Hardening de Servidores

Iniciado por Thaty, 28 de Setembro de 2011, 14:02

tópico anterior - próximo tópico

Thaty

Olá meninos,

Estou com uma matéria de segurança de redes na minha faculdade, to meia em duvida com relação ao hardening,
meu professor disse: Que é um controlador de ameaças e to vendo aqui no Google que é um processo de mapeamento das ameaças.
Em controlar e mapear são coisas diferentes.
Quem tá certo nessa historia? Para que de uma vez por todas eu entenda o que é hardening de linux...

zekkerj

Hardening, faz mais sentido pra mim que seja um processo de tornar seu servidor menos vulnerável a qualquer tipo de ameaça. Ora, pra fazer isso, a primeira coisa que vc precisa saber é que ameaças são essas; então o mapeamento com certeza faz parte do processo.

Por outro lado, com o mapeamento, com o conhecimento de que tipo de riscos seu servidor corre, você precisa implementar controles que eliminem ou pelo menos reduzam esses riscos. Isso seria o controle.

Ou seja, eu entendo que tanto o mapeamento quanto o controle fazem parte do processo de Hardening.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D