o aplicativo ele abre e consigo executar.

O mesmo acontece com o ubuntu tweak, usuários e grupos, tarefas que envolvem autenticação  com senha.

Deve ser em razão daquela vez que usei incorretamente (estupidamente) o comando chmod, com sudo na frente por causa do firefox 7 que não funcionava. Devo ter corrigido o problema apenas em parte (sudo: must be setuid root solved in Ubuntu)pelo console de recuperação com os comando que estavam no site: http://mihirknows.blogspot.com/2008/06/sudo-must-be-setuid-root-solved-in.html

chown root:root /usr/bin/sudo

chmod 4755 /usr/bin/sudo

Não sei qual comando entrar com sudo para ver se tem algum problema em usuários e grupos onde acontece o mesmo problema.

Quanto a firewall UFW já havia olhado aqueles sites mas não consegui configurar direito (não sei se errei ao dar o número de Ip do servidor e se como uso roteador +modem adsl  seria certo trocar eth0 por ppp0) também não entendo o suficiente para quanto à política de permissões de portas. Desfiz as configurações e deixei a UFW disable como estava antes. A interface gráfica também só abre pelo terminal com sudo gufw.

Não sei se aumentará muita minha vulnerabilidade ficar sem a firewall enable.

Esqueci de comentar mas minha impressora nunca funcionou no natty (Deskjet 840C), quase não uso, minha irmã é que a usa no Windows. Já tentei resolver  pesquisando em muitos tutoriais mas nada resolveu.

Parece não haver resposta para esse problema de authentication failure.