Como forçar que arquivos apagados de outras partições passem para a lixeira?

Iniciado por fatecano, 12 de Agosto de 2011, 12:13

tópico anterior - próximo tópico

fatecano

Olá, tudo bem?

O meu HD foi particionado e eu compartilhei as pastas de documentos, downloads, imagens, músicas e vídeos com o meu Windows 7.
Essa partição do Windows 7 monta automaticamente e o endereço dessas pastas todas está no Windows mesmo.
Na verdade, nem alterei os endereços delas!
Apenas exclui as pastas do Ubuntu e coloquei links que levam a essas pastas do Windows.

A questão é que os arquivos que eu apago nem vão mais para a lixeira.
Se eu apagar, apago de verdade!

Eu gostaria de forçar que esses arquivos apagados passem direto para a lixeira.

Tem como fazer isso?

Abraços

zekkerj

Você está usando essas pastas compartilhadas, correto? Acredito que nesse caso você tem que fazer isso na origem, ou seja, no Windows 7.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

fatecano

CitarVocê está usando essas pastas compartilhadas, correto? Acredito que nesse caso você tem que fazer isso na origem, ou seja, no Windows 7.

Não entendi.  :-\

Fazer na origem? Aahh ... quando eu compartilhei as pastas das duas partições, eu fiz tudo pelo o Ubuntu.
Não alterei nada lá no Windows.

O que eu tinha pensado aqui era o seguinte:

• quando apagar arquivos que estão na partição do Windows (pastas: documentos, músicas, imagens, vídeos e downloads), que eles não sejam excluidos de uma vez. Ou seja, que sejam enviados para a lixeira do Ubuntu.
  • e, se possível, que o endereço dessa lixeira do Ubuntu seja o mesmo endereço da lixeira do Windows

Pelo o Ubuntu, entrei na pasta Sistema de arquivos e achei uma chamada Recovery e uma $Recycle.Bin.
Mas não tinha nenhum arquivo apagado lá.

Eu lembro que quando eu estava com o HD externo e iria removê-lo, aparecia uma pergunta se eu queria esvaziar a "lixeira" dele.
Só que não consigo achar essa pasta aqui no Windows.

fatecano

Estou pesquisando aqui e pelo o jeito isso tem alguma relação com as permissões.

Usando o usuário "comum", exclui um arquivo qualquer nessa partição e acessei a pasta .Trash-1000.
Dentro dela tem três pastas (expunged, files, info), mas em nenhuma delas achei o arquivo apagado.
Estavam totalmente vazias!

Depois fiz diferente ... acessei o Nautilus pelo sudo nautilus, exclui esse mesmo arquivo e ai vi que surgiu uma pasta .Trash-0.
O arquivo que apaguei estava lá!

Aproveitei que ainda estava no sudo nautilus, fui novamente no Botão direito > Propriedades > sda2 (partição do Windows) e não consegui deixar o dono e o grupo com o meu usuário comum. Eu tirava do root e ele devolvia sozinho!

Ficou assim:

Vou dar uma pesquisada aqui pra ver como alterar essas permissões.

zekkerj

Eu acho que é perda de tempo. Quem cuida dos arquivos apagados é o sistema de origem, não o de destino. Vide que pra fazer lixeira no Samba, você tem que configura o Samba pra fazer a lixeira, não as máquinas Windows que acessam o compartilhamento.

Se esses arquivos estão no windows, quem tem que fazer a lixeira do compartilhamento é o windows.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

fatecano

Não é perda de tempo não zekkerj.
Apagar arquivo por acidente pode acontecer com qualquer um.
E a lixeira existe justamente pra isso.
É para a minha própria segurança! :)

Pode até ser que não compense deixar a lixeira compartilhada entre as duas partições (se é que isso é possível), mas ter um local para recuperar um arquivo apagado por acidente é importante sim.

Abraços

zekkerj

Você não entendeu, não é perda de tempo configurar a lixeira, muito pelo contrário. Perda de tempo é tentar fazer isso na máquina Ubuntu, quando os arquivos estão na máquina Windows. É o Windows que tem que oferecer o serviço de lixeira, pois se fosse ao contrário, se fosse a máquina windows que estivesse acessando o compartilhamento Samba no Linux, seria o Linux que teria que fornecer a lixeira, entende?

irtigor

Hã? Se é só uma partição ntfs, passe "permissions" como opção de montagem. Somente o proprietário do diretório .trash-uid vai conseguir usar a lixeira.

fatecano

Vish! Estou perdidão aqui nessa conversa ... rsrs

Calma ae gente, aqui o processo é meio lento mesmo ...  :D

Vou tentar entender o que estão falando ai e depois volto aqui.

Valeu!  ;)