Compartilhar internet entre note Wi-fi e note ethernet - internet bridge

Iniciado por Ppfarj, 16 de Junho de 2011, 10:59

tópico anterior - próximo tópico

Ppfarj

Ola a todos!

Ja dei uma boa pesquisada aqui no forum mas parece que meu caso eh bem raro mesmo, porque nao encontrei nada semelhante.

Enfim, tenho 2 notes com linux um deles ubuntu o outro debian. O que tem Ubuntu faz dual-boot com vista e, nao tenho o menor problema (nem dificuldade) em compartilhar a internet que recebo wi-fi (no Windows vista) por conexao ethernet (cabo) com o note com Debian. Em questao de 2 cliques, tudo se resolve.

O problema surge quando quero usar o note em ubuntu. Nao consigo estabelecer a bridge (ponte) compartilhando a internet que recebo wi-fi no ubuntu, pro outro que soh pode conectar por cabo, no caso a porta ath0.

P/ facilitar a visualizacao:

(wi-fi) internet box<= OK => (wi-fi) Ubuntu notebook (ath0) <= (conecta s/ internet) => (ath0) (debian notebook)

Jah tentei usar o bridge utils e o firestarter, mas o primeiro parece ser eficiente apenas em conexao entre portas ethernet (rede com cabo)  e nao compartilha com wireless.  jah o firestarter sempre da um erro quando finalizo o wizard. E nao compartilha a internet.

Faz mais de uma semana que estou lendo e tentando de tudo, e NADA!! Eh f*da ver q no ruindows resolvo em 2 clicks e ateh agora nao encontrei um meio de compartilhar a net com o ubuntu.

Alguem tem alguma solucao pra esse problema??

Agradeco desde ja qlquer ajuda!!

zekkerj

CitarNao consigo estabelecer a bridge (ponte) compartilhando a internet que recebo wi-fi no ubuntu, pro outro que soh pode conectar por cabo, no caso a porta ath0.
Conexão de bridge é bem mais complicada do que parece. Pra começar, o Linux cria uma nova interface quando vc instala a conexão de ponte --- a interface "br0".

Aceita uma sugestão? Esqueça a bridge, faça o compartilhamento por roteamento. Pra isso vc só precisa de dois comandos:

sudo sysctl net.ipv4.ip_forward=1
sudo iptables -t nat -A POSTROUTING -o <interface da internet> -j MASQUERADE
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Joseph

Clique no ícone da rede, editar conexões, vá em com fio, clique na conexão e no botão editar, em configurações IPv4 coloque em Compartilhado com outros computadores, clique no botão salvar, supondo que sua conexão principal com a internet seja em sem fio, e na com fio a que queira compartilhar com outros micros.

Ppfarj

Conexão de bridge é bem mais complicada do que parece. Pra começar, o Linux cria uma nova interface quando vc instala a conexão de ponte --- a interface "br0".

Aceita uma sugestão? Esqueça a bridge, faça o compartilhamento por roteamento. Pra isso vc só precisa de dois comandos:

sudo sysctl net.ipv4.ip_forward=1
sudo iptables -t nat -A POSTROUTING -o <interface da internet> -j MASQUERADE

Entao, isso que estou falando. Porque fazer bridge no linux eh tao complicado??

To aberto a outras possibilidades, desde que funcionem eh claro.

Tentei esses seus comandos, subistitui "interface da internet" por wlan0 e nao mudou nada :-(, o note com debian continua sem internet..

alguma outra dica p/ eu tentar aqui??
Valeu pela atencao

Ppfarj

Citação de: Joseph online 16 de Junho de 2011, 15:49
Clique no ícone da rede, editar conexões, vá em com fio, clique na conexão e no botão editar, em configurações IPv4 coloque em Compartilhado com outros computadores, clique no botão salvar, supondo que sua conexão principal com a internet seja em sem fio, e na com fio a que queira compartilhar com outros micros.

Rapah, isso que voce falou jah estah feito faz. Ateh porq se eu deixasse em DCHP a conexao por cabo nao concretiza. O problema eh que o debian note nao obtem ip address... conectado ele jah esta!

zekkerj

CitarEntao, isso que estou falando. Porque fazer bridge no linux eh tao complicado??
Pq fazer bridge é complicado. Não se espante com a falsa simplicidade do windows, ele esconde a dificuldade de você. Depois vc não entende pq a máquina trava, entra vírus, dá tela azul, etc. É o preço do sistema "simples": um sistema desnecessariamente complicado.

Sim, desnecessariamente, pq pra vc conseguir fazer a bridge "simples", eles colocaram o código pra fazer isso em todas as máquinas windows do mundo, mesmo que menos de 1% do 1% possam vir a usar isso alguma vez na vida...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

sottam

Citação de: Joseph online 16 de Junho de 2011, 15:49

amigo, está tua dica me ajudou, tenho no note que pego  sinal wireless de um vizinho, porem não conseguia fazer a rede do note passar para o PC, fiz essa configuração e tudo certo....

:D :D :D