Como fazer os recursos de "zoom" e "rolagem" funcionarem no Dell Inspirton 14?

Iniciado por Lídia, 15 de Agosto de 2011, 19:54

tópico anterior - próximo tópico

Lídia

Adquiri o meu Notebook Dell Inspiron 14 em junho e até agora o problema do touchpad não foi resolvido. Ele está executando apenas os recursos básicos. Já falei várias vezes com o Suporte e até agora, nada. Não há drivers para fazerem os recursos de "zoom" e "rolagem" do touchpad funcionarem no meu Ubuntu 10,04, conforme informação do suporte da Dell. Hoje, me disseram que eu preciso contratar um técnico de confiança para fazer a configuração manual do touchpad, já que não há drivers pra ele. O que fazer? Alguém sabe? Como é possível configurar o touchapad manualmente sem o auxílio de drivers?
Obrigada, antecipadamente.

P.S.: Conforme o manual de instruções que acompanhou o produto, ao mover o dedo para cima, do lado esquerdo do touchpad, ele faz aumentar o tamanho da fonte e da tela, e para baixo, o contrário. E para a rolagem da tela, ao mover o dedo do lado direito do touchpad em movimento circular horário, ele faz a tela rolar para cima e ao mover em sentido anti-horário, o oposto.

Tota

Ola

De uma lida nisto => http://ubuntu-snippets.blogspot.com/2009/03/multi-touch-for-anyall-synaptics.html

e nisto => http://www.ibm.com/developerworks/opensource/library/os-touchpad/

Com estes links voce pode começar a entender

Siga as "receitas" mas faça back up dos arquivos que voce alterar para poder reverter caso algo dê errado.

[]'s

Lídia

Olá, Tota. Tudo bem? Obrigada por me ajudar de novo!

Sobre o que o suporte da Dell disse, eu não conheço nenhum técnico da minha cidade que entenda de Linux, muito menos de Ubuntu.

A questão é que não tenho tempo pra começar a fazer um curso de Ubuntu. Não tenho a menor noção do básico :-(.
Acessei o link que você sugeriu. Ele manda criar um arquivo. Imagino que o comando "gksudo gedit /etc/hal/fdi/policy/11-x11-synaptics.fdi" tenha que ser feito no terminal. Correto? Não faço ideia do que acontecerá depois que eu digitar esse comando, tampouco como farei para colar todos aqueles comandos no novo arquivo..... :-(.

[ ]s

Lídia

Olá, de novo, Tota,

Sei que é demais eu lhe pedir isso, mas, se um dia você tiver bastante tempo sobrando, se você puder me dizer, passo a passo, sobre o que tenho que fazer para dar todos esses comandos no terminal, eu ficaria demais, demais, demais agradecida. Não tenho pressa.

Grata

[ ]s