Instalar o mysql-client ou mysql-server?

Iniciado por maurov, 19 de Janeiro de 2011, 15:30

tópico anterior - próximo tópico

maurov

o objetivo é criar um banco de dados na máquina principal que já tem o Apache 2 instalado. Usuários de outras máquinas deverão acessar este banco de dados através de seus navegadores.

Sendo mais específico: Estou seguindo as dicas do livro do Morimoto e alguns tutoriais que achei na web. Ali fala em download do server. A dúvida é onde usar o client, já que usuários acessarão apenas por navegador através da LAN?
[ ]s

zekkerj

Você vai instalar ambos: cliente e servidor.

O servidor vai tratar da criação e controle das bases de dados.

O cliente vai permitir que os programas associados às páginas que os usuários vão acessar possam ler e atualizar a base de dados.

Sugiro que você instale as letras que faltam do acrônimo "LAMP" (Linux, Apache, MySQL, PHP):

sudo apt-get install mysql-server mysql-client php5 libapache2-mod-php5 php5-mysql

Pode ser que depois vc precise de outros pacotes, dependendo do que pretende fazer.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

maurov

Citação de: zekkerj online 19 de Janeiro de 2011, 18:33

O cliente vai permitir que os programas associados às páginas que os usuários vão acessar possam ler e atualizar a base de dados.

Sugiro que você instale as letras que faltam do acrônimo "LAMP" (Linux, Apache, MySQL, PHP):

sudo apt-get install mysql-server mysql-client php5 libapache2-mod-php5 php5-mysql

Pode ser que depois vc precise de outros pacotes, dependendo do que pretende fazer.

Me corrijam se estiver errado: Pelo phpmyadmin consigo criar e manipular um banco de dados com algumas tabela.
[ ]s

agente100gelo

Citação de: Mauro Vanzelotti online 20 de Janeiro de 2011, 16:16
Me corrijam se estiver errado: Pelo phpmyadmin consigo criar e manipular um banco de dados com algumas tabela.
[ ]s

Correto!
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

zekkerj

Citação de: Mauro Vanzelotti online 20 de Janeiro de 2011, 16:16
[ ]s
Essa seria minha próxima sugestão, quando vc estivesse com o PHP e o MySQL instalados.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

fabiosantanafilho

Citação de: zekkerj online 19 de Janeiro de 2011, 18:33

então eu preciso instalar a parte cliente e servidor nas duas pontas? Tanto no Cliente como no Servidor eu preciso ter o cliente e servidor instalados???

zekkerj

Veja só, Fábio: nem sempre vale a pena ter o cliente e o servidor em máquinas separadas. Se o seu objetivo é desenvolver um sistema de banco de dados que vai ser acessado em uma página web, o ideal é que você instale o servidor web no mesmo servidor que roda o mysql. Nesse caso, como a máquina vai trabalhar tanto como servidor quanto como cliente, vc tem que instalar as duas partes nela.

Já se você for ter o sistema que consulta a base de dados numa máquina separada, nesse caso você só precisa ter os módulos do servidor em uma máquina --- que controla o banco de dados ---, e os módulos de cliente na(s) máquina(s) que vai(vão) acessar o banco.

Mas lembre-se de que nesse caso, o servidor tem que ser configurado pra atender pedidos vindos da rede, o firewall da máquina tem que estar configurado pra deixar esses pedidos passarem, e as senhas de acesso têm que levar em conta que o acesso virá da rede.