Conexão seletiva

Iniciado por Vitella, 31 de Agosto de 2011, 00:42

tópico anterior - próximo tópico

Vitella

Boa noite amigos!
Já há alguns meses que o meu ubuntu 11.04 apresenta uma aparente conexão à internet seletiva.
Explico: quando ligo o pc, conecta normalmente pelo auto eth0. Porém, quando visito determinados sites, a conexão para totalmente.
Quando clico em auto eth0, o sistema não localiza nenhuma conexão.
O mesmo ocorre com cliente torrent. Abro o programa e ele funciona por uns 5 minutos, mas após isso o problema acima citado também ocorre.
Utilizo um modem d-link 500b segunda geração e ele funciona bem com o windows 7 instalado na outra partição. Também não tive problemas na versão 10.10.
Parece que este problema começou após alguma atualização de sistema, mas não sei precisar qual.
Podem me ajudar? ???

zekkerj

Você se conecta por cabo, correto? No momento em que o problema acontecer, execute os comandos abaixo e cole o resultado aqui.

ping -c 4 8.8.8.8
ping -c 4 www.google.com
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Vitella

Olá Zekkerj!
Eis os resultados dos comandos:

Citartiago@tiago-G31M-ES2L:~$ ping -c 4 8.8.8.8
PING 8.8.8.8 (8.8.8.8 ) 56(84) bytes of data.
From 10.1.1.3 icmp_seq=4 Destination Host Unreachable

--- 8.8.8.8 ping statistics ---
4 packets transmitted, 0 received, +1 errors, 100% packet loss, time 3009ms

tiago@tiago-G31M-ES2L:~$ ping -c 4 www.google.com
ping: unknown host www.google.com

Uma informação adicional: quando reseto o PC a conexão volta ao normal.

zekkerj

Você não tem um problema de "conexão seletiva", seja lá o que isso for. Vc está perdendo a conexão.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Vitella

Pois é. Ocorre sempre com os mesmos sites e com download por torrent.
Detalhe que eu visitava estes sites na versão anterior e nunca tive problema, assim como os torrents. Downloads diretos, puxando com a largura total de banda não me dão este tipo de problema, assim como outros sites.
Fiz um teste com o "Ruindows" e ele se comportou bem, não apresentando estes problemas.

Será que há algum protocolo nos sites "problemático" que influênciam na queda da conexão?
Já tentei com o firefox e com o chrome e nada.
Este problema começou a aparecer depois de uma atualização de sistema, mas não sei te dizer qual é.

Será que podemos fazer alguma coisa?

zekkerj

Torrent pode ser uma aplicação pesada, conforme seja sua estrutura você pode perceber vários problemas --- perda de conexão, lentidão, bloqueio de navegação, bloqueio de outros computadores na conexão compartilhada, etc.

Eu te recomendo que verifique as configurações do cliente torrent que vc usa, procure limitar o download e o upload a no máximo 80% de sua conexão. Lembre-se de que a esmagadora maioria das conexões internet é assimétrica, assim se vc recebe 4Mbps de download (80% ~~ 3,2Mbps ou 320KB/s), é comum que tenha apenas 1Mbps de upload (80% ~~ 800Kbps ou 80KB/s).

Procure limitar também a quantidade de conexões simultâneas do cliente torrent. Mais conexões fazem com que ele encontre as fontes mais rápido, mas sobrecarrega seu roteador.

Vitella

Meu cliente torrent já está configurado para "pegar leve", com a banda limitada para não dar problemas principalmente com trackers privados.
Eu não tenho o costume de navegar com ele aberto, pois deixa a conexão lenta e etc.
O que me preocupa é a navegação normal, quando abro um site de notícias e a conexão faz água e tenho de reiniciar a máquina.
Não gostaria de ter de formatar o pc e começar uma instalação do zero...  :-[

zekkerj

sua máquina é um desktop ou um notebook?

Vitella

Desktop, operando com dual boot.

zekkerj

Se fosse um notebook, eu iria recomendar testar em outra rede, pra ver se o problema persiste.

A forma do problema que vc passa só remete a uma coisa: problema de hardware. Seja no cabo de rede, seja na sua interface, seja no seu modem/roteador.

Vitella

Vou dar uma olhada nesses pontos.
Obrigado pela ajuda.

Um forte abraço!