Ubuntu 11.04 - Boot pela RAM

Iniciado por docetrago, 07 de Agosto de 2011, 15:41

tópico anterior - próximo tópico

docetrago

Boa Tarde a todos.

Preciso de saber como criar uma imagem do Ubuntu que dê boot pela RAM.

Estou tentando fazer isso utilizando o aplicativo Debirf, mas sem sucesso.

Tenho seguido as instruções deste post, mas não está dando certo :

http://www.debianadmin.com/debirf-build-a-kernel-and-initrd-to-run-debian-from-ram.html

Agradeço toda e qualquer ajuda nesse sentido.

Abraços !

alersson

boot pela ram não seria a mesma coisa que live cd?
usuario do linux desde 29/08/10; usuario do ubuntu desde 14/11/10; usuario do kde desde abril de 2011

docetrago

Live CD não faz isso por default. Quero reduzir tempo de boot e ter maior rapidez na abertura de aplicativos e janelas, etc... porque via RAM é bem mais veloz.

Existem distros que dão boot pela RAM, como por exemplo Tiny Core Linux, Slitaz, Puppy Linux... estou tentando fazer isso com o Ubuntu. O cache do browser eu consegui configurar pra acontecer na RAM e o resultado foi muito bom.

Tota

docetrago

Citação de: Tota online 07 de Agosto de 2011, 17:18
Ola

Ja leu este artigo? => https://wiki.ubuntu.com/BootToRAM

[]'s

Caro Tota, boa tarde.

Cheguei a ver sim esse artigo, só que não tentei fazer dessa forma ainda. Você conseguiu ?

Uma pena o Ubuntu não ter essa opção e a gente ter de ficar quebrando a cabeça pra fazer isso.

Mas vou tentar fazer assim. De todo jeito agradeço pela sugestão e postarei aqui o resultado.

Abraço.

Tota

Quando precisei do argumento toram, foi num pentium III com 128 de ram, optei pelo damm small linux e roda uma maravilha na velharia, kernel 2.4.2

Pensei em colocar no meu eeepc 701, mas como uso muito pouco ele, o tempo foi passando e eu deixei prá lá.

Boa sorte na remasterização do live cd.

Sucesso.

[]'s

docetrago

Citação de: Tota online 07 de Agosto de 2011, 17:32
Quando precisei do argumento toram, foi num pentium III com 128 de ram, optei pelo damm small linux e roda uma maravilha na velharia, kernel 2.4.2

Pensei em colocar no meu eeepc 701, mas como uso muito pouco ele, o tempo foi passando e eu deixei prá lá.

Boa sorte na remasterização do live cd.

Sucesso.

[]'s

Beleza, Tota !

Estou fazendo os procedimentos aqui. Uso um Pentium 4 e roda super bem o Ubuntu. Quero ver até onde consigo ir com essa máquina, porque já percebi a melhora com cache do browser na RAM. Acredito também que se colocar drive SSD vai ficar uma beleza.

Mas vou trocar o velho guerreiro e deixarei isso pra outra máquina. Vou doá-lo a uma escola para crianças carentes e vou dar um curso de Ubuntu pro povo hehehehe

Acho que essa é uma forma bacana de disseminar o Linux e ajudar quem precisa, da mesma forma como sempre sou ajudado por aqui !

Vamo que vamo ! Abraço !

Tota

Parabéns pela iniciativa.

Força aí para você.

[]'s

docetrago

Citação de: Tota online 07 de Agosto de 2011, 21:11
Parabéns pela iniciativa.

Força aí para você.

[]'s

Tota, fiz todo o processo ( que foi demorado ) mas não aparece no menu de boot do grub a opção de boot "toram".

Vou mexer com isso outra hora, porque realmente me consumiu muito tempo essa tentativa.

Abraços !

docetrago

Atualizando :

continuei minha saga, e achei um post muito esclarecedor em http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1594694

Rodei o script, deu tudo certo, só que o problema é que a imagem para boot ficou com 2,2 Gb e a RAM aqui é de 2 Gb.

Deu uma mensagem dizendo que preciso de mais RAM, ou então devo excluir arquivos para adequar o tamanho final da imagem.

Enfim, vou acabar pegando outra distro como o Damn Small Linux e instalo, porque essa já vem configurada pra dar boot pela RAM.

Abraços !

docetrago

Caro Tota, Boa Tarde !

Não desisti do desafio ! No Debian existe o parâmetro TORAM, ou seja dá boot e roda pela RAM. Neste fim de semana, eu fiz o seguinte :

1. Abri o arquivo /etc/default/grub usando :

$ sudo gedit /etc/default/grub

2. Editei o arquivo /etc/default/grub alterando as linhas a seguir :

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash toram"
GRUB_CMDLINE_LINUX="GRUB_CMDLINE_LINUX="ramdisk=512000″ quiet vga=795 toram"

Em seguida, dei o comando :

sudo update-grub

Reinicializei o pc e notei que ele está muito mais rápido mesmo, verifiquei o uso da RAM e está diferente, acredito que deu certo.

Se possível, sugiro a vocês que façam o mesmo e postem seus benchmarks para que eu possa me certificar de que realmente funciona.

Aqui, ficou muito rápido para abrir janelas, navegar, etc... e é um Pentium IV !!!

Abraços a todos ! Postem suas experiências pra gente compartilhar !

Abraços !