instalando .tar.gz! (ou rezando)

Iniciado por al linux, 01 de Setembro de 2011, 19:42

tópico anterior - próximo tópico

al linux

olá. Estou tentando instalar novamente um pacote tar, (gnomebaker-0.6.4.tar.gz) mas acabei de me lembrar do pq ter desistido tempos atrás, e ter ficado com as mesmas versões dos programas até este virem a se transformar em pinguins bebados que não fazem mais coisa nenhuma! (ver minhas reclamações de vlc, kaffeine, brazero, gravador de som, audacious, audacity, k3b...)
Como é dito por todo canto conhecido da web, instalar ISSO é fácil;

" `./configure' to configure the package for your system, type `make' to compile the package, optionally, type `make check' to run any self-tests that come with
    the package, and type `make install' to install the programs and any data files and documentation."

...mas em nenhuma lingua me é dito o que fazer quando, ao escrever make lá, ele diga: "Nenhum alvo indicado e nenhum arquivo make encontrado." ou " Sem regra para processar o alvo `install"!  ;D  ;D  :D  ;D  :P
A propria compilação que peguei, diz que é só escrever m+a+k+e no terminal (que de fato é um terminal das minhas espectativas), no install text, do qual eu copiei as linhas tutoriais acima, então...what'a fuck?
Será que vou ter que aprender tiro ao alvo também? ???
Estou a 2 anos com esse sistema, e são 2 anos que quero deixar o mesmo! :o
Pelo menos eu encontrei uma forma de apontar a pasta através de opção do clique direito do mouse, pra de modo assim eu vir a falhar em menos tempo!

Ouvi dizer que haveria um comando que crie um arquivo .deb (hail windows) com uma compilagem dessa laia, então gostaria que vcs me ajudassem com isto também, pra variar, de forma a eu resolver ficar aqui por mais um tempo... e perdendo menos tempo!!
Mas por favor, não me peçam pra eu baixar através do terminal, pois este nunca conectou-se a coisa nenhuma!(outra reclamação)

<gnome ubuntu nascido 09-07-2008 versão 2.22.3> 8)

Agradeço a paciência e peço desculpas pela minha infindável burrice nesse negócio!

Simei

Cara, estou com vc na mesma situação, venho utilizando o Ubuntu há uns meses e levo uma surra muito grande para instalar arquivos RMP e tar.gz. Ainda não consegui instalar o Java JDK e o ultimo netbeans.

fruggerr

Instalar pacotes tar.gz, tar.bz, etc. é apenas descompactar os arquivos em algum diretório e executar, geralmente, o script ./configure. O Configure é usado para a verificação de presenças das dependências do sistema, caso tenha alguma ausente ele interrompido informando a dependência ausente para você fazer instalação. Dependências resolvidas o ./configure gera o make para poder compilar os binários e finalizado a compilação é possível dar um make install para instalação do pacote. É sem segredos!

al linux

o unico mistério se deve a, quando eu mando um "make install ", ele me manda um "nao tem alvo pra esse install". E definitivamente, se eu for querer algum mistério, vou ler uns livros da Agatha Christie!  :o :o :o :o :o :o 8)

O que eu queria saber é se o sistema esta bichado, pois aparentemente, o que funciona com os outros, não funciona comigo, e vou acabar pegando algum complexo de inferioridade!

Minha alternativa seria gerar um .deb dessa compilação, pois estou com uma saudade danada daquelas barrinhas de instalação! Mas como?

zeroday

Vc seguiu os passos direitinho do README que vem nele?
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

al linux

o readme foi justamente o que eu transcrevi ali nos passos em inglês!
Sei que nao tem como errar, então... what a fuck?

agente100gelo

Porque raios vocês estão tentando instalar via .tar.gz se os programas exxistem nos repositórios?
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Ioca100

Para iniciantes o mais indicado é instalar programas pela central de programas do Ubuntu, depois, os arquivos .deb (dois cliques sobre).
Para instalar os .tar.gz tem que observar todos os detalhes no Readme, por exemplo, verificar os espaços , letras minúsculas ou maiúsculas etc.Para transformar os arquivos em .deb existia um programas chamado Alien, mas o melhor é seguir o que sugeri.
Usuário Linux- 449417

jopeu

Primeiro vc descompacta o pacote, entra dentro da pasta e veja o "readme" ou "install".
depois vc segue as instruções e pronto. Leia sempre o que está informando na tela do terminal.

Veja:

http://www.hardware.com.br/dicas/instalando-programas-partir-codigo-fonte.html

EdvaldoSCruz

Veja se isso ajuda abaixo irmão e tenha Fé em J.C. e vá orando que dá certo:

Como instalar programas .tar.gz ou .tar.bz2 no Ubuntu - noções básicas:
http://www.youtube.com/watch?v=CQQWXdgKCZw
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Tota

Citação de: al linux online 01 de Setembro de 2011, 22:04
o unico mistério se deve a, quando eu mando um "make install ", ele me manda um "nao tem alvo pra esse install".

Ola

Junto a esta mensagem ( algumas linhas acima ) existe sempre uma declaração de erro(s).

Desta forma, o ideal para ajudar ao forum a "ver" seu problema é postar a saída completa do erro.

Como já citado exaustivamente acima por outros colegas, se existe um pacote pré-compilado nos repositórios, "reinventar a roda" creio que seria para estudos apenas, de outra forma compilar seria uma grande perda de tempo.

Compilar um pacote a partir de seu codigo-fonte é um processo exaustivo, pois é necessário ter todas as bilbliotecas e dependencias instaladas para a compilação poder ocorrer.

Pelo erro que postou, "make install não tem alvo", tudo leva a crer que está executando o comando de fora da pasta correta, ou o erro vem de passos anteriores, no make ou no .configure.

1) Desta forma, o mais correto seria começar do zero, citar ao forum qual a versão de seu Ubuntu ( Gnomebaker 0.6.4 é para o Ubuntu Natty, não para outras versões )

2) postar a saída do comando .configure

3) postar a saída de make

4) postar a saída de sudo make install ( como sudo para poder ter permissões para alterar pastas do sistema )

Interessante notar também que no pacote fonte do gnome baker, existe um arquivo chamado autogen.sh

Ele criaria o seu make sem a necessidade de .configure

Depois de instalados os pacotes sugeridos e executado sem erros, bastaria utilizar o arquivo install.sh para compilação automatica.

Mas como aparentemente quer "fazer na unha" faça como sugeri nos 4 itens.

veja meu ./configure ( o que está marcado em vermelho, é imperativo analisar, para só após isto executar make, incluindo aí, instalar as dependências solicitadas para depois executar um ./configure sem erros):
----------------------------------------------------------------
tota@tota-tota:~/gnomebaker-0.6.4$ ./configure
checking for a BSD-compatible install... /usr/bin/install -c
checking whether build environment is sane... yes
checking for a thread-safe mkdir -p... /bin/mkdir -p
checking for gawk... no
checking for mawk... mawk
checking whether make sets $(MAKE)... yes
checking whether to enable maintainer-specific portions of Makefiles... no
checking for style of include used by make... GNU
checking for gcc... gcc
checking for C compiler default output file name... a.out
checking whether the C compiler works... yes
checking whether we are cross compiling... no
checking for suffix of executables...
checking for suffix of object files... o
checking whether we are using the GNU C compiler... yes
checking whether gcc accepts -g... yes
checking for gcc option to accept ISO C89... none needed
checking dependency style of gcc... gcc3
checking for library containing strerror... none required
checking for special C compiler options needed for large files... no
checking for _FILE_OFFSET_BITS value needed for large files... no
checking for gcc... (cached) gcc
checking whether we are using the GNU C compiler... (cached) yes
checking whether gcc accepts -g... (cached) yes
checking for gcc option to accept ISO C89... (cached) none needed
checking dependency style of gcc... (cached) gcc3
checking how to run the C preprocessor... gcc -E
checking for grep that handles long lines and -e... /bin/grep
checking for egrep... /bin/grep -E
checking for ANSI C header files... yes
checking for pkg-config... /usr/bin/pkg-config
checking pkg-config is at least version 0.16... yes
checking for GLIB - version >= 2.0.0... yes (version 2.28.6)
checking for xgettext... /usr/bin/xgettext
checking for msgmerge... /usr/bin/msgmerge
checking for msgfmt... /usr/bin/msgfmt
checking for perl... /usr/bin/perl
checking for XML::Parser... ok
checking for GNOMEBAKER... configure: error: Package requirements (
   libgnomeui-2.0 >= 2.8.1
   gtk+-2.0 >= 2.6.0
   glib-2.0 >= 2.4.0
   libglade-2.0 >= 2.4.2
   libxml-2.0 >= 2.4.0
) were not met:

No package 'libgnomeui-2.0' found
No package 'gtk+-2.0' found
No package 'libglade-2.0' found
No package 'libxml-2.0' found

Consider adjusting the PKG_CONFIG_PATH environment variable if you
installed software in a non-standard prefix.

Alternatively, you may set the environment variables GNOMEBAKER_CFLAGS
and GNOMEBAKER_LIBS to avoid the need to call pkg-config.
See the pkg-config man page for more details.

tota@tota-tota:~/gnomebaker-0.6.4$

tota@tota-tota:~/gnomebaker-0.6.4$ make
make: *** Nenhum alvo indicado e nenhum arquivo make encontrado.  Pare.
tota@tota-tota:~/gnomebaker-0.6.4$

Como pode ver, o erro não está em make, mas em ./configure, sendo necessário ter um ./configure "limpo" para prosseguir a make e posteriormente a sudo make install.

[]'s

jopeu

Muito interessante amigo, até eu me interesei

------------------------------------
Interessante notar também que no pacote fonte do gnome baker, existe um arquivo chamado autogen.sh
Ele criaria o seu make sem a necessidade de .configure
Depois de instalados os pacotes sugeridos e executado sem erros, bastaria utilizar o arquivo install.sh para compilação automatica.

poderia dizer onde está um tutorial de como usar o autogen.sh

obrigado

Tota

Dentro do pacote, provavelmente em INSTALL

Ou no proprio autogen.sh bastando abrí-lo com um editor de textos.
Citar#bin/sh

glib-gettextize -f -c
intltoolize --copy --force --automake

ACLOCAL=aclocal AUTOMAKE=automake autoreconf -v --install --force || exit 1
./configure --enable-maintainer-mode "$@"!/

Mas de nada irá adiantar se não tiver tudo (bibliotecas e dependências ) em seu sistema....

[]'s

jopeu

obrigado tota.

parece legal, vou dar uma estudada.

al linux

Agradeço também,e quando tiver de novo um abacaxi desses, eu posto o erro especificamente. O problema meu com o repositorios é que eles não atualizam, e ja tentei isso no terminal, mas ele diz que nao pode se conectar...enquantoisso,boa  parte dosprogramas multimidias vão funcionando demal a pior!