Dúvida na instalacão de discos e de Grub

Iniciado por vascoelho, 04 de Agosto de 2006, 20:31

tópico anterior - próximo tópico

vascoelho

boas pessoal
epa eu sou novo no nisto do linux e gostava de instalar o ubuntu, que um professor meu me aconselhou. só que fiquei com dúvidas.
tipo eu tenho dois discos um de 80Gb e outro de 20Gb. no de 80 ta la o win xp e no de 20 queria meter o ubuntu, serial possivel instala-lo sem o grub e naquela cena do boot sequence da bios, seleccionar kal o disco k keria arrancar?

arsolto

Porque você quer saber se é possível acessar os sistemas operacionais sem a presença do Grub? Ele não atrapalha em nada, pode ter certeza disso.

Poste as configurações de seu computador para que eu possa lhe orientar melhor quanto a instalação do Ubuntu.

vascoelho

epa neste que quero por o ubuntu é um P3 450Hz 256Mb + 128Mb de RAM, dois discos: um de 80Gb e outro de 20Gb. de gráfica é uma ATI radeon 9250 - 128Mb

arsolto

Você deve baixar um arquivo de imagem na versão "alternate" e fazer a instalação do Ubuntu pelo modo tradicional ou modo texto. Siga o tutorial do Carlos Morimoto em Guia do Hardware.

Eu não recomendo realizar a instalação do Ubuntu através do modo gráfico, muitos membros do fórum relataram problemas com a versão "desktop", a maioria deles disseram: "o computador trava". Foi exatamente isto que aconteceu comigo quando fiz uma experiência.

vascoelho

boas epa eu tenho outra duvida....
do tipo o grub e instalado onde? no disco onde instalo o linux?
se eu instalar o linux no disco k n tem nd e tar o outro disco do win xp ligado, mas fazer o pc arracar pelo disco sem nada, ele vai meter o grub nesse, ou mete nos dois?

e k tas a ver eu cria ter o linux num disco onde nao tem o xp, e assim so ligar o disco kando kero ir po linux, percebes?

arsolto

Se preocupe em instalar o Ubuntu Linux no HD de 20 GB e quando for questionado sobre instalar ou não o GRUB em seu sistema operacional, responda de forma positiva. Exemplo:

Então, toda vez que o você iniciar o computador, haverá um menu para a escolha do sistema operacional que você pretende trabalhar, o Windows ou o Ubuntu Linux.

Entendeu? Caso as dúvidas persistam, veja o tutorial feito pelo Morimoto tratando da instalação do Ubuntu, aqui.

vascoelho

epa yah, isso eu ja percebi, mas e do tipo se n instalar o grub posso meter para arrancar kal o disco k kero arrancar primeiro, k ele também da?

arsolto

Sim, você pode fazer qualquer um dos sistemas operacionais inicializar determinando que um dos discos rígidos seja reconhecido como o principal na Bios do computador.

Neste caso, você não deve instalar o GRUB.

vascoelho

yah muito obrigado.
Ah só mais uma coisa....
Conhece o Ubuntu Mode Live? Sabe quais são o Username e a Password para entrar no ubuntu?