Problemas com driver wireless rtl 8187b Ububtu 11.04

Iniciado por celomozer, 22 de Agosto de 2011, 23:58

tópico anterior - próximo tópico

celomozer

Instalei a versão 11.04 do ubuntu e estou tendo sérios problemas com a rede wifi. Meu notbook é um Itautec w7645 e acesso a net por um provedor wifi na minha cidade. Tenho uma antena wireless externa para receber o sinal. Após a instalação tudo funcionou sem problemas, desliguei a maquin , mais na segunda vez que foi conectar ao religar começaram os problemas.
Não consegui mais ver a rede pelo gerenciodor de rede sem fio do gnome, então instalei o "Wicd" que funcionou, apesar de demorar para conectar. Uma semana depois tive problemas novamente, agora esse gerenciador de rede mostra a rede mais não estabelece conexão, fala que "não foi possivel obter endereço IP".
Desesperado rpesquisei e vi nos foruns que eu poderia instalar um driver do windows através do "ndisglk". Fiz esse procedimento add o rtl 8187b para win98 e o problema permaneceu. Então desisntalei o driver e esse programa e pra minha surpresa não aparece mais nada referente a rede wifi, e como se tivesse desistalado o driver que tinha antes.
Como faço para fazer o wireless voltar a funcionar, pois sem a rede não tenho como usar o ubuntu!!!

Tota

Movido para => internet, redes e segurança

zekkerj

CitarFiz esse procedimento add o rtl 8187b para win98
Você deve usar o driver para Windows XP, não o para Windows 98, nem para Windows Vista/Windows 7.

CitarEntão desisntalei o driver e esse programa e pra minha surpresa não aparece mais nada referente a rede wifi, e como se tivesse desistalado o driver que tinha antes.
Isso é esperado. Um dos passos da instalação do ndiswrapper é bloquear o driver nativo.

Minha sugestão é que continue usando o driver ndiswrapper, pois o driver nativo para esse adaptador tem sérios problemas de alcance.

PS: Aceita uma outra sugestão sincera? Troque o adaptador. Veja se seu provedor pode te oferecer um AP cliente. Vai melhorar a recepção e facilitar a configuração.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

celomozer

Fiz a instalação do driver para XP e além de não resolver o nivel do sinal ficou simplesmente horrível, pior que o nivel do win 98.

No driver nativo o sinal era de 70%, no Win98 era de 37% e no WinXP apenas 24%.

Usei o nativo por mais de uma semana antes de dá problema, no Win 98 e XP não conseguir estabelecer conexão com o provedor. O mais intrigante é que eu consigo conectar no meu roteador. Eu não uso esse roteador só liguei ele pra ver se conseguia conectar nele e funcionou.

Eu achei curioso conseguir conectar no meu roteador mais não consegui conectar no router do meu provedor. Em ambos a conecxão é feita sem senha, sendo que para navegar pelo provedor eu preciso fazer a configuração de usuario e senha utilizando o pppoeconfig.

Estou tentando colocar novamente o driver do win 98 pelo ndisglk, mais o sistema está travando. Realmente acho que a solução mais plausível é pedir o provedor para colocar um AP, aí eu usarei via cabo pela porta de rede!!!

Só para registrar, estou usando para conectar um modem huawei E226 com chip pré-pago da TIM e funciona muito bem!!!

celomozer

Eu estava tentando instalar os driver que tem no CD que veio junto da antena externa!

Baixei do site da Realtek e instaleio o driver XP, voltou a funcionar, mais o nível do sinal continua mais baixo que o nativo, tá em 40% enquanto o nativo chegava a 70%!!!

Pergunta:
Caso eu deseje, como eu faço para reinstalar o driver nativo no ubuntu? Sei q teria que remover o ndisglk antes. Dá para fazer pelo apt-get?

zekkerj

CitarDá para fazer pelo apt-get?
Não. Não é que o driver nativo tenha sido desinstalado, ele só está bloqueado.

Pra reativá-lo, você vai remover o driver ndiswrapper:

sudo modprobe -r ndiswrapper

Depois vai remover qualquer referência ao ndiswrapper do arquivo "/etc/modules" (é um arquivo de texto, use um editor de texto em modo root pra alterá-lo).

Por fim, vc vai procurar por uma linha parecida com "blacklist rtl8187" nos arquivos /etc/modprobe.d/<alguma coisa>. Encontrando em algum arquivo nesse diretório, edite o arquivo e remova essa linha.

Feito isso, reinicie o sistema e verifique se o driver nativo foi carregado, com o comando "lsmod | grep -i rtl8187".
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

celomozer

Agradeço as dicas mais não sei se encontrei os arquivos certos... (uso o Ububtu 11.04)
O arquivo /etc/modules não tem referencia ao ndiswrappers

Abaixo o conteúdo /etc/modules
-------------------------------------------------------------------------------------------------
# /etc/modules: kernel modules to load at boot time.
#
# This file contains the names of kernel modules that should be loaded
# at boot time, one per line. Lines beginning with "#" are ignored.

lp
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Em relação ao diretório /etc/modprob.d/
Existem 10 arquivos dentro dele
alsa-base.conf
blacklist.conf
blacklist-ath_pci.conf
blacklist-firewire.conf
blacklist-framebuffer.conf
blacklist-modem.conf
blacklist-oss.conf
blacklist-rare-networkconf
blacklist-watchdog.conf
ndiswrapper.conf

Abaixo o conteúdo do último arquivo, não achei nada referente a blacklist rtl8187!!!

alias usb:v0BDAp8187d*dc*dsc*dp*ic*isc*ip* ndiswrapper
alias usb:v0BDAp8189d*dc*dsc*dp*ic*isc*ip* ndiswrapper

zekkerj

celomozer

Consegui voltar para o driver nativo.

Testei o gerenciador wireless Wifi Radar e com esse eu consigo conectar!!