Duvida, pdc samba, ldap, compartilhamento...[Resolvido]

Iniciado por sgtfontoura, 29 de Setembro de 2011, 11:03

tópico anterior - próximo tópico

sgtfontoura

Tenho uma dúvida pode parecer idiota para alguns mas....
É o seguinte tenho instalado um servidor samba com compartilhamento de arquivos, segurança de usuario, extensoes vetadas, enfim, qual a vantagem em fazer um PDC no samba? (minha rede é mista 90% das maquinas são linux)
e o LDAP a principal vantagem é ter um único local de administração de logins e senhas, pelo menos foi isso que entendi nos artigos por aí, mas funciona legal em máquinas cliente linux também?  

se alguém puder resolver essas minhas dúvidas básicas, agradeço

zekkerj

Citarqual a vantagem em fazer um PDC no samba? (minha rede é mista 90% das maquinas são linux)
A mesma vantagem que você teria em ter um servidor Active Directory, sem o peso de ter que instalar um Windows Server. O PDC Samba faz a função de Controlador de Domínio.

Citare o LDAP a principal vantagem é ter um único local de administração de logins e senhas, pelo menos foi isso que entendi nos artigos por aí, mas funciona legal em máquinas cliente linux também? 
Não é a única vantagem não. O LDAP pode controlar autorizações e informações diversas, por exemplo, você pode usar o LDAP pra controlar acesso a outros sistemas, como Apache, Squid, ou softwares proprietários. Você também pode usá-lo pra controlar acesso a rede wireless (indiretamente, passando por um servidor RADIUS).

Eu considero que o LDAP é a forma mais eficiente, do lado do cliente, de controlar a autenticação e autorização de usuários.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

sgtfontoura

ok, mas qual a vantagem , em eficiência, em relação ao meu compartilhamento, essa ideia de integrar outros sistemas já havia visto ,  realmente é uma mão na roda

zekkerj

Em ambientes pequenos não compensa. Mas em ambientes grandes, muita gente entra, muita gente sai, se vc não tiver um sistema que te dê integração, é o caos.

De quantos usuários estamos falando?
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

sgtfontoura

zekkerj

Com certeza a integração vai valer muito a pena.