Linux com Windows XP

Iniciado por ismaelosny, 10 de Setembro de 2011, 08:50

tópico anterior - próximo tópico

ismaelosny

Olá pessoal, tenho uma grande dúvida, não sei nem em que seção deveria postar, talvez nem seja no forum sobre ubuntu, mas até agora não obtive solução para meu problema em lugar algum.

Certa vez, resolvi testar o ubuntu, instalei ele junto com o windows, gostei, e noutra certa vez, resolvi fazer a instalação com partições reais, não aquelas virtuais que o ubuntu cria no momento em que ele se instala junto com o windows.
Parecia que ia dar certo para mim, mas eis que não consegui mais instalar o winxp sp3 de jeito nenhum.
Primeiro instalei o ubuntu, após isso instalei o windows, e no momento que o instalador do windows pede para reiniciar, é que o problema começa.
Ao reiniciar, só fica numa tela preta. Pesquisei e vi que era 'normal' pois o windows bagunçava o MBR, ou algo assim. Utilizei um cd do ubuntu, arrumei a MBR, e pronto, aparecia agora o GRUB quando eu iniciava o pc. O ubuntu aparecia na lista, e entrava numa boa. Já o windows, aparecia também na lista, mas quando eu inicializava por ele, ficava numa tela preta apenas.
E é isso. Qual seria a forma que eu deveria proceder para instalar? Gostaria apenas de evitar ter que formatar todo HD, todas partições no caso, pois tenho muita coisa em arquivos, que não teria num primeiro momento onde salvar.
Agradeço a atenção de todos desde já.
Abraços.

Creto

Olá ismaelosny,

Aconteceu todo esse problema por você ter feito ao contrário, deve-se primeiro instalar o windows, quando for fazer um dual boots.

Veja aqui: http://ubuntued.info/como-instalar-o-ubuntu-11-04-natty-narwhal

Leia todo ou a parte da instalação junto ao windows.

Espero ter te ajudado.

T+

brunnux

Bom, para quem nunca fez isso ou n tem muita experiencia é melhor instalar o windows primeiro mesmo.

Faça assim. Quando for instalar o windows, crie a partição de instalação de forma que sobre um espaço em branco (onde será instalado o Ubuntu, o tamanho fica a seu critério e a criterio de seu HD), deixe o windows instalar normalmente. Depois que o windows estiver instalado e funcionando normalmente, é hora de usar aquele espaço em branco para instalar o Ubuntu.

Você pode fazer assim na hora de instalar o ubuntu: escolha particionar manualmente; crie uma partição ext4 com ponto de montagem "/" de forma que ainda sobre uns 1024 mb vasios no disco; nestes 1024 vasios crie uma partição SWAP. Agora é só deixar instalar.

Com certeza vc deve encontra tutoriais muito mais detalhados, mas estas são instruções basicas que devem funcionar.

clodoaldops

recupere  o grub do ubuntu
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Como-recuperar-o-GRUB-em-3-comandos-Esse-funciona/

depois de recuperar o grub abra o terminal e digite:
sudo update-grub2

ismaelosny

Obrigado à todos pela atenção.

A situação é a seguinte, o hd está particionado em ext4,ntfs e ntfs (duas)
em uma das ntfs é onde estão meus arquivos, que no momento não tenho onde fazer backup
Se eu apagar a exct4 e a ntfs que era para ficar o windows, e criar outra ntfs primeiro, e depois uma ext4, e então instalar o win primeiro e depois o ubuntu, será que dará certo? nota que uma das ntfs terá que ficar intacta.

ps. não é problema com o grub

Creto

Olá ismaelosny,

Não vou falar em linguagem técnica, vou ser prático.

Você sabe em qual das partições nfts estão seus arquivos? Sim!

Então coloque o cd do xp no drive e instale ele aonde não estão seus arquivos, depois do windows instalado procure seus arquivos faça um backup coloque eles todos em um pendrive por exemplo.

Se for instalar o ubuntu e ainda não souber usar muito bem o gparted use a opção "instalar ao lado de windows xp".

T+ 

brunnux

ismaelosny, acredito que se vc fizer da forma como vc faloi ai, dara certo! Vc n mecherá na ntfs dos arquivos, só na da instalação do windows. Depois, tando windows quanto linux serão capazes de ler a partição ntfs dos arquivos.

Vc faz ai no seu computador praticamente identico ao que eu faço no meu.

clodoaldops

basta reinstalar o xp na partição atual dele
e reinstalar o ubuntu na ext4
sugiro fazer bkp de seus dados pq se vc errar ou se confundir onde reinstalar os SO seus dados serão apagados

brunnux

É! O que o clodoaldops falo é verdade, vc tem q prestar atenção na partição q vc vai instalar o windows, pq se vc errar e formatar a dos arquivos por acidente ai vai tudo pro beleleu.

Mas, provavelmente vc deve saber qual o tamanho desta partição q n pode ser apagada. Dai é só calcular em megabytes os tamanhos das partições para distinguilas depois.