Problema - HD do servidor lotado por causa do arquivo xsession-errors

Iniciado por ErnestoLyderis, 12 de Agosto de 2011, 14:19

tópico anterior - próximo tópico

ErnestoLyderis

Em um determinado dia de cada mês, o arquivo "xsession-errors" toma todo o espaço de armazenamento do servidor. Há algum modo de desabilitar a geração de informações em tal arquivo ou de executar qualquer outro procedimento que resolva a situação? Obrigado.

zekkerj

Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

ErnestoLyderis

Citação de: zekkerj online 12 de Agosto de 2011, 14:28
Pq um servidor de arquivos está usando sessão gráfica?

Desconheço a resposta para a sua pergunta, me desculpe. Eu agradeceria se você explicasse melhor.

zekkerj

Esse arquivo é gerado como resultado do uso da interface gráfica no servidor. Daí eu pergunto: se é um servidor, pra quê você está com a sessão gráfica aberta?

Em todo caso, você costuma deixar a sessão gráfica aberta, não? Feche-a e abra de novo, o arquivo "xsession_errors" será apagado e recriado, zerado.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

ErnestoLyderis

Citação de: zekkerj online 12 de Agosto de 2011, 23:20
Esse arquivo é gerado como resultado do uso da interface gráfica no servidor. Daí eu pergunto: se é um servidor, pra quê você está com a sessão gráfica aberta?

Em todo caso, você costuma deixar a sessão gráfica aberta, não? Feche-a e abra de novo, o arquivo "xsession_errors" será apagado e recriado, zerado.

Compreendi.
Vou questionar a equipe em relação à interface gráfica.
Sim, costuma ficar aberta. Fiz isso e o arquivo foi recriado/zerado. Mas o problema persiste - o arquivo crescerá de tal forma que preencherá todo o espaço em disco.

Agradeço.

galactus

ErnestoLyderis, este servidor é 64 bits e você roda aplicações 32 bits no modo gráfico?

Qual a versão do Ubuntu?

Tem como verificar qual erro aparece dentro do arquivo .xsession-errors?
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

zekkerj

Citação de: ErnestoLyderis online 15 de Agosto de 2011, 12:13Compreendi.
Sim, costuma ficar aberta. Fiz isso e o arquivo foi recriado/zerado. Mas o problema persiste - o arquivo crescerá de tal forma que preencherá todo o espaço em disco.

Agradeço.
Sim, isso acontecerá, se você deixar a sessão gráfica indefinidamente aberta. Não há o que fazer, senão fechar a sessão gráfica, quando ela não estiver sendo usada. C'est la vie...

ErnestoLyderis

Citação de: galactus online 15 de Agosto de 2011, 12:35
ErnestoLyderis, este servidor é 64 bits e você roda aplicações 32 bits no modo gráfico?

Qual a versão do Ubuntu?

Galactus, são 64 bits rodando no modo gráfico.
A versão utilizada é a 10.04 LTS.
O arquivo foi deletado. Outro de tamanho exagerado será criado somente no dia 25, eu acredito.
Há problema em rodar no TTY8?

ErnestoLyderis

Citação de: zekkerj online 15 de Agosto de 2011, 13:06
Citação de: ErnestoLyderis online 15 de Agosto de 2011, 12:13Compreendi.

Agradeço.
Sim, isso acontecerá, se você deixar a sessão gráfica indefinidamente aberta. Não há o que fazer, senão fechar a sessão gráfica, quando ela não estiver sendo usada. C'est la vie...

Zekkerj, você diz para eu trocar de TTY?
Me explique melhor, por gentileza.

zekkerj

Digo pra não usar a interface gráfica, a menos que expressamente necessário. O que nos traz de volta a uma das minhas perguntas iniciais... qual o motivo de você estar usando a interface gráfica num servidor?

galactus

Citação de: ErnestoLyderis online 15 de Agosto de 2011, 16:49
Citação de: galactus online 15 de Agosto de 2011, 12:35

Qual a versão do Ubuntu?

Galactus, são 64 bits rodando no modo gráfico.
A versão utilizada é a 10.04 LTS.
O arquivo foi deletado. Outro de tamanho exagerado será criado somente no dia 25, eu acredito.
Há problema em rodar no TTY8?

Olha só, tem Bug conhecido com o .xsession-errors em sistemas 64 bits que rodam aplicativos 32 bits no Lucid!

Esse problema afeta muitas distribuições, não é só do Ubuntu!

Entre os causadores:

- ndiswrapper na hora de rodar o flash 32bits dentro do sistema 64 bits! - Tente usar o flash 64 bits!
- navegador 32 bits rodando dentro do sistema 64bits - Use um navegador 64 bits!
- Uso do Cairo Doc - Remova o Cairo Doc!
- lightning & thunderbird - Atualize os dois!

E outras causas mais loucas!

Não existe um "remédio" específico, pois vai depender de quem está causando o erro aí! Tem que olhar o log do arquivo!

Tem camarada que fez script para apagar o arquivo de tempos em tempos antes de lotar o HD:  http://manoftherambla.wordpress.com/2011/06/02/hard-disk-full-in-ubuntu-xsession-errors/

A solução é porca, mas para quem não pode abrir mão dos programas ou programa que está fazendo o erro aparecer, não tem outra maneira!

Como o zekkerj falou, a melhor opção seria não usar parte gráfica no servidor né!

Meu servidor caseiro é em modo texto mesmo! Não precisa de parte gráfica em servidor! Mas vai saber o motivo disso aí na sua firma né!
Tem várias placas para servidor da Intel que nem Som tem na placa mãe!

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.