Vale trocar BrOffice (LibreOffice, OpenOffice etc) pelo Google Docs? (Resolvido)

Iniciado por Nightlinux, 05 de Setembro de 2011, 20:17

tópico anterior - próximo tópico

Nightlinux

O BrOffice é muito bom, mas quando se abrem documentos feitos no MS Office - e até vice-versa - dá diferenças de formatação, quando se têm gráficos às vezes não abrem e algumas funcionalidades que deveriam ser simples - como numerar páginas - são difíceis. Então, vale a pena trocá-lo pelo Google Docs?

rjbgbo

imagino que no teu caso não, acontece que arquivos gravados no ms-office além do xml, deles, podem conter rotinas de visual basic. ai vai ser problema p/ qualquer outro programa abrir.
mas faça uns testes aí, de repente pode funcionar no google docs
outra coisa que vc precisa levar em conta é privacidade dos arquivos, apesar de ter versão off-line do google docs, o forte dele é trabalhar on-line.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Nightlinux

Tem versão offline do Docs? Ele faz tudo que o online faz? Estava procurando sobre isso e parece que é aquele tal de Prism e pelo que sei é só leitura e não edição, estou certo? Mas como faz pra baixar? No repositório mesmo?
Ainda não testei se há diferença de formatação do Docs para o MS Office - e vice-versa.
Obrigado.

rjbgbo

ñ uso a versão online do google docs, mas uso e muito o processador de texto, p/ algo mais ameno, coisa pesado vou de libre-office. esses dias a google anunciou mudanças na versão off-line, agora em html5, faça uma busca no google, p/ saber se vai interessar.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

abdo

boas Ggui

como disse o Ricardo é o caso de você testar e ver se vai ser satisfatório para você.

como uso apenas o básico das suites office posso abrir mão tranquilamente, mas para não ficar 100% dependente do google, estou usando a planilha e o banco de dados do Zoho, uma boa suite online, como sou usuario gratuito não tenho opção de backup dos arquivos, assim a cada alteração que faço exporto os dados para o pc. desta forma, em caso de necessidade, posso exportar para o próprio zoho ou para o google docs ou em ultimo caso instalo o broffice e abro os arquivos.

assim uso o seguinte
texto=abiword
planilha=zoho
banco de dados=zoho
apresentação=googledocs - só mesmo para vizualização e arquivo das recebidas
email=gmail

abcs
abdo
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Adriano R.N.

Para coisas muito simples sim, porém, para algo mais complexo ou sem acesso a net nada melhor que o libreoffice.
Quanto a (in)compatibilidade será sempre um dilema, porém, recentemente fiz uns testes na via contrária, ou seja, abrir e salvar em formato open no msoffice 2007.
Camarada, a suíte dos caras foi péssima, abriu os arquivos porém.... foi um teste de paciência. A planilha com 30.000 linhas não abriu, nem salvou, além do excel desencorajar o aventureiro a trabalhar com esse formato.
O editor de texto do libreoffice trabalha muito melhor que o word com grandes arquivos. Fiz a comparação com um arquivo de texto com 40.000 páginas.
Em resumo.... se o google doc's lhe serve, é porque seus arquivos não são complexos, logo, podem ser abertos no libreoffice.
Atualmente trabalho com o google doc's quando elaboramos simulados (todas as disciplinas juntas) para nossos alunos, no entanto para todo o resto só libreoffice, a versão 3.4.3 está ótima.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Nightlinux

Muito obrigado pela ajuda!
Eu faço revisão de trabalhos acadêmicos, textos etc. e sofro com a diferença de formatação e se os trabalhos tiverem gráficos, porque muitos não abrem corretamente no BrOffice 3.
Não uso o MS Office (nem tenho Rwindows), no entanto, quero um mais compatível com ele, ainda não testei arquivos Office no Docs, nem o contrário - erro meu - nos próximos dias testo. Pois, essas diferenças podem provocar situações incômodas tanto para mim quanto para meus clientes, e acredito que todos eles usam o maldito MS Office.
Ainda não encontrei a versão para downloads do G Docs office depois de muito procurar.
Acho melhor usar um pacote para tudo.
Obrigado! Depois que testar Office <-> Gdocs, volto aqui para mostrar os resultados.
Minha ideia é mudar total para o Docs, se funcionar.

Adriano R.N.

Camarada, se a incompatibilidade for muito grande, ao ponto de atrapalhar seu trabalho, ainda existe a opção de instalar o msoffice pelo wine, o básico do pacote (texto, planilha e apresentador) funcionam bem.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Lucimgr

É, concordo com Adriano! Caso atrapalhe seu trabalho, vale a pena instalar o MS Office pelo Wine! já o fiz e roda muito bem! o último que testei foi o pacote 2007.

abraço

Nightlinux

Acabo de testar arquivos docx criados em alguma versão nova do Office. Aprovei o resultado, mas é preciso converter para o formato do Google Docs para poder aditar (senão fica só leitura), o que não achei problema.