Problema na instalação do ubuntu 11.04

Iniciado por digaumlv, 11 de Maio de 2011, 02:13

tópico anterior - próximo tópico

digaumlv

Estou tendo problemas na intalação do ubuntu 11.04 atualmente uso o Ubuntu 9.10, quando coloco o cd e peço a instalação o monitor fica tudo colorido como uma mistura de pixels e quadrados repetidos mas não aparece nenhum erro somente trava a maquina e dá esse erro que estou dizendo. Meu pc e um celeron 2,26, 2gb de ram, placa de video e nova e uma NVDIA 8400 GS hd de 40 Sata onde iria formatar partição do 9.10 e colocar o mais recente so que esta acontecendo esse problema gostaria de muito de ajuda! Obrigado!

lcquerido

Citação de: digaumlv online 11 de Maio de 2011, 02:13
Estou tendo problemas na intalação do ubuntu 11.04 atualmente uso o Ubuntu 9.10, quando coloco o cd e peço a instalação o monitor fica tudo colorido como uma mistura de pixels e quadrados repetidos mas não aparece nenhum erro somente trava a maquina e dá esse erro que estou dizendo. Meu pc e um celeron 2,26, 2gb de ram, placa de video e nova e uma NVDIA 8400 GS hd de 40 Sata onde iria formatar partição do 9.10 e colocar o mais recente so que esta acontecendo esse problema gostaria de muito de ajuda! Obrigado!

Para melhor ajudar, seria bom voÊ responder algumas perguntas:

1- Está dando boot com o Live CD? Roda tudo normal?
2- Quando gravou / baixou a iso, checou o md5?
3- Gravou o CD em velocidade abaixo da máxima (pelo menos metade ou menos)?

Descreva passo a passo como você está procedendo pois só os dados fornecidos até agora é pouco.

Abraços

jubuntux

Citação de: digaumlv online 11 de Maio de 2011, 02:13
Estou tendo problemas na intalação do ubuntu 11.04 atualmente uso o Ubuntu 9.10, quando coloco o cd e peço a instalação o monitor fica tudo colorido como uma mistura de pixels e quadrados repetidos mas não aparece nenhum erro somente trava a maquina e dá esse erro que estou dizendo.

Só me surgiu esse efeito colorido ao finalizar a instalação, muito pouco antes do pedido de reiniciar para completar o processo. Desde aí não voltou a acontecer o que me deixou mais tranquilo, mas há um pormenor que talvez (?) tenha contribuído para que não voltasse a acontecer, logo ao início da 1ª utilização mudei (mas não mudei) de usuário, acedi ao mesmo mas com a alteração para o Ubuntu clássico (para sair do Unity). É já a 3ª versão do ubuntu que utilizo e esse efeito gráfico nunca me tinha ocorrido antes.

digaumlv

Res: Não pelo live dá o mesmo problema amigo!

Res: Não, não cheguei md5 , mas ele abre o menu normalmente para escolha de linguagem baxei direto do site www.ubuntu.com antes nunca tive problema em baixar a iso de lá so se tenha tido mudaças para essa versão.

3- Gravou o CD em velocidade abaixo da máxima (pelo menos metade ou menos)?
RES : Gravei na velocidade de 24X teria problema ??

lcquerido

Citação de: digaumlv online 11 de Maio de 2011, 18:05
Res: Não pelo live dá o mesmo problema amigo!
Abaixo...

Citação de: digaumlv online 11 de Maio de 2011, 18:052- Quando gravou / baixou a iso, checou o md5?
Res: Não, não cheguei md5 , mas ele abre o menu normalmente para escolha de linguagem baxei direto do site www.ubuntu.com antes nunca tive problema em baixar a iso de lá so se tenha tido mudaças para essa versão.

Eu já caí nessa. Uma diferençazinha que tiver na ISO baixada pode fazer um problema, e tive isso recentemente e antes nunca havia tido. Achei que era meu hardware. Por isso que é importante sempre checar o MD5, por melhor e mais rápida que seja sua internet.

Citação de: digaumlv online 11 de Maio de 2011, 18:053- Gravou o CD em velocidade abaixo da máxima (pelo menos metade ou menos)?
RES : Gravei na velocidade de 24X teria problema ??
Depende da midia. Por isso mesmo eles recomendam que se grave a ISO numa velocidade baixa. Também tive um problema assim, naõ insalava nem a pau, mas não queria acreditar que era por isso, pois o LiveCD funcionava normalmente.

Tente e veja o que consegue. Primeiro o mais importante, o MD5. Depois grave e gere outro MD5 e compare para ver se está tudo certo mesmo. É chato mas gasta-se menos tempo fazendo isso do que tentar encontrar um problema que sabe-se lá se existe ou se foi gerado.

digaumlv

Eu já caí nessa. Uma diferençazinha que tiver na ISO baixada pode fazer um problema, e tive isso recentemente e antes nunca havia tido. Achei que era meu hardware. Por isso que é importante sempre checar o MD5, por melhor e mais rápida que seja sua internet.

Ok, mas eu rodei esse mesmo cd em um notebook  não cheguei a instalar so usei o ubuntu pelo cd e a versão 11.04 bem show de grafico !
então não sei o que fazer em questão desse MD5 ?

druidaobelix

Olá digaumlv,

A sua descrição dá a entender que v. tem acesso à tela inicial do LiveCD da versão 11.04, porque v. diz que " [...] ele abre o menu normalmente para escolha de linguagem [...]".

Supondo que seja essa a situação, então você está tendo acesso à ferramenta que vem no próprio LiveCd para verificação da integridade do CD, que lá aparece como "Verificar por defeitos no disco", então é só executar.
Ao final da verificação o processamento volta à tela inicial.

Feito isso, já que seu sistema está tendo problemas com o vídeo, o próximo passo, como tentativa mais simples, é editar a linha de inicialização.

Estando o foco na linha "Experimentar o Ubuntu sem instalar", aciona a tecla F6 do teclado "Outras Opções".

Abre-se uma pequena tela lateral de menu por sobre a tela principal com opções (acpi=off  noapic, etc).

Aciona a tecla ESC do teclado, com o que aparece a linha de comando de inicialização do CD.

Essa é a linha (Opções de inifile) do boot string que vem preenchida como:

file=cdrom/preseed/ubuntu.seed boot=casper initrd=casper/initrd.lz quiet splash --

Movendo-se com as setas do teclado, apague (delete) os termos quiet splash --

Isso vai fazer com que apareça na tela a execução da carga do sistema, linha à linha, o que eventualmente lhe permitirá identificar algum problema na inicialização (o "quiet" é que esconde isso), além do que o splash pode interferir no vídeo.

Deixe carregar até o final, mesmo que em algum momento aparente estar parado o processamento.

Se no final não obtiver diretamente um ambiente gráfico, seja tela escura, seja tela quadriculada, enfim, qualquer tela anormal depois da carga, então acione as teclas Ctrl+Alt+F1 do teclado para ver se com isso atinge um prompt de comando (modo texto), a partir do qual é possível encaminhar algumas soluções para resolver o problema do vídeo.

Se por esse método conseguir chegar ao modo texto, teste para ver se há conexão internet, fazendo um comando ping para qualquer servidor externo.

Exemplo: ping www.google.com.br

Acione as teclas Ctrl + C para parar o ping.

Informe-nos do resultado.

[]'s

Citação de: digaumlv online 11 de Maio de 2011, 18:05

....cotei....

...cotei...
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Marlos Dalla Valle

Ola druidaobelix,

Estou com o mesmo problema acima citado, cheguei ao ultimo passo, onde ja testei o ping, e obtive resposta, mas agora n sei oq fazer, alguma dica?

druidaobelix

Olá Marlos Dalla Valle,

Pela sua descrição aparentemente está conseguindo chegar a um prompt de linha de comando (terminal puro, tty), com conexão internet disponível, então é tentar pelo tty configurar o vídeo.

Daí em diante é necessário ter alguma informação sobre o seu equipamento e ainda sobre qual versão do Ubuntu v. está usando.
Este tópico originalmente tratava de uma placa de vídeo NVDIA 8400 GS.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.